COBERTURA ESPECIAL: Enflor e Garden Fair 2011 reúnem 12 mil pessoas


  Entre as muitas atrações, oficinas, palestras, workshops e cursos, uma competição envolveu os participantes: A Copa das Américas de Arte Floral, que reuniu nove artistas de oito países.

Copa das Américas de Arte Floral

Leo_Bione    Promovida pela Academia Brasileira de Arte Floral (ABAF) a Copa das Américas teve como vencedor o artista Leo Bione, que ganhou um prêmio de US 2 mil e a chance de representar o Brasil na Copa do Mundo, em 2014. O americano Jacob MacCall ficou em segundo, e Fernando Weber, também do Brasil, em terceiro lugar. “A Copa tem como objetivo criar no país um laboratório para a indústria floral, focado nas novas tendências e técnicas desenvolvidas por profissionais brasileiros, sendo um espaço para a revelação de novos talentos para o setor”, define Opitz.

  Léo Bione - Vencedor

Novidades e tendências

  Segundo Eliana Azevedo, presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), a Garden Fair – Enflor é o local ideal para saber o que está acontecendo no mercado de paisagismo, desde lançamentos de flores e plantas, ferramentas, até mesmo as últimas tendências.

Eliana_Azevedo

Eliana Azevedo, presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP)

  Por falar em lançamento, uma das novidades apresentadas na feira, no stand da Acqua Vitta Floral, despertou o interesse dos visitantes que passavam pelo local. Estamos falando da “Hortgotta”, uma mini-horta desenvolvida para pequenos ambientes, com sistema de irrigação automatizado por gotejamento, que segundo os idealizadores, contribui com o meio ambiente, já que o produto não desperdiça o uso da água. A empresa informou que a novidade deve chegar até o final do ano no mercado.

Hortgotta

“Hortgotta”, uma mini-horta desenvolvida para pequenos ambientes

  Outro lançamento apresentado aos visitantes da Garden Fair – Enflor 2011 ficou por conta dos vasos da Verdy Paisagismo. Segundo o gerente comercial da empresa, Sérgio Batista da Silva, a linha de vasos projetada com material especial e que simula a fibra sintética, fez sucesso entre os visitantes, que receberam uma exclusiva Ecobag ao visitar o stand da empresa.

Verdy_Paisagismo_640x472

A Verdy Paisagismo apresentou vasos  que simulam a fibra sintética

Confira outras novidades apresentadas na Garden Fair - Enflor 2011

Lago_Gnesis_640x480

A Genesis Ecossistemas idealizou um belíssimo Lago Ornamental, que foi sucesso absoluto na Feira 

Lago_Genesis_2

A Genesis cria lagos ornamentais de baixo impacto ambiental e o resultado impressiona 

Renato_Opitz_Lago_ornamental

O diretor da Genesis, Ricardo Caporossi, recebe o predidente da Feira, Renato Opitz, em seu espaço

          Vasart_2_640x469    Vasart_640x467

A Vasart apresentou sua nova linha de vasos produzidos com tecnologia de ponta

Mari_e_Raul_Canovas

Os paisagistas Raul Cânovas e Mari Polesi marcaram presença no stand do Paisagismo em Foco

Veiling_stand_garden_fair

Stand da Veiling, maior empresa de comercialização de flores e plantas ornamentais do país

Orqudea_Azul_RA

A R.A Costa apresentou a orquídea azul, considerada uma das grandes novidades da Feira

Italia_Pedras_Decorativas

A Pedras Decorativas Itália também apresentou seus produtos e novidades em um belísimo stand 

Paisagismo em alta

   O mercado de paisagismo segue a todo vapor aqui no Brasil e o resultado não poderia ser diferente. O país está em pleno vigor econômico, o consumo de flores e plantas não para de crescer – de 12 a 15% ao ano - e só em 2011 deve alcançar quatro bilhões de reais em faturamento. Além disso, segundo especialistas, os eventos esportivos sediados aqui no país, devem alavancar ainda mais o setor, em especial o de paisagismo, que acompanha a expansão da construção civil e o crescimento das classes C e D. “Todo esse superávit é reflexo do bom momento econômico do país, sem contar as comemorações esportivas (Copa 2014 e Olimpíadas 2016), que deverá aquecer ainda mais o setor”, informa Eliana Azevedo, presidente da Associação Nacional de Paisagismo.

          Rosas_2   Rosas_3 

O mercado de flores e plantas deve faturar 4 bilhões de reais em 2011

  Já o gerente comercial da Rotomix Brasil e Verdy Paisagismo, Sérgio Batista da Silva, enfatiza que o paisagismo nacional pode ser classificado como emergente, devido ao seu sucessivo crescimento. “Cada vez mais as pessoas querem manter o contato com o meio ambiente, com a consciência ecológica principalmente com aquilo que é o assunto do momento: a sustentabilidade, por isso, o setor tem crescido ano a ano” esclarece Silva.

Sergio_Verdy_Paisagismo

Sérgio Batista: "Cada vez mais as pessoas querem manter o contato com o meio ambiente"

  O crescimento do paisagismo não ficou apenas visível nos índices, pois quem conferiu de perto a Garden Fair – Enflor 2011 observou que além das empresas expositoras apresentarem os seus produtos direcionados aos profissionais de paisagismo, os organizadores da feira decidiram inovar, disponibilizando ambientes paisagísticos, idealizados por alguns profissionais convidados.

  O “Jardim da Rainha”, por exemplo, contou com um magnífico lago ornamental, que deixou o ambiente muito mais convidativo e funcional, sem contar todo o trabalho de luminotécnica, que realçou ainda mais a beleza do espaço.

Lago_JARDIM_da_Rainha

Jardim_da_Rainha_Lago

Magnífico lago ornamental presente no Jardim da Rainha

Já o “Jardim Sustentável”, apresentou as últimas novidades e tendências para a composição de um ambiente externo que preza ao máximo a sustentabilidade.

Jardim_Sustentvel_640x477

O Jardim Sustentável prezou pela utilização de produtos sustentáveis

  E não parou por aí. Os profissionais e amantes do paisagismo também contaram com uma série de workshops e palestras especiais com alguns dos melhores profissionais da atualidade. Um dos ícones do setor aqui no Brasil, Raul Cânovas, apresentou a palestra “Práticas Sustentáveis no Jardim Urbano”. Já o engenheiro agrônomo Sidney Cunha Andere falou sobre “O que não está nos livros e revistas – Da faculdade à profissão de paisagista”. E uma palestra muito interessante e que chamou a atenção do público, foi apresentada pelo paisagista Osvaldo Policarpo “A utilização da internet na gestão de empresas de paisagismo, na criação de projetos, na divulgação e captação de clientes”. O sucesso das palestras foi absoluto.

Raul_Cnovas

Raul Cânovas, apresentou a palestra“Práticas Sustentáveis no Jardim Urbano”

  A Garden Fair e o Enflor 2011, acontecem simultaneamente a fim de concentrar as oportunidades de capacitação e inovação, bem como otimizar a viagem e estadia para os profissionais da área. Dados preliminares revelam que a feira, em 2011, deve movimentar cerca de 12 milhões de reais. Renato Opitz avisa que os preparativos da 21º Enflor e a 9ª Garden Fair já estão sendo viabilizados, mostrando dessa forma, o quanto o mercado de flores, plantas e paisagismo está consolidado aqui no Brasil.

Renato_Opitz_2011

Renato Opitz avisa que os preparativos da 21º Enflor e a 9ª Garden já estão a todo vapor

 

Imagens: Equipe de reportagem Paisagismo em Foco

Agradecimentos:

Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

Contato: www.hotelfazendasolardasandorinhas.com

 




Publicidade