A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

16 salas de banho da CASACOR 2019 para recarregar as energias

16 salas de banho da CASACOR 2019 para recarregar as energias


Incentivo à introspecção, o ambiente é ideal para cuidar e estar com si mesmo. Inspire-se na galeria! Diferente dos banheiros e dos lavabos, as salas de banho são um verdadeiro convite ao relaxamento. O ambiente é todo voltado para isso – suas texturas aquecem, o mobiliário conforta e os objetos de decoração lhe conferem pessoalidade. Como um verdadeiro spa dentro de casa, as salas de banho têm se tornado cada vez mais populares. Incentivo à introspecção, o ambiente é ideal para cuidar e estar com si mesmo. Na CASACOR 2019, foram 16 ambientes que trouxeram ideias de decoração para as salas de banho. Confira a lista abaixo:

1

CASACOR Brasília 2019. Casa Finitura - Deborah Pinheiro. O ponto de partida foi valorizar as características originais da casa projetada por Oscar Niemayer. A estrutura de concreto existente foi ressignificada com materiais contemporâneos, que não deixam de fazer referência ao modernismo, como o revestimento cimentício de piso e paredes. A madeira também reveste boa parte das superfícies, enquanto pinceladas de verde-água conferem leveza aos detalhes, no ambiente que soma 307 m². (Jomar Bragança/CASACOR)

2

CASACOR São Paulo 2019. Dolce Villa Todeschini - Débora Aguiar. A casa de 480m² traz estilo contemporâneo e “clean”, propondo um refúgio urbano sofisticado e elegante em meio à natureza. Um grande painel com brises metálicos em alumínio reciclado compõe a fachada, permitindo maior entrada de luz natural nos ambientes. A partir de um eixo central, a casa é dividida entre ala íntima e social, esta última, totalmente voltada para um jardim central com grandes portas de vidro que criam conexão interior-exterior. O hall de entrada expõe uma escultura do artista suíço Not Vital e abre caminho para o restante do projeto, que traz muito verde com seus jardins e floreiras, pedras naturais e ambientes aconchegantes (Salvador Cordaro/CASACOR)

3

CASACOR Brasília 2019. Pied-à-Terre - Silvana Albuquerque e Luisa Albuquerque. A expressão francesa significa “pé no chão” e remete a um pequeno apartamento ou uma segunda residência temporária. O que importa é ser aconchegante, como nestes 108 m². Praticamente não há paredes nem pilares, mas aberturas para a luz e elementos que trazem conexão. Um deles é o painel em pedra rústica que une visualmente sala, quarto e banheiro. A sala possui forro inclinado com revestimento acústico de madeira de reflorestamento. No mobiliário, peças clássicas de designers nacionais e internacionais, como Ricardo Fasanello e Jorge Zalszupin. (Jomar Bragança/CASACOR)

4

CASACOR Ceará 2019. Casa Nômade - Ramiro Mendes. Inspirada na Beat Generation, grupo de escritores e poetas norte-americanos das décadas de 1950 e 1960 de vida nômade, e na obra On The Road, de Jack Kerouac, a casa é o local onde inquietudes podem ser tranquilizadas. Foi pensada para apaixonados por café, literatura, jazz, meditação e com ânsia de correr o mundo, para descansar e se preparar para a próxima aventura. No ambiente, um belo jardim, uma sala para receber amigos com varanda e uma banheira de imersão, além de uma prática e bem equipada cozinha com uma grande mesa de madeira natural e produtos modernos. A suíte conta com bancada para estudos, cama confortável, closet e um banheiro todo revestido com pedras naturais e vista para o jardim da casa. Na paleta de cores, tons suaves. (Esdras Guimarães/CASACOR)

5

CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Suíte SPA Kairos - Sandro Jasnievez. Na mitologia grega, Kairos é o deus to tempo oportuno e indeterminado. Aqui, além de closets e salas de banho individuais para o casal, a suíte ganhou uma sauna seca, que prolonga o momento de autocuidado. (Cristiano Bauce/CASACOR)

6

CASACOR São Paulo 2019. Casa Pausa - Michel Safatle. Para criar o espaço Casa Pausa, Michel Safatle inspirou-se no purismo silencioso de cores e formas, conceituado no construtivismo de influência zen-orientalista, manifestado por meio de uma cartela monocromática baseada no jogo de texturas e tonalidades provenientes da natureza, tendo sempre o preto como base e toques de vermelho Pequim. Com muitas obras de arte e peças assinadas por designers renomados, o projeto expõe, por exemplo, a escultura “O Anjo” (1949/2004) de Tarsila do Amaral, além de uma raríssima carta com sete páginas, escrita em 1969 pelo médium Chico Xavier à sua amiga pintora, desenhista e tradutora, quatro dias após seu falecimento. (Romulo Fialdini/CASACOR)

7

CASACOR Brasília 2019. Sala de Banho S Dois - Studio 2 por Alex Claver e Wilker Medeiros. A dupla visitou a cidade de Tulum, na costa do México, e dela veio o start deste ambiente de 70 m². O mood litorâneo vem da soma do porcelanato em tom de areia, do teto forrado em bambu e do uso da madeira e da palha nos complementos. As peças artesanais valorizam a produção de diversas regiões do país, como a escultura em madeira feita exclusivamente para o projeto. (Jomar Bragança/CASACOR)

7

CASACOR Bahia 2019. Bangalô Cravo e Canela – Jéssica Araújo. O contraste entre os materiais rudes em estado industrial e o verde que invade o ambiente proporciona uma experiência única aos que transitam pelo Bangalô Cravo e Canela, da arquiteta Jéssica Araújo. O quarto e a sala de banho mantêm uma forte conexão com a natureza em toda a extensão do ambiente. A artista Romilda Patez assina a obra figurativa colorida com terra do sertão pernambucano. A instalação de couro de José Paulo revela a predileção da arquiteta por artistas regionais. (Gabriela Daltro/CASACOR)

9

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2019. Refúgio da Artista - D’Fatto Arquitetos Associados. No loft em meio a natureza, cada elemento traz algo de surpreendente e conceitual. Um deles é a sala de banho que explora o mármore e as pedras. Seria uma instalação monocromática, não fossem as plantas e a iluminação quente posicionada atrás da banheira. (Lio Simas/CASACOR)

10

CASACOR Ribeirão Preto 2019. Sala de Banho - Eliana e Fabiola Caramuru. Sob medida para um casal contemporâneo, o espaço integra área de banho com chuveiro e banheira. Ele destaca o porcelanato com aparência de mármore, que alia delicadeza e robustez. O cabideiro, os metais, a moldura dos espelhos e o mobiliário brasileiro em serralheria criam linhas de força visuais. (Felipe Araújo/CASACOR)

11

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2019. Sala de Banho - Natália Xavier. O mix de materiais converge para o bem estar, no ambiente de 12 m² que garante espaço para uma urban jungle junto à banheira. Pedras em várias tonalidades, vidro e o acabamento em madeira ripada conferem uma atmosfera natural, anulando a diferença entre a área interna e externa. (Lio Simas/CASACOR)

12

CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2019. Suíte Master - Leandro Sumar e Fabio Vitorino. Total integração entre dormitório, closet e sala de banho com banheira de imersão. Caixilhos, metais e puxadores em dourado são detalhes que afirmam o tom sofisticado, da mesma forma que o mármore natural no piso bicolor. (Lio Simas/CASACOR)

13

CASACOR Paraguai 2019. Baño Principal - Bettina Daud, Laura Oviedo e María Paz Feliciángeli. O bem-estar que prevalece do ambiente é resultado de seu desejo pelo natural, expresso na vegetação interna e nos revestimentos em papel e em porcelanato. A iluminação ganha desenhos únicos através dos cobogós espalhados pelo espaço e proporciona uma sensação de acolhimento. (Negib Giha/CASACOR)

14

CASACOR Brasília 2019. Casa Capital - Ney Lima. A presença da tecnologia em casa flui neste ambiente sem paredes, que estabelece uma conexão orgânica entre sala, quarto, sala de banho e closet em 92 m². O sofá modular e o mobiliário de Jader Almeida permitem várias composições, e é esta a intenção. Para manter a privacidade no banheiro, o display ultrafino inserido entre duas lâminas de vidro fica transparente ou opaco, quando acionado. Ao fundo, destaque para o painel de LED de 21 m² com imagens da natureza. (Jomar Bragança/CASACOR)

15

CASACOR Goiás 2019. Sala de Banho Riscatto – Giovanna Diniz, Michelle Mourão, Julianna Borges e Isabela Carvalho. O quartzito que dá nome ao ambiente de 25,84 m² reveste o deck que delimita a área molhada. Ali, a banheira de imersão rouba a cena. A iluminação possui um papel central e, através dos espelhos, é direcionada no box e chuveiro. Os detalhes em latão e o sofá em veludo trazem um ar sofisticado. (Jomar Bragança/CASACOR)

16

CASACOR Goiás 2019. Aldeia Sala de Banho – André Brandão e Márica Varizo. Em formato de ninho, o espaço de 65 m² traz uma sensação de acolhimento e renovação, com materiais naturais que conectam as pessoas e a natureza. As paredes foram revestidas com painéis inspirados na técnica japonesa Shou Sugi Ban, que preserva a madeira por meio do processo de carbonização. É uma alusão ao cerrado e às queimadas. (Jomar Bragança/CASACOR)

 Para mais informações:

https://casacor.abril.com.br/