Expedição "Rios e Ruas" reúne palestra com especialistas e exploração de nascentes e riachos

Expedição "Rios e Ruas" reúne palestra com especialistas e exploração de nascentes e riachos


O evento  acontece no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, no dia 8 de novembro às 15h, com entrada gratuita. Em celebração ao Dia do Urbanismo (8.11), a atividade é voltada às pessoas de todas as idades e tem início com uma conversa entre o público e os especialistas Luiz de Campos Jr. (geógrafo), Caren Lissa Harayama (paisagista) e José Bueno (arquiteto e urbanista). Em seguida, a expedição seguirá ao redor do MCB para explorar a presença de nascentes ou riachos na região e aprofundar o sentido de pertencimento e apropriação da cidade.

Expedição Rios e Ruas

A atividade começa com a montagem de um mapa quebra-cabeça de 12m² que representa a diversidade de rios e riachos que ainda vivem sob a cidade de São Paulo e ilustra a riqueza hídrica despercebida pela população. A partir do estímulo do mapa, inicia-se uma breve palestra seguida de um diálogo com Luiz, Caren e José, que utilizam imagens, gráficos e filmes sobre a temática dos rios urbanos no Brasil e no mundo. Em seguida, a expedição ao redor do MCB reforçará a aprendizagem pela natureza experiencial, exploratória e investigativa das águas que fluem no território urbano. O objetivo é despertar a percepção dos participantes acerca das águas como elemento central no desenvolvimento das cidades e do papel dos cidadãos, não só como consumidores dos recursos hídricos, mas como agentes educadores para sustentabilidade.

"São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e cresceu em uma área com expressiva diversidade de biomas entre as bacias do Rio Pinheiros e do Rio Tietê. O extraordinário crescimento e o tipo de desenvolvimento urbano da cidade soterraram, nos últimos 100 anos, mais de 1.500km de córregos e riachos. A mesma lógica de desenvolvimento está presente em centenas de cidades pelo Brasil, desprezando a importância da preservação e cuidado com as águas", afirmam os especialistas. "Como consequência, a população em centros urbanos tem sido levada a acreditar que os rios são inimigos do cidadão, pois trazem mau cheiro, doenças, inundações, impedem a ocupação e prejudicam o fluxo do trânsito. Tal crença justifica o progressivo soterramento da malha hidrográfica que comumente se revela no verão - época das chuvas - quando muitos rios voltam a fluir sobre as ruas da cidade."

A Expedição Rios e Ruas tem patrocínio da AkzoNobel e apoio da Atlas Cerâmica, Mackenzie e Mack Pesquisa.

SERVIÇO:

Expedição Rios e Ruas

Com Luiz de Campos Jr. (geógrafo) e Caren Lissa Harayama (paisagista)

8 de novembro às 15h - Gratuito (dispensa inscrição prévia)

Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727

Av. Brig. Faria Lima, 2705 - Jd. Paulistano

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos

Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas

Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.mcb.org.br

Informações para a imprensa - Museu da Casa Brasileira

Filipe Bezerra - (11) 3026.3910 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bruno Dória - (11) 3026.3900 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações para a imprensa - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Jamile Menezes - (11) 3339.8243 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gisele Turteltaub - (11) 3339.8243 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.