A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Entrevista exclusiva com o presidente CEO da Expo Revestir, Antonio Carlos Kieling


Paisagismo em Foco:

Conta pra gente como nasceu a Revestir e também um pouco da trajetória de sucesso desta feira que hoje é referência no mercado de arquitetura e construção civil:

Antonio Carlos Kieling:

“A Revestir nasceu de uma necessidade que a indústria cerâmica sentia de ter um ambiente adequado para negócios, sendo uma feira por excelência de negócios, e percebemos que esta é uma indústria muito dinâmica e muito atualizada. Notadamente o mercado se abria e se globalizava, e era fundamental que nós estivéssemos preparados para isso.

Então, se estabeleceu um grande plano estratégico com algumas âncoras de sustentação para estratégia de globalização e/ou internacionalização deste setor. E quando falamos em internacionalização, não pensamos somente em exportar, pois, exportação é uma conseqüência de um processo de globalização, mas o mais importante de um processo são os padrões internacionais de competência e competitividade que você passa a adotar para o seu negócio, e foi o que estávamos buscando.

Para isso, precisamos criar algumas âncoras, como por exemplo, a âncora da certificação para ter produtos certificados e não ficar defasado em termos de concorrência internacional. Precisava ter design mais avançados e mais evoluídos, e fomos à busca deste design e criar especialistas com capacidade de design, também precisava de promoção comercial para levar os produtos para fora e ampliar o mercado. Neste “tri-pé” todo tem a questão da nova matriz energética, que é uma âncora importante, e foi toda unificada em torno do gás natural permitindo trabalhar com fornos de ultima geração e em temperaturas muito elevadas e constantes, surgindo assim, o porcelanato que até então não se produzia no Brasil.

antonio_carlos_kieling-expo-revestir3

E aí surge a Revestir como uma das âncoras que o setor coloca. Mais que uma âncora, a Revestir é uma cunha que o setor cerâmico colocou no mercado internacional de feiras, que era dominado fundamentalmente por italianos e espanhóis. E esta cunha tem por conquista, transformar o mês de março, no mês do Brasil no cenário internacional. Hoje quando se fala em revestimento, todo mercado internacional já sabe que o mês de março é o mês da Revestir no Brasil.

Isso foi uma conquista extremamente importante que implicou em estratégias, em investimentos em mídia e marketing, em viagens e etc., porém, ela se qualificou como tal, ao ponto de hoje a Revestir ser a maior feira da América Latina de revestimentos, e seguramente entre as quatro melhores do mundo neste setor, o que nos deixa muito satisfeitos com essa trajetória. Este ano comemoramos a 9ª edição e no próximo ano comemoraremos a edição de número 10 da Revestir.

 

Outro ponto importante é o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção que é o braço de conteúdo da Revestir, onde cada dia é direcionado a um dos públicos alvo da feira, sendo um dia do Arquiteto, um dia do Designer, um dia do Revendedor de Materiais e um dia da Construtora. Então, reunimos ao longo destes 4 dias, de 3000 a 3500 profissionais, sendo sem dúvida, o maior evento de conteúdo da construção civil brasileira. Portanto, em 2012 a Revestir e o Fórum estarão completando 10 anos de sucesso e aprimorando a cada edição, pois, o grande predicado da Revestir é o seu público, e a segmentação de público que conseguimos poucos eventos têm no Brasil”.

 

Paisagismo em Foco:

Para este ano de 2011, o que a Revestir trouxe de novidade para o mercado nacional?

Antonio Carlos Kieling:

“Associada a questão da tecnologia e da evolução tecnológica, veio a promoção de uma série de criações e inovações, e o setor cresce a cada ano mais em função destas ações. Isto está permitindo às empresas produzirem revestimentos e customizar seus atendimentos, sendo possível atender todas as tonalidades de cores, formatos, texturas e tamanhos exigidos atualmente. Há um grande avanço nas técnicas de impressão em cerâmicas que permite uma série de inovações de estamparia.

REVESTIR_2011

Hoje a tendência é atender aquilo que o cliente quer e deseja, se ele gosta de vermelho então se usa o vermelho, se ele quer branquinho ou floriado, então que seja ao desejo dele, e a indústria está bastante preparada para isso.

revestir-publico-2011

Outro ponto importante é a questão da sustentabilidade que se refere ao lançamento e consolidação dos produtos slin, que são porcelanatos mais finos de até 3mm que consomem apenas 1/3 de energia, menos água, geram menos entulho, menos peso, uma série de benéficos, enfim. Em linhas gerais, podemos considerar estas virtudes como sendo as novidades desta edição”.

 

Paisagismo em Foco:

Notadamente o mercado estrangeiro é bastante ávido e competitivo. A Revestir é uma grande lançadora de tendências, e por estar aqui no Brasil, como você percebe o posicionamento das empresas brasileiras neste mercado global ?

Antonio Carlos Kieling:

“O Brasil hoje é o 2º maior produtor mundial de cerâmica e isso já nos posiciona como um dos principais players deste mercado. Em termos de tecnologia nós estamos no estado da arte e temos qualidade e competência equivalentes a qualquer outro concorrente internacional.

antonio_carlos_kieling-expo-revestir4

Hoje dentre os protagonistas Itália e Espanha, que ainda são os geradores de design e tecnologia, está o Brasil bem posicionado e não devendo nada a nenhum deles, com qualidade, linhas de produtos e processos fabricações bem específicos e reconhecidos mundialmente”.

 

Paisagismo em Foco:

Ao visitar a feira e andar pelos corredores, fica claro o enorme potencial estético e qualidade dos produtos apresentados pelos expositores. Qual a mensagem que você passa ao público para que ele possa aproveitar melhor sua visita a Expo Revestir?

Antonio Carlos Kieling:

“Todos que visitarem a Revestir em qualquer edição poderão encontrar aqui no Brasil exatamente o que acontece no mundo da moda em revestimento. E como o segmento de revestimento ou acabamento não se limita apenas às residências, estes podem ser utilizados também em empresas, shopping centers, hotéis, áreas externas, jardins, praças, etc., e todos poderão conferir, em todos os aspectos, o que há de melhor no mundo. Tanto que o conjunto de eventos que acontecem na Revestir é considerado pelo mercado como a Fashion Week da arquitetura e da construção civil, porque, assim como a roupa veste o corpo, os revestimentos e cerâmicas vestem as casas, os imóveis.

revestir-2011-vasos-roberto-riscala

Portanto, quem visitar a Expo Revestir sempre encontrará o que há de mais atual na moda de “vestir sua casa, sua empresa, seu jardim e sua área externa”.

 

Paisagismo em Foco:

Para finalizar, deixamos você bem a vontade para fazer uma explanação pessoal sobre a Revestir e sobre o mercado de revestimento:

Antonio Carlos Kieling:

Além do que já conversamos de forma bem abrangente, reitero que a Revestir é um centro de lançamento de produto e do que há de mais atual no mercado mundial de revestimentos, além de ser também um centro de conhecimento e informação. Aqui as pessoas encontram orientações e buscam conteúdo relevante que acrescentam à sua atividade profissional.

São novas tecnologias, novos desenhos e formatos que são desenvolvidos e apresentados no mercado. A inovação tem base no conhecimento, e por vivermos num mundo em permanente evolução, só anda para frente quem cria, quem inova e engloba novos conhecimentos ao seu negócio. A Revestir é um importante vetor de conhecimento no mercado mundial de revestimentos.

antonio_carlos_kieling-expo-revestir2

Por conseguinte, agradecemos às 6 categorias fundamentais de publico que compõem a Revestir, que são os Arquitetos, Designers de interiores e exteriores, revendedores de material, construtores, importadores internacionais proveniente de 65 países e o cliente final.