A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim vertical: traga a natureza para dentro de casa com estas 11 ideias

Jardim vertical: traga a natureza para dentro de casa com estas 11 ideias


Não é por estar em casa que os apaixonados por natureza têm que se manter distantes das plantas. Inspire-se nestes jardins verticais.

Em tempos em que estar em casa adquiriu importância vital, a proximidade com a natureza pode parecer improvável, ainda mais nos lares cuja metragem é reduzida. O paisagismo prova, contudo, que essa não precisa ser a regra. Evidência disso é o jardim vertical — uma alternativa para os apaixonados por natureza que sentem falta de estar do lado de fora, mas nem por isso precisam se manter longe das plantas.

CASACOR Ribeirão Preto 2019. Welness Lounge - Roberta Alonso e Mariana Oliveira. O lounge com vocação multiuso reúne poltronas e estofados variados em conexão total com a natureza, reforçada pelo jardim vertical que integra a decoração.

1 jardim vertical ribeirao robertaalonso

(Divulgação/CASACOR)

CASACOR São Paulo 2019. Jardim da Passarela - Mauro Contesini. O espaço de 80 m² foi pensado como um lugar de descanso. A parede verde traz o aconchego da natureza, destacando os balanços.

2 jardim vertical contesini

(Divulgação/CASACOR)

CASACOR São Paulo 2019. Espaço Índigo Comgás - Lao Design e Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design. O jardim interativo destaca soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais, piso drenante e uma floresta de dutos metálicos reciclados, que fazem frente ao jardim vertical.

3 jardim vertical zoom arquitetos foto sissy eiko

(Sissy Eiko/CASACOR)

CASACOR Espírito Santo 2019. Lounge Receptivo Procon - Carlos Eduardo Calmon, Juliana Mattos Guarize e Tassia Hoffmann. O jardim vertical garante o frescor e a sensação de acolhimento no lounge de recepção e espaço administrativo de 40 m².

4 jardim vertical

(Felipe Araújo/CASACOR)

CASACOR Brasília 2019.  Estar Lá Fora - Adriana Vasconcelos, Flávia Araújo e Flávia Carvalho. O inverno no cerrado, os tons terrosos e a textura rústica de sua natureza inspirou o jardim. O verde natural dos jardins verticais propõe uma reconexão com a natureza.

5 jardim vertical estar fora foto edgar cecc81sar

(Edgard César/CASACOR)

CASACOR Rio de Janeiro 2019. Varanda do Cais - Carmen Mouro. O jardim vertical que complementa a decoração do deck toma uma extensão de 21 m², e foi repleto de espécies exuberantes como Costela de Adão, jiboias e samambaias.

6 jardim vertical varanda do cais 001

(André Nazareth/CASACOR)

CASACOR Ribeirão Preto 2019. Capela Para Todos os Santos - Sergio Coelho. A arquitetura contemporânea se abre para o jardim exterior, valorizando os símbolos sacros. Materiais como madeira e o mármore em versão ecológica reforçam ainda mais essa vocação.

7 jardim vertical casacor ribeirao 2019 felipe araujo

(Felipe Araújo/CASACOR)

CASACOR Ribeirão Preto 2019. Varanda Movimento - Daniela Alves Trovo. A parede principal do ambiente interno foi revestida com o frescor do jardim vertical, que é iluminado pela luz natural que penetra através do brise.

8 jardim vertical casacor ribeirao 2019 felipe araujo

(Felipe Araújo/CASACOR)

CASACOR Ribeirão Preto 2019. Banheiro Público Sensorial - Bruno Ortega. O banheiro de 20 m² ganha frescor com o jardim vertical e conforto com a suavidade da madeira.

9 jardim vertical casacor ribeirao 2019 felipe araujo

(Felipe Araújo/CASACOR)

CASACOR Ribeirão Preto 2019. Terraço do Encontro - Isabela Montans. A parede verde injeta cor no espaço, além de conversar com a decoração natural, marcada pelo forro de bambu e os brises de ferro reutilizado.

10 jardim vertical casacor ribeirao 2019 felipe araujo

(Felipe Araújo/CASACOR)

CASACOR São Paulo 2019. Jardim do Sentidos - Bia Abreu. Com 116 m², o espaço mostra a força do verde em composições tropicais que despontam em meio ao cinza, com destaque para o jardim vertical natural.

11 jardim vertical casacor sp 2019 felipe araujo 4

(Felipe Araújo/CASACOR)

Essas paredes verdes requerem uma estrutura especial adaptada à irrigação, drenagem e fertilização das plantas. Quando inseridos em consonância com o espaço e a decoração, os jardins verticais fazem mais do que levar o verde para dentro de casa, podendo contribuir para a redução de temperatura, o isolamento acústico e a regulação da fauna e flora local. Tudo isso, além de levar muito vigor e energia positiva para o lar.

Mais informações:

casacor.abril.com.br/