A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Casarão histórico no Jardim Botânico será aberto pela primeira vez ao público para mostra Morar Mais

Casarão histórico no Jardim Botânico será aberto pela primeira vez ao público para mostra Morar Mais


Em sua 20ª edição, evento Morar Mais ocupará a Casa Maternal Mello Mattos, que funciona como creche-escola e vai abrigar 40 ambientes decorados

Morar Mais RJ 2023 1

Um importante patrimônio histórico do Rio de Janeiro, que o carioca ainda não conhece, vai abrir as portas ao público pela primeira vez no dia 19 de outubro. É a Casa Maternal Mello Mattos, construída em 1924 dentro do antigo Engenho Del Rey, no Jardim Botânico, uma propriedade de 45 mil metros quadrados, que será ocupada pela mostra de decoração Morar Mais durante 40 dias. O imóvel, que também abriga a primeira capela do estado do Rio, construída em 1603, será o endereço da edição comemorativa de 20 anos do evento de arquitetura, com 40 ambientes decorados a partir de soluções que cabem no bolso e muitas histórias para contar.

Morar Mais RJ 2023 2

Criada em 2004 por Ligia, Sabrina e Sandro Schuback com a proposta de colocar na vitrine ideias democráticas de decoração, com inspirações reais e acessíveis, o Morar Mais chega à 20ª edição no espaço mais grandioso de sua história.

Morar Mais RJ 2023 8

“Esse imóvel é um presente para nós. Dez anos atrás, todos os refrigeradores e eletrodomésticos do evento foram enviados por uma marca que nos pediu para, ao fim da mostra, dar aos equipamentos um bom destino. Escolhemos a escola para receber a doação e hoje são eles que nos acolhem”, conta Ligia Schuback.

A Casa Maternal Mello Mattos, que hoje funciona como uma creche-escola para crianças em situação de vulnerabilidade social, vai receber ambientes de 53 arquitetos. As salas de aula foram isoladas da mostra para manter a rotina dos estudantes e todos os outros cômodos serão transformados em espaços decorados, entre suítes, quartos, salas, miniapartamentos, banheiros, adega, cozinha, capela e áreas de convivência. Uma tiny house, conceito novo de simplicidade e sustentabilidade na forma de morar, também será montada embaixo das árvores do grande jardim.

Morar Mais RJ 2023 7

Muitas benfeitorias estão sendo feitas para a manutenção e preservação do imóvel: a pintura de todos os ambientes, incluindo a fachada do casarão, troca dos revestimentos, reparo da rede elétrica, um parque para os alunos, reforma dos banheiros e uma nova capela. A Casa Mello Mattos tem duas pequenas igrejas: a que está na casa-sede e será entregue 100% renovada à cidade do Rio e a Capela Nossa Senhora da Cabeça, construída no século XVII mais ao alto do terreno, tombada pela Prefeitura em 2004, e que poderá ser vista em visitas guiadas uma vez por semana durante o evento.

Morar Mais RJ 2023 6

“Nesta edição, reunimos pessoas que tem a mesma sinergia e o empenho em transformar a Mello Matos em uma casa cheia de conforto, acolhimento e muito estilo”, diz Sabrina.

O Morar Mais acontece de 19 de outubro a 26 de novembro com espaços funcionais, ideias bem pensadas para orçamentos modestos, workshops, shows, aulas e palestras durante todo o período de funcionamento. E ainda a possibilidade de contemplação da natureza, do Cristo Redentor, que recebe os visitantes da casa de braços abertos, e da descoberta de um patrimônio cultural inédito.

Morar Mais RJ 2023 4

Sobre o MORAR MAIS – O CHIQUE QUE CABE NO BOLSO

O Morar Mais é um evento de decoração, arquitetura, design e paisagismo que está no mercado há 20 anos. Desde a estreia, em 2004, já passou por 14 cidades brasileiras, em mais de 80 edições, e por feiras internacionais, como a Art Basel, de Miami, e o Salão do Móvel de Milão. Comandado por Lígia e Sabrina Schuback, mãe e filha, o Morar Mais destaca a criatividade e a praticidade com possibilidades acessíveis ao bolso do brasileiro, a partir de pesquisas do melhor custo-benefício em relação a produtos e serviços com o objetivo de mostrar aos visitantes que, com a ajuda de um profissional, a decoração de interiores pode ser acessível.

Sobre a CASA MATERNAL MELLO MATTOS

Idealizada pelo Dr. José Cândido de Albuquerque Mello Mattos, primeiro Juiz de Menores da América Latina, a Casa Maternal Mello Mattos foi construída em 1924 em um terreno em que, há mais de 400 anos, funcionava o antigo Engenho Del Rey, que se estendia por toda a área entre a Lagoa e as encostas do Corcovado, desde a Gávea até o Humaitá. Funcionou até 2009 como uma associação tutelar de menores desamparados e, de lá para cá, se dedica à educação, de crianças dos 2 aos 10 anos de idade vindas de comunidades carentes do Rio. A instituição é administrada pelas Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil.

SERVIÇO

Morar Mais Rio 2023: de 19 de outubro a 26 de novembro

Horário de funcionamento: terça, quarta, quinta e domingo – 12h às 20h/ sexta e sábado – 12h às 21h.

Local: Casa Maternal Mello Mattos, Rua Faro 80, Jardim Botânico.

Estacionamento no local sujeito à lotação (sugere-se o uso de táxi e carros de aplicativos)

Ingressos: terça-feira – R$35, de quarta-feira a domingo – R$50

Meia entrada solidária: válida para ingressos de quarta a domingo, com a entrega de 1Kg de alimento não-perecível e/ou um item de higiene pessoal