A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Os caminhos que atravessamos é a inspiração de Lainy Lemos na CASACOR Sergipe

Os caminhos que atravessamos é a inspiração de Lainy Lemos na CASACOR Sergipe


Traços retilíneos, formas ortogonais e vegetação ritmada, assim é apresentada o Espaço atra.VERSAR que propõe uma leitura moderna sobre a construção das pessoas e sua morada

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi 10

Foto: Gabriela Daltro

A CASACOR Sergipe está em sua terceira edição e estará com as portas abertas ao público até dia 26 de novembro no Castelinho, icônica edificação do Bairro Industrial em Aracaju. A mostra de decoração exibe 34 ambientes criados por 41 profissionais, entres eles, a arquiteta e paisagista Lainy Lemos que assina o espaço atra.VERSAR.

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi 4

Foto: Gabriela Daltro

O espaço atra.VERSAR com 270 m² onde o paisagismo é desenho e forma, uma composição além da vegetação, no qual convida o visitante a passear e interagir com o espaço. A ideia é através das linhas retilíneas perceber as formas brutas do desenho do jardim ortogonal, mas que oferece aconchego no ficar. Uma mistura de praça e morada, propõe o encontro e o estar. A proposta é trazer um paisagismo que conecta forma e espaços, integrando com os demais ambientes da mostra ao mesmo tempo que faz a leitura de si mesmo. “A arquitetura seja residencial, comercial ou corporativa carrega em si uma identidade muito forte e o paisagismo vem para alinhar com sua identidade agregando valor ao espaço, o jardim além de casa ele também é praça, é passagem, é os caminhos que atravessamos.”, diz Lainy Lemos.

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi 7

Foto: Gabriela Daltro

A partir do tema Corpo e Morada - proposto pela CASACOR - O espaço atra.VERSAR é um ambiente pensado nas travessias que fazemos enquanto pessoa em construção, que através da cultura e da arte encontra sua morada, seu lugar no mundo. Com linhas retilíneas, o espaço apresenta formas ortogonais e a vegetação tropical aparece de forma ritmada criando uma alameda de palmeiras na passagem, com espécies e tamanhos diferentes conduz o movimento ao mesmo tempo que revela aos poucos o entorno.

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi 3

Foto: Gabriela Daltro

O mobiliário com linhas curvas para demonstrar a fragilidade do corpo diante do construir se opondo a geometria e brutalidade das linhas retas do piso de granito e pedriscos. “Com cor e textura, o mobiliário também traz identidade e ancestralidade através da técnica do crochê aliado a tecnologias que produzem tecidos próprios para áreas externas” acrescenta Lainy Lemos.

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi

Foto: Gabriela Daltro

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi 11

Foto: Gabriela Daltro

Embora com um menor volume, flora tropical brasileira continua sendo inspiração para a paisagista na CASACOR Sergipe, foram utilizadas Palmeira Real, Carpentaria, Bromélias, Dracenas, Yucca Rostrata. Samambaia, Xanadu, entre outras. A iluminação pontual e acertiva, também vem ritmada mostrando o caminho e valorizando ainda mais a vegetação.

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi 8

Foto: Gabriela Daltro

O monumento Morada é um elemento a parte com as obras de arte de Sonia Ebling, “Figura e pomba” e “Daniela”, inspira criação, representando a construção tanto da residência como da pessoa por fragmentos e conexões, a interação para se conhecer e construir um lar. “São com os pedaços de nós mesmo, de outros, com pedaços da cultura e do local que vivemos que nos construímos, somos feitos de fragmentos dos momentos que atravessamos” define a paisagista.

Lainy Lemos atraVERSAR Foto Gabriela Daltro 300dpi 9

Foto: Gabriela Daltro

Sobre Lainy Lemos

Formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Arquitetura da Paisagem e mestrado em Desenvolvimento e Meio ambiente, utiliza a relação da paisagem e da cidade como objeto de estudo e pesquisas.

Ainda como decoradora iniciou sua carreira em escritórios de arquitetura e design de Aracaju, passou uma temporada em Salvador, participando em projetos e Mostras. Em 2012, em São Paulo, continuou atuando na área de arquitetura e design e dois anos depois retornou à Aracaju, onde deu início a sua carreira solo com escritório especializado em Arquitetura Paisagística, criando e executando projetos residenciais, corporativos e empreendimentos, onde recentemente também participou em colaboração com ProjetarSE com projetos de assistência às prefeituras do Estado de Sergipe.

É professora de arquitetura, paisagismo e urbanismo de cursos de Arquitetura e Design de Interiores, em Aracaju e, em São Paulo, já lecionou para turmas de cursos técnicos de Construção Civil.

Em mostras de decoração Lainy Lemos participou da CASACOR Sergipe 2021 e 2022, da Mostra Aracaju 2017, com o Jardim da Galeria e na produção do espaço do arquiteto Wesley Lemos, na Casa Cor Bahia de 2019.

CASACOR SE

Castelinho – Av. Gen. Calazans, 352 - Industrial – Aracaju – Sergipe | Até 11 de dezembro

Lainy Lemos | @lainy.lemos | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (79) 9 99692923