A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Projeto de paisagismo é tendência em Goiânia


 

Cidade_Goiania

Um projeto de paisagismo pode transformar uma área de lazer de um condomínio em um ambiente bem diferenciado, que seja funcional, agradável e bonito. Reunir espécies de plantas apropriadas para cada situação, iluminação especial, elementos decorativos e sustentáveis conforme desenho paisagístico proporciona, na maioria das vezes, qualidade de vida e bem-estar aos moradores. É uma prática que tem sido adotada em empreendimentos de muitas metrópoles por agregar valor aos imóveis. Particularmente em Goiânia (GO), uma cidade rica em áreas verdes, os projetos de paisagismo são cada vez mais comuns, principalmente nos lançamentos imobiliários.

Goiania

O empreendimento Aldeia do Vale, em Goiânia, possui 18 lagos e um centro equestre.

Além de buscar uma valorização do imóvel, o objetivo desse investimento é torná-lo mais atraente, acolhedor e econômico, aproveitando a luz natural, por exemplo. Para Cloves Neto, Gerente de Inteligência da Imobiliária Brasil Brokers Tropical Imóveis, “ter um jardim aconchegante ou mais um espaço de convivência no imóvel certamente desperta a atenção do cliente, mais ainda não é o fator decisivo na hora da compra, porém ajuda a diferenciar uma unidade de outra”.

Praa_Conceito_Consciente

Praça tem piso ecológio que absorve 90% da água da chuva

Em Goiânia, as construtoras têm feito parceria com o governo local para criar novos centros de convivência e diversão aos moradores e vizinhança. É uma tendência para oferecer às famílias opções de lazer ao ar livre e junto à natureza. Ao valorizar o entorno do empreendimento, os compradores ficam mais atentos. A Praça Conceito Consciente é um exemplo dessa parceria. Foi construída pela prefeitura de Goiânia e pela Consciente Construtora e Incorporadora. A área tem um piso especial que absorve 90% da água da chuva, substituindo a tradicional grama e resultando numa economia considerável a ponto de realocar água para fazer a manutenção do local.

Além desses benefícios, o espaço permite a inclusão e a acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência. Foi projetado o Jardim Sensorial, com plantas aromáticas para serem identificadas por meio do tato, olfato e da visão; placas de identificação em braile; rampas de acesso no mesmo nível ao longo do perímetro para facilitar mobilidade dos usuários.

Praa_Conceito_Consciente-_2

Plantas são identificadas com placas em Braille

Muitos empreendimentos evidenciam a sustentabilidade em seus projetos de paisagismo, com o uso, por exemplo, da água da chuva para a manutenção dos jardins, luz natural para a iluminação direta de ambientes e, em alguns casos, geração de energia solar. “As construtoras valorizam e estimulam a consciência socioambiental, aliada à tecnologia, ao conforto e ao requinte. Proporcionam em seus lançamentos benefícios aos moradores e também ao meio ambiente”, finaliza Neto.

 

Crédito Imagens:  Foto 1 -  Divulgação

                          Foto 2, 3 e 4 -  Consciente Construtora e Incorporadora