11º seminário internacional NUTAU 2016 na USP-SP


Neste ano de 2016, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o seminário focará o tema "Águas: projetos e tecnologias para o território sustentável" e será realizado na Biblioteca Brasiliana, em seu auditório e espaços anexos, no próprio Campus Butantã da USP. Conheça a programação do evento, acima, que conta com a coordenação da colega arquiteta e urbanista Saide Kahtouni e que receberá alguns dos grandes protagonistas nacionais e internacionais nesta questão, essencial para a qualidade de vida em nossas cidades e regiões metropolitanas, o território vital para a maioria da população brasileira e mundial.

NUTAU 2016 2 

A questão que se coloca para este Seminário NUTAU 2016 é o da conjugação das múltiplas potencialidades de nossos recursos hídricos, especialmente para os estudos ligados a novas tecnologias, que envolvem a Arquitetura e o Urbanismo. Em sua natureza, as águas trazem, desde o início da civilização humana, imensas conectividades. Se reconhecidas como elemento significativo da geografia e da cultura dos Lugares, as águas insinuam possíveis percursos alternativos, dentro de novos parâmetros de desenho territorial, marcados pela busca da sustentabilidade, e por diversas técnicas de recuperação das paisagens naturais e antrópicas.

 

Sobre o Nutau/SP

O NUTAU-USP Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é um dos NAPs – Núcleos de Apoio à Pesquisa vinculados à Pró-Reitoria da Pesquisa da Universidade de São Paulo.
O Núcleo é composto por uma equipe de pesquisadores vinculados à Universidade de São Paulo, pesquisadores colaboradores e consultores dedicados à investigação nas diversas áreas abrangidas pela tecnologia da arquitetura e do urbanismo.

As pesquisas desenvolvidas, coordenadas e divulgadas pelo NUTAU-USP se caracterizam por um elevado nível conceitual e metodológico e focalizam casos concretos oriundos da realidade arquitetônica e urbanística brasileira, entendendo-a como o seu principal campo de investigação.

No momento o principal tema em torno do qual estão concentradas as pesquisas é o da sustentabilidade das edificações e das areas urbanizadas, que tem sido discutida em seminários internacionais bienais, promovidos e organizados pelo Núcleo desde 1996.

 

Para mais informações, acesse:

www.usp.com.br/nutau