A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Praça do Polinizador, assinada por Luciano Zanardo para a CASACOR São Paulo, aposta na contemplação e conscientização

Praça do Polinizador, assinada por Luciano Zanardo para a CASACOR São Paulo, aposta na contemplação e conscientização


O ambiente, que marca a quarta participação do paisagista no maior evento de decoração, arquitetura e paisagismo das Américas, convida os visitantes à tranquilidade e evidencia a importância do processo de polinização realizado por insetos, como abelhas, borboletas e outras espécies

LZ CASACOR 2023 02

Com um percurso leve e peças de design orgânico, a Praça do Polinizador, de Luciano Zanardo, reúne espécies nativas e exóticas em um jardim de 100 m² que resulta num clima contemplativo e de reflexão sobre a natureza | Foto: JP Image

Corpo, morada, lar e redescoberta. Esses são apenas alguns dos conceitos que ganharam importância e passaram a ser valorizados nos últimos anos. Com tantas mudanças, as pessoas foram convidadas a redescobrir a própria casa e, assim, torná-la um refúgio de contemplação em todas as suas vertentes. Dentro deste mergulho, da ressignificação da consciência e dos valores que o ser humano atribui, veio também a reconexão espontânea com a natureza. Com essa integração, há uma busca constante por trazer o verde para perto e ampliar o conhecimento sobre o que acontece dentro do ecossistema. “Com a natureza dentro de casa e, sobretudo o desejo de estar perto dela, as pessoas se tornam agentes que direcionam e cuidam deste grande lar que é o nosso Planeta Terra”, afirma o paisagista Luciano Zanardo, do escritório Zanardo Paisagismo.

LZ CASACOR 2023 06

 Diante desse cenário, o paisagista apresenta a Praça do Polinizador na 36ª CASACOR São Paulo, que vai de 30 de maio a 06 de agosto de 2023 no icônico prédio do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Com a proposta de compartilhar o conhecimento e, por consequência, o processo de conscientização, o jardim, com 100 m², trata de uma questão pouco abordada na sociedade: a polinização. O projeto idealizado por Zanardo brinca com formas orgânicas, geométricas e cores vibrantes para ressaltar a exuberância exótica das alocasias e a beleza tropical das bromélias porto-seguro, nativas da Mata Atlântica, polinizadoras e popularizadas nos anos 1960 por Burle Marx.

O Valor da Polinização

LZ CASACOR 2023 03

Obras de arte, móveis com suaves curvas e uma composição de plantas ornamentais transformam o jardim de Luciano Zanardo num grande living natural, emoldurado pela iluminação abundante das janelas do Conjunto Nacional | Foto: JP Image 

Na natureza, a polinização é o processo de transporte de partículas de pólen das estruturas masculinas de uma flor, chamadas anteras, para o estigma, que integra o sistema reprodutor feminino da mesma flor ou de outra da mesma espécie. As anteras respondem pela produção dos gametas masculinos, conhecidos como pólen, e para possibilitar a formação de sementes e frutos é essencial que os grãos fecundem os óvulos presentes no sistema reprodutor feminino. Nesse ciclo natural, a polinização pode ocorrer de várias formas, dependendo da espécie e dos agentes polinizadores. Entre elas, está a polinização por insetos: muitas flores são adaptadas para atrair uma sorte de espécies como abelhas, borboletas e besouros que coletam néctar ou pólen. A participação deles acontece por meio do transporte do pólen aderido ao seu corpo enquanto se movimentam entre as flores, transferindo-o para o estigma.

LZ CASACOR 2023 00

“Os insetos são personagens fundamentais nessa cadeia de transferência dos grãos que, ao germinarem, se transformam nas mais belas espécies. Precisamos falar sobre esse processo e a necessidade de preservá-lo na natureza”, ressalta Zanardo. Ainda de acordo com ele, é importante salientar que cada espécie de flores e plantas possui adaptações específicas para atrair polinizadores e garantir a transferência eficiente para a fertilização. Apesar de apresentarem grande importância, muitas populações de polinizadores estão em declínio e risco de extinção devido, principalmente, à perda de alimentação e habitat ideais. O uso indevido de produtos químicos, como agrotóxicos e pesticidas, a poluição e as mudanças climáticas também contribuem para o declínio das espécies. Por isso, muito mais do que se encantar pela beleza do projeto deste jardim e conhecer sobre a importância do processo de polinização, é fundamental saber que nós, seres humanos, somos responsáveis por proteger esse ciclo.

A Praça do Polinizador

LZ CASACOR 2023 05

Um traço nos projetos realizados pelo paisagista Luciano Zanardo é a presença da arte: no coração da Praça do Polinizador, ganha evidência a escultura Insetos, do artista mineiro Leopoldo Martins, representando o invertebrado | Foto: JP Image

A partir do pensamento que um jardim não é só um ambiente de passagem, mas sim um conjunto que envolve e convida o visitante à contemplação, Zanardo apostou em uma vegetação minimalista composta por bromélias porto-seguro, flor nativa brasileira, e alocasias, que dão ares tropicais e exóticos à Praça do Polinizador. Com paredes pintadas de Azul Pólen, desenvolvido exclusivamente pela Coral para seu projeto, o ambiente foi criado inteiramente com cores vibrantes que se fundem aos elementos naturais.

LZ CASACOR 2023 01

Com iluminação aconchegante e intimista, durante a CASACOR São Paulo 2023 a Praça do Polinizador se torna um convite para a admiração da natureza em pleno coração da cidade, a Avenida Paulista | Foto: JP Image

Além do mobiliário da Mac Design SP para áreas externas, que se destaca pelas diferentes nuances de marrom, a cor também está presente nos vasos vietnamitas da Organne e nos de aço galvanizado da Corona Design, que recebem as plantas. Outro diferencial da praça é o projeto luminotécnico comandado pela lighting designer Alice Izum com luminárias da Interlight.

LZ CASACOR 2023 04

Além da escultura de Leopoldo Martins, outro toque de arte presente na Praça do Polinizador é o Tríptico Asas, confeccionado em aço e instalado na parede Azul Pólen, em uma parceria exclusiva da Coral com o paisagista Luciano Zanardo | Foto: JP Image

 Trazendo o olhar e a valorização da arte, Zanardo se conectou à temática ao escolher a escultura Insetos, do artista mineiro Leopoldo Martins, que representa o Invertebrado e faz alusão à mensagem sobre a polinização. O tríptico Asas, disposto em uma das paredes faz referência às asas dos insetos polinizadores, tudo em sintonia com a proposta da praça. A inspiração para a criação do espaço surgiu a partir do tema de CASACOR 2023: Corpo & Morada. “Ele pede atenção e nos lembra da importância dos cuidados. Por isso, apresento um projeto totalmente diferente dos anos anteriores, voltado ao planeta, ao meio ambiente e ao que passa desapercebido para a maioria de nós”, pontua o paisagista que comanda o escritório Zanardo Paisagismo. 

LZ CASACOR 2023 01

O paisagista Luciano Zanardo trouxe para a Praça do Polinizador plantas que se adaptam bem ao ambiente de sombra do Conjunto Nacional, como as bromélias porto-seguro e as alocasias | Foto: JP Image

“A oportunidade de estar em um evento como a CASACOR São Paulo, em um prédio tão conceitual, como o Conjunto Nacional, nos mostra que é possível viver a natureza até mesmo nos grandes centros urbanos”, finaliza Luciano Zanardo.

Parceria em outros ambientes da CASACOR 2023

A experiência paisagística de Luciano Zanardo também poderá ser conferida no Refúgio Conexão, assinado pela arquiteta Isabella Nalon, e no bunker Memórias, idealizado pelo arquiteto Leo Shehtman.

CASACOR SÃO PAULO 2023

30 de maio a 06 de agosto de 2023

Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073, São Paulo

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 22h | Domingos e Feriados das 11h às 21h

https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/

Sobre Zanardo Paisagismo

Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais, além de parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado.

Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Some-se a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas. 

Zanardo Paisagismo

Tel. (11) 98888-6618 | @zanardopaisagismo 

Foto: JP Image