A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Portal Catimbau ambiente assinado pelo Mauro Contesini para CASACOR São Paulo

Portal Catimbau ambiente assinado pelo Mauro Contesini para CASACOR São Paulo


O projeto foi desenvolvido em um espaço de 30 m² que com simplicidade traz toda autenticidade da arte nordestina, obras de artistas ícones de Pernambuco e região são destaques na composição do ambiente.
Mauro Contesini CASACOR 2023 9

A obra “Pássaros”, como também o quadro que representa o retrato de família (mãe e filha) utiliza a técnica de xilogravura no muralismo é do artista Derlon Almeida de Lima. O Terço de cerâmica desenvolvido pela artista Leslie Gaffuri, demonstra influencia da arte nordestina na carreira desta artista paranaense, além de representar o uso de peças de memória afetiva.

Mauro Contesini CASACOR 2023 5

O Totem de cerâmica do artista Dheny Santos, pernambucano, vem da região Tracunhaém, é conhecido como a capital do artesanato, o totem remete ao equilíbrio, e ao mesmo tempo à conexão com a terra, a partir da matéria prima crua utilizada.

Mauro Contesini CASACOR 2023 7

Três obras do renomado artesão Zé Bezerra (Esildo Barros Ramos), são destaques no contexto do projeto, fornecidas pela galeria Divino’s Trancoso.

Os estilos moderno e rustico se misturam em harmonia, deixando o ambiente extremamente aconchegante. O branco predomina no espaço destacando obras e mobiliários que conferem aconchego do ambiente. Essa caraterística é retratada com o uso do papel de parede liquido “Ecopaper”, feito de uma mistura de algodão e seda, que são aplicados manualmente depois de misturados em água, formando uma pasta, que depois de seca forma-se as bolhas. O interessante do material é que ele pode ser reaproveitado, basta molhas a superfície novamente, remove-lo da parede e reaplicar em outro local.

Mauro Contesini CASACOR 2023 02

A automação permite o uso de retroprojetores que passam partes de cenas do documentário “Os Mortos Para Dar De Comer Aos Vivos” do diretor do filme e das fotografias Salvador Cordaro que mostra a intimidade do artista José Bezerra e dos personagens que fazem do Vale do Catimbau um lugar único no Brasil.

A vegetação do Paisagismo é composta por cactáceas típicas da região da Caatinga, destacando o cacto Xique- Xique (Pilosocereus gounellei (A. Weber ex. K. Schum)) e espécies de Ripsalis, plantado em meio as pedras.

Mauro Contesini CASACOR 2023 4

A cadeira do desingner Pedro Mendes é destaque no mobiliário como também a lareira de madeira Pequiá, utilizada de forma bruta, porem carbonizada da empresa Arboreal, se contrapõem o uso do sofá Rocks da Dua Design em tecido em formato orgânico.

Mauro Contesini CASACOR 2023 3