A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

"Todo mundo pode ter um jardim", afirma organizadora da Mostra de Paisagismo da Expoflora


Fale sobre a 7ª mostra de Paisagismo da Expoflora 2011.

rvore_Expoflora_2011

 

- A mostra, neste ano, focou no tema “Árvore”. Conhecer, plantar e preservar, em homenagem ao ano internacional das florestas, segundo a resolução do ONU. Todos os ambientes têm ao menos uma árvore em destaque, para valorizar ainda mais o jardim. Todos os ambientes focaram a sustentabilidade, trazendo curiosidades, como lustres feitos com coadores de papel, pallets aproveitados para interessantes peças do mobiliário, reaproveitamento de garrafas para a criação de elementos decorativos e escolha de diversos materiais que não agridem a natureza. Este ano a mostra conta com 22 ambientes, numa área aproximada de 10.000 m². São 42 profissionais envolvidos, individualmente ou em equipe. Contamos com profissionais de São Paulo e interior, formados nas mais diversas profissões. Além disso, cerca de 150 empresas participam diretamente da Mostra que gerou aproximadamente 250 vagas de trabalho na montagem, desmontagem e na realização do evento.

 

E quais são as novidades que os visitantes poderão conferir?

- A orientação da organização foi para que os profissionais projetassem os ambientes de forma a incentivar o convívio familiar e social e a valorizar pelo menos uma espécie de árvore, com orientações ao visitante sobre os motivos da escolha daquela planta. Nos 22 ambientes foram utilizadas mais de 50 diferentes espécies de árvores. Outra orientação foi no sentido de que os ambientes atendam a todos os gostos e orçamentos nos projetos paisagísticos de residências, sítios, chácaras, casas de campo e de praia ou empresa. A mostra conta com a participação especial uma das maiores autoridades em identificação e cultivo de plantas do Brasil, Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum de Estudos da Flora, autor de diversos livros sobre plantas e árvores brasileiras e exóticas. Sua colaboração com os estudos da flora brasileira é espetacular. Para a mostra de paisagismo e jardinagem da Expoflora, as informações trazidas por Harri e sua equipe são importantes principalmente devido aos estudos quanto para as novas práticas de conservação e preservação do meio ambiente, destacando espécies nativas brasileiras raras e notáveis.

Harry_Lorenzi

Harri Lorenzi, uma das maiores autoridades em identificação e cultivo de plantas do Brasil

O evento deve receber quantos visitantes este ano?

Recinto_foto_area

A Expoflora 2011 deve ultrapassar os 300 mil visitantes

- A Expoflora completa 30 anos em 2011, na realidade, uma data mais do que especial para todos nós. Uma comemoração muito feliz também. Esperamos ultrapassar os 300 mil visitantes.

E quanto a expectativa de retorno aos profissionais que assinam os projetos?

- É difícil mensurar a participação em um evento. Quando finalizamos uma mostra, fazemos uma avaliação ao longo dos primeiros meses. Os profissionais envolvidos, dizem que ao participar desta mostra, acabam superando suas expectativas apenas com o fechamento de dois ou três projetos. A visibilidade que esses profissionais têm no mercado também é algo muito interessante. Os visitantes da mostra, em sua maioria, fazem parte das pessoas que gostam e cultivam plantas e flores, além disso, contamos com a presença de um público qualificado, composto por profissionais, paisagistas, arquitetos, decoradores, entre outros. O retorno aos profissionais, de certa forma, pode ser considerado excelente, principalmente no que chamamos de pós-feira. Muitos profissionais também trazem os seus clientes até aqui, já que o evento passa a ser mais uma ferramenta para o fechamento de negócios.

Em sua opinião, os profissionais deverão ter um bom retorno em termos de marketing e mídia?

Midia_Mostra_de_Paisagismo

A mostra será evidenciada na TV, em revistas, jornais, rádios, sites

- Com certeza o retorno será excelente. Atualmente contamos com uma assessoria de imprensa premiada. O trabalho da assessoria é sem dúvida essencial para a nossa divulgação. Além disso, os profissionais ficam no site da mostra ao menos durante dois anos, sem contar as inúmeras reportagens feitas pela imprensa regional, da capital e inclusive do exterior. A mostra acaba sendo evidenciada na TV, em revistas, jornais, rádio, site, enfim, todas as mídias possíveis. Muitos veículos aproveitam as ideias e conceitos específicos aqui da mostra, para incrementar as suas reportagens.

O que está em alta e o que pode ser considerado uma tendência a ser lançada aqui na mostra?

Poltrona_mostra_de_paisagismo_2011

Ana Rita afirma: "nós queremos mostrar que o jardim é uma extensão da casa"

- Sempre costumamos dizer que o brasileiro, por ter uma natureza exuberante, ele acaba não dando o devido valor que ela merece. Na maior parte dos casos, ao construir uma casa, por exemplo, o último investimento vai para o jardim e ainda acaba sendo considerado caro pelo morador. Na realidade, o que nós queremos mostrar, é que o jardim é uma extensão da casa. Por isso, merece valorização e todo conhecimento do morador. Todo mundo pode ter um jardim, porém, antes de implantar, para evitar qualquer tipo de frustração, a pessoa deve procurar um profissional qualificado, que vai auxiliar no planejamento, implantação e execução do projeto, de acordo com o tempo e com o valor disponível. Quanto à tendência, posso dizer que é com relação à valorização do jardim, seja ele de qualquer forma ou estilo. Este ano, em específico, a valorização da árvore.

Qual a sua opinião quanto ao mercado nacional de paisagismo? 

         Paisagismo_Expoflora_2011   Paisagismo_Expoflora_II

O Brasil tem um grande potencial que precisa ser explorado

- Eu acredito que o Brasil está evoluindo nesta questão. Tenho visto um mercado muito promissor no que diz respeito à questão da formação de novos profissionais. Percebi que ocorreu um aumento na procura de pessoas que têm interesse em trabalhar com o paisagismo. O mercado também está muito aquecido em relação a alguns tipos de produtos. Temos muito ainda que crescer. Tive a oportunidade de conhecer alguns eventos e mostras de paisagismo no exterior e posso afirmar que nós ainda estamos engatinhando. Ainda! O Brasil tem um grande potencial que precisa ser explorado.

www.expoflora.com.br

Imagens: reportagem Paisagismo em Foco / divulgação