Exchanging & Changing the Space: O Design Made in Italy


- Engineering: com foco no design industrial;
- Performance: otimização do processo que começou com Leonardo Da Vinci e se prolonga até hoje;
- Lifestyle: estilo e bom gosto na criação de novas peças;
- Arquitetura/comunidade: como a tecnologia das obras pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e do ambiente no qual elas se encontram - mobilidade urbana, recuperação de áreas, sustentabilidade, etc.

benedetto_camerana_vila_olimpica_turin_2006

 Vila Olimpica Turin


Neste sentido, o design se identifica como ferramenta para analisar e otimizar os processos e setores relacionados, enfatizando o papel que a indústria de transformação tem como espinha dorsal do sistema de produção. O objetivo não é tratar o tema como o trabalho de talentos individuais, mas sim como uma atividade que emerge de uma cultura generalizada, baseada no desenvolvimento do produto, na pesquisa, na excelência e na constante transformação de ideias.

benedetto_camerana_universidade_e_biblioteca_de_turin

Universidade e Biblioteca de Turin


As áreas temáticas foram escolhidas devido à necessidade de mostrar o design italiano de uma forma ampla, destacando a qualidade do sistema como um todo e permitindo, assim, que as empresas aparentemente distantes da visão tradicional do próprio design italiano - mas muito ligadas aos setores de mobiliário, luxo e moda - pudessem traduzir a eficácia do seu trabalho.

Sobre os participantes

Pedro_Paulo__A_Lot_Of

 

 

Arquiteto, designer e fundador da marca A Lot Of, PEDRO PAULO FRANCO SANTORO tem longa relação com o mercado italiano. Participou de inúmeras edições do Salão de Milão, foi convidado para a Torino Design Week - ao lado de personalidades como Enzo Mari - e para o Salão Satellite. Como curador, realizou a mostra "Brasil é Cosí", na qual expôs o trabalho de 32 jovens designers nacionais no Salão de Milão de 2009. Suas criações mundialmente famosas - as poltronas Orbital, Supernova e Carnevale - saíram em editoriais de revistas do Brasil e do mundo.

 

 

 

 

Cucinella

 

 

Engenheiro e designer de iates, GIOVANNI CECCARELLI hoje é professor de mestrado em design e diretor da empresa localizada em Ravenna e que, fundada pelo pai na década de 50, leva o sobrenome da família. Alguns de seus maiores projetos foram iates em série, e um de seus barcos à vela foi recordista da competição Centomiglia, que ocorre anualmente no lago de Garda, no norte da Itália.

 

 

 

 

benedetto_camerana

 

 

 

Arquiteto e paisagista, BENEDETTO CAMERANA é membro da Comissão Científica do Instituto Europeu de Design (IED) e professor no Instituto Politécnico de Turim. Em 1997, fundou o estúdio de arquitetura Camerana & Partners, conhecido por acolher jovens arquitetos de toda a Europa. Os projetos da arena olímpica que abrigou os Jogos de Inverno de Turim de 2006 e do shopping Bicocca, em Milão, levam sua assinatura.

 

 

 

 

 

Gerente de marketing da Ducati Motor Holding do Brasil, ARTHUR WONG é especialista em marketing e comunicação, tendo atuado como gerente de marketing na Mercedez-Benz, e na criação, coordenação e execução de eventos institucionais da rede Globo de 2005 a 2007.


Serviço

Exposição Exchanging & Changing the Space: O Design Made in Italy
06 a 22 de maio de 2014
De terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE - Museu Brasileiro de Escultura
Sala Pinacoteca
Av. Europa, 218 - Jardim Europa, São Paulo.
Tel. (11) 2594-2601