A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Praça Victor Civita - Espaço Aberto da Sustentabilidade


A prefeitura de São Paulo e o Grupo Abril firmaram, em 2007, um termo de cooperação para recuperação desta área.  Junto da Even Construtora e Incorporadora, do Itaú e da Petrobras, com o conhecimento técnico de profissionais como o arquiteto paisagista Benedito Abbud e o apoio de outras organizações públicas e privadas, foi possível colocar em prática este projeto pioneiro na América Latina. É por isso que esta praça se configura como um verdadeiro Espaço Aberto da Sustentabilidade.

Espao_Aberto_da_Sustentabilidade

deck_de_madeira_praa_victor_civita

A Praça Victor Civita conta com atividades de educação ambiental, com cursos, palestras e visitas escolares; área verde com cerca de 80 árvores; horta e oficina de educação ambiental; palco para espetáculos com arquibancada para 250 pessoas; equipamentos de ginástica ao ar livre; pista de caminhada e centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). Além disso, dentro das normas técnicas referentes à acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas na reabilitação ambiental do terreno, assim como abre espaço para intervenções artísticas - um bom exemplo de como a arte pode ser pensada em espaços públicos.

Museu_da_Sustentabilidade

praca_victor_civita_aerea

O objetivo é tornar a Praça Victor Civita um modelo a ser reproduzido em outras localidades, por tratar-se de um centro de convivência e qualidade de vida originado da transformação de uma área pública que se encontrava em condições precárias.

sistema_tec_garden

Alunos de pós-graduação em Arquitetuta da Paisagem do SENAC - SP, em aula prática

Portanto, junte a família e os amigos para um passeio pra lá de especial, pois, além da diversão, todos sairão mais conscientes sobre as questões ambientais e os impactos causados pela ação humana. Verão também, que as ações de sustentabilidade, quando pensadas coletivamente, são capazes de reverter e trazer novamente a vida para nosso planteta.

 

DESCRIÇÃO DA PRAÇA

A Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo e é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, com atividades gratuitas de lazer, educação e cultura, ligadas à sustentabilidade e abertas à comunidade.

Conheça os principais pontos da Praça:

 1) Deck de madeira: construído a 1 metro do solo original do terreno, com madeiras legalizadas de três espécies brasileiras (Ipê, garapa e sucupira), o deck isola os visitantes das áreas de solo degradado, além de ser um excelente percurso para caminhadas.

2) Deck de concreto: feito em placas cimentícias pré-moldadas, o deck de concreto possui as mesmas funções do deck de madeira.

3) Palco e arquibancada: sobre o deck de madeira foi construído um palco com arquibancada para 250 lugares. Um projeto de placas acústicas e uma cabine de som propiciam a ocorrência de espetáculos de música, dança, teatro, palestras e outras atividades educativas.

4) Praça de paralelepípedos: os paralelepípedos originais do terreno foram reaproveitados. As calçadas foram reconstruídas e, sobre elas, foram colocados bancos de concreto. É um espaço de lazer e descanso para os visitantes da Praça.

5) Centro de Informação, Integração e Preparação para o Envelhecimento (CIIPE): uma associação de 130 idosos da região de Pinheiros ganhou uma nova sede. Uma casa de 290 m² integrada ao restante da Praça, para a realização de atividades de artesanato, dança de salão, aulas de inglês, computação, bordados e pintura, além de práticas de yôga e tai chi chuan.

6) Oficina de Educação Ambiental: um espaço para receber 40 crianças que participam de uma trilha ecológica pela Praça e de oficinas de reciclagem junto dos educadores do Instituto Verdescola. A oficina conta com uma estrutura de móveis fabricados com materiais reciclados, traz conhecimentos sobre a "rota do lixo" e ainda possui uma revisteca com títulos para crianças. A oficina conta, ainda, com uma laje jardim, que propicia conforto acústico e térmico à construção.

7) Horta: uma horta construída sobre um sistema de reuso de água da chuva, em formato circular, serve ao programa de educação ambiental. Crianças de escolas públicas, privadas e projetos sociais vão poder aprender mais sobre a chamada "permacultura", além de cultivarem a horta.

8) Paisagismo: o projeto paisagístico da Praça, do arquiteto Benedito Abbud, possui mais de 2000 m² de canteiros suspensos sobre um sistema que promove o reuso das águas pluviais para a irrigação das espécies. Todos os canteiros possuem temáticas educativas, que podem ser abordadas durante as atividades de educação ambiental. Na Praça, pode-se conhecer espécies vegetais ligadas à produção do etanol, do biodiesel, plantas fitoterápicas, entre outras. Tudo devidamente explicado aos visitantes em painéis posicionados ao longo do percurso pelo deck.

9) Bosque: as cerca de 80 árvores existentes no terreno foram mantidas. As espécies como fícus, eucaliptos e seringueiras chegam a alcançar 20 metros de altura.

10) Energia: sistema de economia energética com máximo aproveitamento da luz natural nos prédios da Oficina de Educação Ambiental, Centro da Terceira Idade e Museu da sustentabilidade. Há também a iluminação em leds em toda a parte externa da Praça. São lâmpadas sem filamentos, que não queimam e, portanto, oferecem economia em longo prazo.

11) Museu da Sustentabilidade: o prédio do antigo incinerador foi totalmente recuperado e transformado em Museu da Sustentabilidade. No piso térreo da construção foi instalada uma exposição permanente sobre o histórico do terreno que abriga a Praça e todo o seu processo de recuperação. Neste mesmo andar ainda é possível abrigar exposições temporárias que tratem do tema da sustentabilidade. No primeiro andar do prédio está instalada uma cenografia. Trata-se de um auditório para 60 pessoas. Um espaço para a realização de palestras, bate-papos e pequenos cursos.

12) Intervenções artísticas: sob a curadoria do Museu de Arte de São Paulo, obras de arte são expostas gratuitamente em espaços ao ar livre da Praça Victor Civita. Desde a inauguração já passaram pela Praça as intervenções "Iluminaluz", da artista plástica Regina Silveira e "The Thinker", uma escultura do artista Saint Clair Cemin.

menu_praca_victor_civita

PROGRAMAÇÃO:

A Praça oferece, diariamente:

- Concertos didáticos de música popular e erudita

- Atividades esportivas coordenadas por professores da Academia Bio Ritmo, realizadas em equipamentos de ginástica instalados ao ar livre na Praça

- Oficinas culturais

- Atividades de educação ambiental

- Atividades de incentivo à leitura

- Percurso de 700 metros lineares para caminhadas

- Espetáculos de dança e teatro

- Horta

- Centro para a Terceira Idade

- Museu da Sustentabilidade

- Palestras

- Artes plásticas

 

OBSERVAÇÃO:

Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade

A Praça possui estacionamento para deficientes físicos

 

VISITAS E INFORMAÇÕES:

Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP 05428-010
Tel.: (11)3031-3689

Funcionamento: diariamente, das 6h30 às 19h

Site: www.pracavictorcivita.abril.com.br