A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Conheça o trabalho da AREA, associação responsável pela manutenção do bairro Alphaville


Area_2011_166

Sede da Vigilância - viaturas e vigilantes no Centro Empresarial Alphaville

Area_Centro_de_Controles

Vigilância ostensiva - Central de controle de operações

  Para manter toda essa infraestrutura, o bairro conta com a prestação de serviços realizada pela AREA - Associação Residencial e Empresarial Alphaville - presidida pelo empresário, Paulo Lemos. Em entrevista ao Paisagismo em Foco, o presidente da associação e o arquiteto paisagista, Oscar Bressane, responsável pelos projetos de paisagismo da região, falam sobre o trabalho preventivo de manutenção de um dos bairros mais importantes da Zona Oeste de SP.

Administracao_AREA

Equipe da AREA - Associação Residencial e Empresarial Alphaville

A seguir, os principais trechos da entrevista com o presidente da AREA, Paulo Lemos.

Paulo_Lemos_diretor_AREA_ALPHAVILLE

Fale sobre a trajetória do trabalho da AREA junto ao bairro Alphaville.

  A AREA foi criada há 31 anos, como associação de moradores e empresários de Alphaville, com o objetivo administrar a demanda na prestação de serviços de manutenção e vigilância. A AREA atua dentro de um perímetro determinado, basicamente no entorno dos Residenciais Zero, Um, Dois, das Avenidas Tamboré, Dib Sauaia Neto e Estrada da Aldeinha. Desde então, e em parceria com a Prefeitura de Barueri, a associação presta serviços e atende à comunidade neste sentido.

Qual o processo de atuação da AREA com relação ao projeto de paisagismo urbanístico do bairro?

  Sendo Alphaville um bairro de alto padrão e de muita visibilidade, a AREA busca manter o embelezamento de acordo com a necessidade. Alphaville conta com um público de 80 mil fixo e 150 mil de flutuante. Os projetos de paisagismos são idealizados e assinados pelo paisagista Oscar Bressane e acompanhados pelo diretor técnico da AREA, o arquiteto Adolpho Sato.

A AREA é responsável pela manutenção e organização dos jardins, praças e parques de Alphaville?

AREA_ALPHAVILLE_Manutencao_de_jardins

  Sim. O departamento de manutenção da AREA, em parceria com a prefeitura de Barueri, realiza trabalhos como construção e reformas de calçadas, incluindo acessibilidade. A AREA mantém a limpeza constante de praças, calçadas, jardins, vias públicas e terrenos desocupados. Efetua a pintura de guias, muros, troca de pisos e pastilhas decorativas, poda de galhos das árvores e matém jardins.

Fale sobre o processo de revitalização da Praça “Dr. Yojiro Takaoka”. Porque decidiram fazer esta mudança?

Reforma_monumento_Alphaville

  Percebemos que o letreiro que indentifica o nome do bairro estava de certa forma “ofuscado” e que poderíamos repaginá-lo. O processo de revitalização, que durou cerca de quatro meses, além de destacar a palavra Alphaville, também viabilizou a reforma dos jardins, a criação de uma belíssima fonte, com cascata. Além da beleza diurna, durante a noite, o projeto de luminotécnica realça ainda mais a exuberância de toda a praça, que é sem dúvida, um marco de Alphaville.

          Monumento_Alphaville_1  Monumento_Alphaville_2

             O monumento, localizado na Praça Dr. Yojiro Takaoka é considerado o            cartão-postal do bairro, segundo pesquisa realizada pelo jornal  Folha de Alphaville

Paisagismo em Alphaville

Pista_de_Cooper_Alphaville

A pista de Cooper localizada em Alphaville atrai centenas de pessoas diariamente

  Para manter o paisagismo e a jardinagem, os funcionários da associação recebem cursos profissionalizantes. Os trabalhos são realizados diuturnamente respeitando o fluxo de trânsito de veículos e pedestres, além de preservar a segurança dos funcionários. A conservação de locais públicos como pista de Cooper, praças e playgrounds, fazem parte do leque de serviços prestados pela equipe AREA com o objetivo de manter a segurança e o lazer nas vias públicas de Alphaville. A Galeria Yojiro Takaoka construída pela Prefeitura de Barueri, também é administrada pela AREA, visando manter a qualidade do entorno. Na galeria, a associação presta serviço de segurança 24 horas, limpeza e conservação.

Galeria_Yojiro_Takaoka

A Galeria Yojiro Takaoka também é administrada pela AREA

  Já a vegetação existente em Alphaville, de acordo com o arquiteto paisagista, Oscar Bressane, é toda proveniente do plantio posterior à sua urbanização na década de 60.

Oscar_Bressanr_Arquiteto_Paisagista

                O arquiteto paisagista, Oscar Bressane, é responsável por assinar                   os projetos de paisagismo administrados pela AREA 

"Por se tratar de um bairro planejado, as árvores foram dispostas, naquela época, de maneira a identificar cada via. Assim, por exemplo, a alameda Rio Negro é marcada pelas sibipirunas, a alameda Madeira pelas paineiras, a alameda Mamoré pelas palmeiras seafortias", diz Bressane.

  Na década de 90 a alameda Rio Negro passou pela primeira intervenção urbanística com a ampliação do leito carroçável ganhando mais uma faixa para cada pista resultando no estreitamento do canteiro central. Em troca da diminuição desta área verde, a AREA se comprometeu a reformar todo o paisagismo do canteiro central.  "Caminhos pavimentados foram criados em seu interior juntamente com morrotes de forma a orientar o fluxo de pedestres e minimizar visualmente a presença dos veículos", relembra o paisagista. Nessa ocasião inúmeras espécies vegetais foram introduzidas de forma a diversificar o repertório e tornar mais agradável o desfrute da paisagem. Árvores como paineira-da-índia, jasmim-manga, manacá-da-serra, ipê-amarelo, palmeira-triângulo, cássia-rosa, cerejeira, e arbustos tais como primavera, alamanda, strelitzia, orelha-de-onça, clúsia, azaléia, monstera, filodendro,bromélias além de diversas outras como forração.

Alameda_Rio_Negro_decada_de_90_Oscar_Bressane

Na década de 90, a alameda Rio Negro passou pela primeira intervenção urbanística

  Este foi o início de um processo de reformulação de toda área verde de Alphaville. Todas as praças e alamedas foram enriquecidas com introdução de variadas espécies vegetais. A praça Oiapoque onde havia o predomínio de tipuanas e resedás, recebeu ipês-brancos, quaresmeiras, paus-mulatos, paus-ferros, diademas, helicônias, bromélias, filodendros, costus, e inúmeras outras.

Praa_Oiapoque_Alphaville

Centenas de pessoas também utilizam a Praça Oiapoque todos os dias para passear, levar as crianças para brincar no parquinho, ou mesmo praticar esportes

  Já a alameda Itapecuru teve o plantio de: quaresmeiras e algodoeiros-da-praia; a praça Pauini: ravenala, ipê-amarelo, resedá, congéia, lirios amarelo e laranja; o calçadão: pau-ferro, guariroba, pata-de-vaca, palmeira rabo-de-peixe.

AREA_PRACAS_ALPHAVILLE

  E assim, todas as demais áreas foram revitalizadas com caminhos, equipamentos e vegetação para tornarem os espaços mais agradáveis para os usuários caminhantes.

Harmonia e Beleza

         ANTES_Calcadao_Alphaville   DEPOIS_Calcadao_Alphaville  

               Calçadão de Alphaville antes                Calçadão de Alphaville atualmente

  O departamento de manutenção da AREA, ganha grande visibilidade junto à comunidade, devido a conservação da harmonia e do embelezamento de jardins, praças, calçadas e monumentos. A associação realiza periodicamente a jardinagem, a pintura de guias, a coleta de cesto de lixo e de papéis de ruas e calçadas. Os consertos de calçadas em parceria com a Prefeitura de Barueri, o desentupimento de boca-de-lobo, as instalações e manutenções prediais e a remoção de faixas de propagandas ou pixações. Nos canteiros centrais e lotes vagos a manutenção executa a poda de gramas e a jardinagem. 

AREA_Alphaville_Praca_Oiapoque_2

                            Visitar parques e praças é a maneira mais simples                             para estar em contato permanente com a natureza

  Fala sério, vai dizer que depois de visualizar tantas paisagens inspiradoras, você não ficou com aquela vontade de sair com a família, os amigos, ou mesmo o seu par romântico, para conhecer as belíssimas praças e parques que Alphaville oferece? Ou mesmo quem sabe ir sozinho, na companhia do seu livro favorito. Nada mal também, se você quiser ficar descalço, pisando na grama, sentindo a maravilhosa brisa das árvores, o fabuloso cheiro das flores, ouvindo o indescritível canto dos pássaros, observando o maravilhoso balé das águas... a diversão, será garantida!

AREA_Manutencao

AREA – Associação Residencial e Empresarial Alphaville

Praça Oiapoque, 333 – Alphaville – Barueri/SP

Telefone 11 4195-5400

www.area-alphaville.org.br

Imagens: Reportagem Paisagismo em Foco / Divulgação AREA