A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Paisagismo Urbano


Porém muitos se esquecem de citar o trabalho eficiente que o prefeito Ruben Furlan, junto com sua equipe de arquitetos, paisagistas e ambientalistas, vêem desenvolvendo nos parque e praças da cidade.

Os parques e jardins públicos desempenham numa cidade, além do papel já conhecido de zonas verdes, um outro ainda mais relevante, que é o significado social. O paisagismo não deixa de ser uma obra de arte, e como tal se destina a incentivar a cultura dos sentimentos da coletividade. E foi com este espírito que a paisagista Silvia Mara Soares, desenvolveu os projetos do paisagismo de Barueri.

Estudando mais afundo os projetos paisagísticos da cidade, percebemos que o conceito usado foi mais decorativo que técnico, eles levaram em conta as espécies vegetais que comporiam a paisagem, tirando partido das formas, texturas e cores, considerando o calendário de floração de cada espécie. Inseriram nesse conjunto os pisos de blocos intertravados de concreto que permitem uma rápida drenagem em dias de chuva e nos permitem opção de cores também.
Esses caminhos permeiam os maciços ornamentais, permitindo que o pedestre contemple e faça parte dessa paisagem urbana.
Na maioria das vezes as árvores colocadas já são adultas, o que permite uma copa bem formada e já oferecendo sombra.

Todo esse cuidado foi pensando no bem estar dos munícipes da região. “Para os munícipes a integração do homem com a natureza é de suma importância, as áreas verdes proporcionam lazer, prática de esportes, meditação, aconchego para a leitura e convívio social.
“Paisagismo não é simplesmente projetar um jardim, mas sim, proporcionar dignidade e qualidade de vida a todos”, declarou Silvia.

As espécies usadas nos projetos foram nativas existentes na região são em sua maioria, jacarandás, sibipirunas, flanboyants, guapuruvus, ipês, paineiras, entre outros.

Vale a pena conhecer o paisagismo público da cidade da Barueri