A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CASACOR São Paulo estreia temporada comemorativa de 35 anos da marca no Conjunto Nacional

CASACOR São Paulo estreia temporada comemorativa de 35 anos da marca no Conjunto Nacional


Com o tema Infinito Particular, mostra fica aberta ao público de 05 de julho a 11 de setembro

01 CASACOR 2022 Marcelo Salum

Ambiente criado por Marcelo Salum homenageia os artistas Gregório Kramer e Attilio Baschera, que revolucionaram o segmento da arquitetura e decoração com o design de estamparias. Créditos: Denilson Machado

No ano em que completa 35 anos, a CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, leva a edição comemorativa de sua principal mostra – que acontece entre 05 de julho e 11 de setembro - para o coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

02 CASACOR 2022 BARBARA DUNDES

A edição especial vai ocupar o mezanino, conhecido por seus brises, e o terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano. São quase 10 mil metros quadrados, onde o masterplan, definido com a consultoria do escritório FGMF, preservou a beleza da estrutura existente e acomodou 59 ambientes.

A implantação promete surpreender ao abrigar 30 estúdios e lofts, 7 jardins e ilhas de bem-estar, 5 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex, 7 lojas e  operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e 2 áreas de exposições artísticas - uma interna e outra que recebe a Exposição CASACOR 35 anos - num espaço tão emblemático da arquitetura moderna.

03 CASACOR 2022 BEATRIZ QUINELATO

“Pela primeira vez, a CASACOR estará em um corredor cultural, um espaço que vai encantar quem já conhece a mostra, mas também deverá atrair um público diverso e plural, que busca incessantemente por qualidade de vida, que valoriza o próprio tempo e investe em arte, música, gastronomia e viagens”, diz André Secchin, Diretor Geral de CASACOR. Ele aponta que o evento deste ano vem para consolidar a posição da CASACOR entre profissionais e patrocinadores.

04 CASACOR 2022 Cate Joao

05 CASACOR 2022 Cate Joao

“A CASACOR sempre evoluiu em forma e conteúdo, mantendo vivo em seu DNA o desafio de apresentar propostas criativas, versáteis e adequadas ao momento. Neste teremos o lançamento de uma plataforma singular e exclusiva, já na primeira semana do evento em São Paulo. Nosso objetivo é o de ir muito além do que já oferecemos hoje, proporcionando uma imersão no universo CASACOR antes, durante e após o evento”, anuncia Secchin.

Infinito Particular

Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, amparados em pesquisas de tendências, definiram o conceito do ano, sintetizados no tema “Infinito Particular” e convidaram o elenco da mostra a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

06 CASACOR 2022 HELO MARQUES

Com um superelenco, a CASACOR traz para sua edição comemorativa alguns dos grandes nomes que marcaram presença ao longo das três décadas e meia da mostra e representam os mais 7 mil profissionais que já criaram ambientes no Brasil e nas edições espalhadas pela América do Sul e Miami, nos Estados Unidos.

12 CASACOR 2022 Sig Bergamin

Para homenagear o trabalho de todos esses arquitetos, paisagistas e designers de interiores a mostra criou uma alameda com seis salas especiais, nas quais nomes consagrados e com carreiras intrinsicamente ligadas à CASACOR puderam criar ambientes e expor toda sua criatividade. As salas, todas com 50m², recebem criações de Sig Bergamin, Rosa May Sampaio, Brunete Fraccaroli, Consuelo Jorge, Leo Shehtman e Marina Linhares.

11 CASACOR 2022 Roberto Migotto

O elenco conta ainda com Roberto Migotto, arquiteto convidado para celebrar a parceria mais longeva do evento, com a Deca, patrocinadora master; Marcelo Salum, que dá vida ao ambiente da tinta oficial do evento, Coral; Otto Felix que apresenta o ambiente da LG; Maurício Arruda, da Todos Arquitetura, que prepara um projeto exclusivo para o espaço da Duratex; e Nildo José, que experimenta nuances e texturas em seu ambiente assinado para a Cerâmica Portinari.

07 CASACOR 2022 Lucas Takaoka

Os visitantes vão conhecer ainda os projetos de Ana Weege, Anete Weber e Rafaella Marques, da Architects + CO (Caio Bandeira e Thiago Martins), Bárbara Dundes, Beatriz Quinelato, Carlos Navero, Carolina Scarpelli, Catê Poli e João Jadão, Clay Rodrigues, Daniel Nunes, Edgar Rochell, Elaine Vilela, Fernanda Rubatino, Flávia Burin, Francisco Cálio, Frederico Cançado, Gabriel Fernandes, Gabriela Mendes, Gregory Copello, Gustavo Martins, Gustavo Paschoalim, Guto Andrade, Helô Marques, InTown Arquitetura (Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz), João Daniel Arquitetura, Joe Filho, Juarez Cruz, Karol Suguikawa, Larissa Abreu, Lidia Maciel, Lucas Takaoka, Luciano Zanardo, Mauro Contesini, Metro Arquitetos (Martin Corullon e Gustavo Cedroni), Monica Costa, Murilo Lomas, Patrícia Hagobian, Pedro Luiz de Marqui, Plantar Ideias (Felipe Stracci e Luciana Pitombo), Priscila Cox, Quintino Facci, Ricardo Abreu, Sabrina Salles, Samuel Angelo, Tufi Mousse, Vilaville Arquitetura (Gabriela Vilarrubia e Fabiana Villegas), Weiss Arquitetura (Barbara Garcia de Carvalho e Tide Junqueira) e Wesley Lemos.

Experiência CASACOR

 

Para esta edição especial, a experiência de visitação mistura história, memórias e afetividade, num passeio marcante no qual a CASACOR e arquitetura do Conjunto Nacional agem em perfeita simbiose.

Logo na entrada do edifício, o visitante se depara com a exposição gratuita CASACOR 35 anos. A retrospectiva propõe uma viagem pelas últimas décadas da arquitetura e do design de interiores brasileiros. Com a curadoria da jornalista Livia Pedreira e do Ateliê Esquina, das arquitetas Carmela Rocha e Paula Thyse, a exposição ocupa parte do térreo do Conjunto Nacional, próximo à área dos elevadores, assim como as emblemáticas rampas caracol, que contornam o prédio, o mezanino e o terraço. O conteúdo da exposição se desenvolve do início ao fim do evento, em vários formatos: fotos, vídeos, som e interatividade digital.

00 CASACOR 2022 Exposicao

Projeção da Exposição CASACOR 35 anos, que mistura, fotos, áudios e vídeos numa viagem pela história das ultimas décadas da decoração de interiores. Créditos: Ateliê Esquina

“Haverá uma exposição do fotógrafo Fran Parente que preparou imagens exclusivas que mostram as entranhas do Conjunto Nacional. Um vídeo em timelapse que mostra como a CASACOR se constrói e como é possível estar num espaço como esse com intervenções mínimas. Próximo à bilheteria teremos uma grande mesa touch, onde o visitante pode acessar conteúdos sobre CASACOR e todas as franquias, como imagens das primeiras capas dos tradicionais anuários da mostra e fotos das primeiras edições de CASACOR. Haverá, ainda, caixas de som espalhadas pela exposição, onde os casos mais curiosos da CASACOR ganham vida em áudio, numa seleção de histórias preparada pela jornalista Baba Vaccaro”, revela Livia Pedreira, que liderou a equipe de curadoria da Exposição CASACOR 35 anos. 

08 CASACOR 2022 Luciano Zanardo

A experiência de visitação de CASACOR São Paulo segue emocionante a cada novo ambiente, onde a tema, Infinito Particular, ganha as mais diversas nuances e interpretações, trazendo reflexões sobre o tempo, seja ele o atual, em referências ao passado ou em como fazer dele um aliado.

Na gastronomia o evento traz de volta dois parceiros de longa data, o Badebec, com as delícias criadas pela chef Lourdes Botura e a padaria mais querida de São Paulo, a Dona Deôla, com seus tradicionais quitutes. A Ofner, também está de volta ao evento com suas clássicas delícias.

09 CASACOR 2022 Plantar Ideias

Para quem gosta de tomar um drink acompanhado de boa música, a novidade é o bar Caracol, que traz carta de drinks especiais e promoverá pequenos shows no espaço. Dentre os restaurantes, o Myk, restaurante grego, faz sua estreia no evento com cardápio variado e charmoso.

No mall de CASACOR, a Unisaber Livraria traz uma seleção de livros de Arte e Arquitetura. A Gustavo Eyewear encanta com sua seleção de armações de óculos de grau e de sol. As fragrâncias exclusivas para casa da Mels Brushes Fragrances também estarão no evento ao lado da Loja CASACOR por Hybrida com sua seleção de itens de decoração e mobiliário. Outro espaço que promete é da Nescafé, onde o público poderá degustar e adquirir os cafés da marca.

10 CASACOR 2022 RICARDO ABREU

A Oficina Francisco Brennand participará pela primeira vez do evento e traz sua seleção dos conhecidos utilitários que se tornaram marca do escultor e pintor desde os anos 1950 e que continuam em fabricação até hoje pelos artesãos do espaço.

Acessibilidade

Desde 2016, a CASACOR São Paulo é um evento 100% acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Isso é resultado de um trabalho contínuo, iniciado na edição de 2005, quando foram feitas as primeiras adequações nas áreas de circulação para cumprir o decreto federal no 5.296, de 2004, que determinava a adoção gradual de medidas de acessibilidade em edificações de uso público.

13 CASACOR 2022 Marina Linhares

Em 2006, a CASACOR firma uma parceria com a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) com o objetivo de apresentar os conceitos e as normas técnicas relacionados ao tema aos profissionais do elenco. Nesse mesmo ano, pela primeira vez, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) analisa previamente todos os projetos da mostra e propõe as adaptações necessárias, fato que se repetiria pelas edições seguintes.

A conscientização e adesão de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, aliadas ao acompanhamento constante da direção do evento, fez com que a CASACOR evoluísse até o estágio atual, em que a acessibilidade está incorporada de forma natural aos ambientes, o que torna a mostra uma experiência fluida e confortável para diversos tipos de público.

14 CASACOR 2022 OTTO FELIX

Neste ano, o evento conta com a parceria da arquiteta Silvana Cambiaghi, da Design Universal Consultoria, e adota uma nova medida para atender a quem tem dificuldades de locomoção: todos os banheiros dispõem de cabines acessíveis, além de serem unissex. Há também uma série de gentilezas voltadas aos deficientes visuais e auditivos, como mapa tátil em braile, trajetos de piso tátil, aplicativo de tradução em libras em tempo real - desenvolvido pela Associação dos Amigos Metroviários dos Excepcionais - e visitas guiadas especialmente preparadas.

Sustentabilidade e Impacto Social

Parte fundamental do DNA de CASACOR, a sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos. Implementado desde 2016, o programa venceu várias etapas, que incluíram conscientização de equipes de trabalho e de arquitetos do elenco, para alcançar a marca de 99,3% de reaproveitamento de resíduos.

Além de adotar medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs.

15 CASACOR 2022 PEDRO LUIZ

Nesta edição, a CASACOR São Paulo fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, além de ter a certificação Lixo Zero. A mostra também promove ações de impacto social que começam com a venda de ingressos para a Avant Première em parceria com o Instituto Jô Clemente e verba 100% revertida para a organização.

Em parceria com o Instituto Estou Refugiado, a CASACOR terá a contratação de recepcionistas para trabalharem nos ambientes na mostra. Além disso, haverá também um mural, parte do projeto Cores do Mundo, que vem ganhando espaço no mundo das artes. Lavi Kosongo, artista plástico congolês, que fugiu do seu país em função da guerra, apresenta um painel de 22 metros, que vai estampar o projeto do bar Caracol de Pedro Luis de Marqui e dar vida também ao espaço criado pela dupla do Plantar Ideias. Lavi, trabalha em parceria com uma fotógrafa e artista plástica afegã, Masouma Yavari, que chegou recentemente ao Brasil e ainda não fala o português.

16 CASACOR 2022 Studio HA

O mural, que leva o nome “Alma Colorida da Cidade”, conta com apoio das tintas Coral. A marca também é parceira da CASACOR com o Programa Mulheres na Cor, que capacita mão de obra feminina para atuarem como pintoras decorativas profissionais. O programa conta, ainda, com a parceria do Fazendinhando, criado pelo arquiteta e ativista urbana Ester Carro, presidente da ONG que atua no Jardim Colombo, no Complexo de Paraisópolis, em São Paulo.

Uma das iniciativas realizadas pela parceria tripla, pode ser conhecida em detalhes na Exposição CASACOR 35 anos, numa área totalmente dedicada ao tema sustentabilidade e impacto social. No espaço, fotos e vídeos contam a história da Casa de Daniela, projeto no qual a arquiteta Ester Carro, por meio da doação de materiais nobres reciclados da CASACOR 2021, reformou totalmente a casa desta moradora de Paraisópolis.

Para seguir com o apoio às ações do Fazendinhando a CASACOR São Paulo irá doar para a ONG a quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido na mostra deste ano.

Visitação e compra de ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na bilheteria digital da CASACOR (https://casacor.byinti.com). Este ano, assim como em 2021, a CASACOR São Paulo terá uma agenda de visitação programada, portanto, o visitante deve escolher o dia e a hora em que deseja visitar o evento com antecedência.

CASACOR São Paulo 2022 tem patrocínio Master Deca. Coral é a tinta oficial; Peugeot é o carro oficial, Nescafé assina como café oficial da mostra, Pottencial é a seguradora oficial, Casa Riachuelo é o fornecedor oficial de enxovais e Diageo é fornecedor oficial de bebidas. A mostra conta ainda com patrocínio local LG e Duratex, apoio local Portinari e Savoy. O hotel parceiro da edição é o Radisson e Veja assina como Media Partner oficial do evento.

SERVIÇO - CASACOR São Paulo 2022

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Quando: de 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Horário de funcionamento:

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Bilheteria digital:

https://casacor.byinti.com

Valores dos ingressos

R$80,00 (Terça a Sexta) – Inteira

R$40,00 (Terça a Sexta) – Meia entrada

R$100,00 (Sábado, Domingo e Feriados)

R$50,00 (Sábado, Domingo e Feriados) – Meia entrada

Passaporte (livre acesso em todos os dias de funcionamento da mostra) R$600,00 (Código de promoção pré-venda não aplicável nesta modalidade)

Compra de ingresso de meia-entrada

Idoso a partir de 60 anos

Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento.

Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13).

*Promoção de pré-venda não válida para meia entrada

*Comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Importante:

A compra do passaporte oferece acesso livre à mostra

Gratuidade de entrada é para crianças com idade comprovada de até 10 anos.

1 (um) CPF pode comprar no máximo 10 ingressos.

Venda para Grupos: Compras acima de 10 ingressos ou por CNPJ, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações Gerais:

O evento CASACOR está em concordância com as normas sanitárias vigentes. Todos os protocolos de segurança e higiene deverão ser cumpridos por todos os visitantes e staff, sem exceção.

Apresentação de carteirinha de vacinação COVID-19 - de acordo com a legislação local vigente.

Fácil acesso à mostra via metrô Consolação – Linha 2 verde. 

Não é autorizado o uso de equipamentos profissionais como, tripé, luz e acessórios para captação de imagem/foto/vídeo durante a visita.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior experiência do viver das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais três internacionais (Bolívia, Paraguai e Peru).

Mais Informações:

www.casacor.com.br

www.janelascasacor.com.br

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial / @casacor_sustentavel