A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Restaurante ganha nova área verde pelas mãos do paisagista João Queiroz

Restaurante ganha nova área verde pelas mãos do paisagista João Queiroz


Localizado em uma casa em Pinheiros, o restaurante PIÙ ampliou sua área útil total e criou novas áreas abertas no salão

Localizado em uma simpática casa na rua Ferreira de Araújo em Pinheiros, o restaurante PIÙ passou por uma reforma de quatro meses que ampliou sua área útil total e criou novas áreas abertas no salão.

Restaurante ganha nova area verde 01

(Murilo Amancio/CASACOR)

O restaurante, que tinha apenas alguns vasos com plantas, recebeu um novo e completo jardim – com ares de jardins italianos – criado pelo paisagista João Queiroz.

Restaurante ganha nova area verde 02

(Murilo Amancio/CASACOR)

Inúmeras floreiras e ervas típicas da cozinha italiana sugerem uma atmosfera aconchegante para os clientes do restaurante, que puderam conhecer o jardim na reabertura do restaurante no último dia 4 de maio.

Restaurante ganha nova area verde 05

(Murilo Amancio/CASACOR)

A área, que era antes a piscina da casa ao lado, abriga agora muitos vasos com flores e espécies típicas de horta da “casa da nona”, como alecrim, peixinho, manjericão, e árvores frutíferas, como limão siciliano e Roma, que garantem ao chef Marcelo Laskani ter em mãos os aromas clássicos das receitas italianas. Já atemporalidade de flores como azaleias, bougainville e jade vermelha também marcam presença. João também considerou plantas que são muitas vezes consideradas “mato”, como tapete inglês e tostão.

Restaurante ganha nova area verde 03

(Murilo Amancio/CASACOR)

O novo ambiente foi projetado para se manter bonito o ano todo, mesmo com a rotina conturbada de um restaurante – na qual às vezes não sobra tempo para a equipe se dedicar ao cuidado das plantas. Com sistema auto irrigável, o paisagista garante um jardim de pouca manutenção e belo durante o ano todo. Além disso, Queiroz optou por espécies que, mesmo sem flores, permaneçam belas.

Restaurante ganha nova area verde 04

(Murilo Amancio/CASACOR)

“Minha inspiração surgiu de antigos casarões de Pinheiros, que remetem aos de avós italianas. Um jardim como esse sempre tem um aspecto funcional ligado à comida, por isso usei muitas espécies típicas de horta. Procurei criar um grande jardim em um pequeno espaço, que assim como o Più, cresça e amadureça junto de seus clientes, que seja uma casa longe de casa, onde não falta comida e aconchego”, explicou Queiroz.

Restaurante ganha nova area verde 06

(Murilo Amancio/CASACOR)

Após quatro meses de reforma, o PIÙ ganhou um ambiente amplo, que passou de 74 para 112 lugares. A área externa conta com 48 lugares, todos com vista para o jardim. Já a fachada do restaurante ganhou diversos vasos de plantas que fazem o convite aos que passam na rua a conhecerem o novo PIÙ.

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/paisagismo/restaurante-nova-area-verde-paisagista-joao-queiroz/