Expo Revestir 2016 é encerrada com sucesso surpreendente

Expo Revestir 2016 é encerrada com sucesso surpreendente


Segundo Antonio Carlos Kieling, presidente da EXPO REVESTIR e superintendente da ANFACER, "esta, sem dúvida, foi a maior de todas as edições e um marco para os negócios em 2016, principalmente em relação ao incremento das exportações do setor”.

Expo Revestir 2016 43

“O sucesso da Expo Revestir deve-se ao inegável reconhecimento de sua performance por visitantes e expositores, que a identificam como a mais qualificada plataforma de negócios e conteúdo do setor”, afirma Lauro Andrade Filho, diretor geral dos eventos. Conjunto à feira, foi realizado o FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, composto por cinco eventos temáticos simultâneos à feira. Foram mais de 3 mil profissionais altamente qualificados que assistiram às palestras de grandes nomes nacionais e internacionais.

Expo Revestir 2016 35

ESTRELAS MUNDIAIS NO ÚLTIMO DIA DO FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

O 14° FÓRUM reuniu, no último dia da EXPO REVESTIR, grandes personalidades internacionais como Ron Arad (Israel) e Stephen Barrett (Inglaterra) que palestraram no Dia do Arquiteto.

Expo Revestir 2016 3

A programação foi iniciada com o Painel Asbea, comandado pela Arq. Miriam Addor, Presidente da AsBEA e do Arq. Haroldo Pinheiro, Presidente do CAU/BR que lançou o Guia do Arquiteto e Urbanista e recebeu os arquitetos Vicente Giffoni e Henrique Cambiaghi para um debate sobre a aplicabilidade do Guia e sua importância para a arquitetura. Vale ressaltar, a participação do cartunista Paulo Caruso, que realizou inúmeras caricaturas dos presentes no debate.

Expo Revestir 2016 22

Em seguida, foi a vez de assumir o palco do Fórum, Stephen Barret (Inglaterra), sócio do renomado arquiteto e vencedor do Prêmio Pritzker, Richard Rogers, do escritório Rogers Stirk Harbour + Partners, Stephen é formado na Bartlett School of Architecture, em Londres e assina importantes projetos como os Tribunais Bordeaux, na França; o Terminal 4 de Barajas; Satélite, Madrid, e também a nova torre de controle do Aeroporto de Heathrow. Stephen liderou uma equipe multi-disciplinar participando da consultoria internacional sobre o futuro da Paris metropolitana ("Le Grand Paris").

Expo Revestir 2016 23

Em seguida, o arquiteto e designer Ron Arad (Israel) encantou a plateia ao mostrar o resultado de anos de trabalho, ousadia e criatividade ao apresentar obras que já entraram para a história da arquitetura, como o Museu do Design de Holon, o Tel-Aviv Opera House, ambos em Tel Aviv (Israel), as Torres Vallarta, em Guadalajara (México), e o Mediacite, em Liege (Bélgica).

REVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS E INOVAÇÃO NOS ACABAMENTOS

Brilhantes, acetinados, com texturas e com paleta de cores surpreendentes, os revestimentos lançados na 14° EXPO REVESTIR surpreendem pela infinidade de possibilidades de uso na casa.

Expo Revestir 2016 12

Entre as tendências estão os acabamentos que ganharam polimentos diversos e até resistência aos raios UV. As várias opções contemplam também revestimentos acústicos que, além de trazer conforto, é resistente ao fogo e permite composições criativas pela rica paleta de cores.

GRANDES FORMATOS: SEM EMENDAS E ESTÉTICA GARANTIDA

Os maxiformatos vieram para ficar e ganham cada vez mais o gosto dos profissionais pelas qualidades estéticas pela possibilidade de emendas mínimas entre as placas. Entre os lançamentos é possível encontrar os mais variados formatos e tamanhos (de 45,3cm x 75,8cm; 75cm x 150cm ; 60,4cm x 121cm; 60cm x 60cm; 79,7cm x 79,7 cm; 90cm x 90cm) ou ainda os extragrandes (89cm x 89cm) para paredes e pisos.

Expo Revestir 2016 14

ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA DA EXPO REVESTIR

PRÊMIO "BEST IN SHOW - CERAMICS OF BRASIL" REVELA AS MELHORES CERÂMICAS E LANÇA O GRANDE PRÊMIO DOS ARQUITETOS E DESIGNERS DE INTERIORES

Expo Revestir 2016 21

Com o objetivo de destacar ainda mais os produtos nacionais de alto valor agregado, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), entidade que representa o setor nacional e internacionalmente, com a parceria da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) criou o Prêmio "Best in Show - Ceramics of Brasil".

Expo Revestir 2016 11

O Prêmio, que está na segunda edição, elege as melhores linhas em categorias distintas e contou com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima e um corpo de jurados altamente qualificados, composto por 11 profissionais da comunicação, que atuam no segmento de arquitetura e decoração: Alexandre Ferreira (Diretor de Redação da revista Casa Claudia), Allex Colontonio (Diretor de Redação da revista Kaza), Célia Paccini (Editora da revista Casa Mix), Clarissa Schneider (Editora-chefe da revista Bamboo), Fernando Serapião (Editor da revista Monolito), Regina Galvão (Editora da revista Casa Claudia Luxo), Simone Quintas (Diretora de Redação da revista Casa e Jardim), Artur de Andrade (Redator-chefe da revista Casa Vogue); Amanda Reis (Diretora do ArchDaily); Sandra Laise (Diretora de Redação da Revista Casa e Mercado) e Fernando Mungioli (Publisher da Revista Projeto Design).

Expo Revestir 2016 10

Este ano, o Best In Show apresenta mais uma inovação: o Grande Prêmio dos Arquitetos e Designers de Interiores, com júri de profissionais composto pelos arquitetos Brunete Fraccaroli, Diego Revollo, Fernando Fortes, David Bastos, Fernanda Marques e Patricia Martinez e os designers de interiores: Joia Bergamo, Renata Amaral, Marcelo Rosenbaum e Marco Aurélio Viterbo.

Confira os vencedores:

Cerâmica/Porcelanato - Piso: Decortiles

Cerâmica/Porcelanato - Parede: Cerâmica Portinari

Cerâmica/Porcelanato - Fachada: Pointer

Mosaicos: Eliane Revestimentos

Peças Especiais: Portobello

Pastilhas: NGK

Sustentabilidade: Lepri

Inovação em Revestimento Cerâmico: Cejatel

Louças Cerâmicas - Cubas: Deca

Louças Cerâmicas - Bacias: Roca

GRANDE PRÊMIO DOS ARQUITETOS E DESIGNERS DE INTERIORES

Cerâmicas: Pointer

Louças: Deca

INDIO DA COSTA: ARQUITETURA E DESIGN ENTRE PAI E FILHO

O arquiteto carioca Luiz Eduardo Indio da Costa apresentou uma palestra ao lado do filho, o designer Guto Indio da Costa e abordou alguns dos principais trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos 20 anos de parceria multidisciplinar. A dupla realizou, ainda, o pré-lançamento do livro Indio da Costa, Ar como Arquitetura, inédito em São Paulo, que reúne alguns dos principais projetos residenciais, institucionais e urbanísticos do arquiteto nos últimos dez anos, com descrições detalhadas, croquis e fotografias.

exporevestir 2016 10

HIGH DESIGN EXPO: Minitalks lotados e muito conteúdo no estande todos os dias

Foram mais de vinte minitalks em quatro dias do programa DESIGN TRENDS que fizeram do estande da High Design – Home & Office Expo um dos mais disputados quando o assunto é conteúdo de design. Hoje, a série foi encerrada com os designers Rodrigo Ambrosio, Rahyja Afrange, Bianca Barbato e Lair Reis. A feira de mobiliário de alto padrão e soluções para arquitetos e designers de interiores acontece de 09 a 11 de agosto de 2016, em São Paulo. Para ficar a par das últimas novidades, acesse o site highdesignexpo.com

exporevestir 2016 11

RUY OHTAKE REALIZA BATE-PAPO

No último dia da EXPO REVESTIR, a DECA recebeu, na arquibancada do estande, o arquiteto Ruy Ohtake, para um bate-papo sobre os seus trabalhos.

exporevestir 2016 12

Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura foca na sustentabilidade

O Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável, em sua terceira edição, reconhece projetos e conscientiza sobre a importância da sustentabilidade para o setor. “Esta premiação destaca para o mercado a relevância dos materiais de construção e estimula a criatividade", revela Thierry Fournier, presidente da Saint Gobain Brasil.

exporevestir 2016 13

FÓRUM TECNARGILLA BRASIL APRESENTA AS INOVAÇÕES PARA O SETOR CERÂMICO

Realizado também no último dia da 14° EXPO REVESTIR, o Tecnargilla Brasil recebeu renomados palestrantes para abordar temas importantes para a indústria cerâmica como os Novos revestimentos cerâmicos que melhoram a eficiência energética dos edifícios: incorporação de materiais com mudança de fase – PCM, conduzido pelo Dr. Hélio Jorge - Pesquisador do Centro de Tecnologia Cerâmica e do Vidro – CTCV.

exporevestir 2016 14

Foi apresentado também o tema "O papel dos aditivos na fabricação: uma revolução que chega ao Brasil", por Daniel Vivona - Diretor da Neos Ceramic e Fronteiras tecnológicas: porcelanato via seca e cerâmica fotovoltaica discorrido pelo Dr. Fabio G. Melchiades - Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia de Materiais, com ênfase em revestimentos cerâmicos.

Por fim, o assunto, Prepara-se: novo método de absorção de água por vácuo, pela Dra. Ana Paula Menegazzo - Superintendente do Centro Cerâmico Brasileiro – CCB.

EXPO REVESTIR 2017 A próxima edição já está confirmada para o período de 07 a 10 de março de 2017. Até lá!