Estratégia de marketing e comunicação da Fiaflora geram excelentes resultados aos expositores


DSC_8817a_-_TRATADA

O Mall boutique Alpha Square Alphaville (SP), investiu pesado no paisagismo

  Atentos às novas necessidades dessas famílias, os empreendimentos passaram a integrar em seus projetos, desde o planejamento, os espaços reservados exclusivamente para o paisagismo, uma vez que, segundo especialistas, essas  áreas estarão valorizando o local, sendo fator determinante na hora de fechar a venda de um imóvel.  A população está cada vez mais sensível às questões que envolvam o meio-ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida, por isso detalhes relacionados às áreas de lazer e a utilização do verde para a harmonização do ambiente, antes supérfluos, tornaram-se relevantes. Assim, os projetos desenvolvidos por profissionais de paisagismo, estão cada vez mais valorizados e reconhecidos”, afirma o presidente da THS Associados Feiras e Exposições Teodoro Henrique da Silva, que também é idealizador da Fiaflora ExpoGarden, considerada a maior feira de paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura da América Latina. O arquiteto paisagista Benedito Abbud, afirma que a Fiaflora é o evento mais importante do paisagismo brasileiro, reunindo toda a gama de profissionais, indústria, fornecedores e até mesmo o público final.

Benedito_Abbud_Fiaflora

 

“A feira é de uma importância muito grande e o Congresso de Paisagismo gera uma contribuição enorme para a sociedade, já que através desse encontro, profissionais de todo o país discutem os problemas e as suas soluções”

Benedito Abbud, arquiteto paisagista

 

THS_Fiaflora

 

A população está cada vez mais sensível às questões que envolvam o meio-ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida, por isso detalhes relacionados às áreas de lazer e a utilização do verde para a harmonização do ambiente, antes supérfluos, tornaram-se relevantes. Assim, os projetos desenvolvidos por profissionais de paisagismo, estão cada vez mais valorizados e reconhecidos”.

Teodoro Henrique da Silva, presidente da Fiaflora ExpoGarden

 

  Neste ano, a Fiaflora ExpoGarden completa sua 14ª edição e consolida-se como a mais importante feira de negócios do setor. Segundo o organizador do evento, a última edição da feira, realizada no ano passado, refletiu o crescimento e desenvolvimento do mercado de paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura aqui no Brasil, reunindo cerca de 30 mil visitantes, interessados em conhecer as e novidades e tendências do setor. “Atualmente, a Fiaflora é sem dúvida, a principal vitrine de lançamentos, tendências e soluções técnicas para o setor. Por isso, é o local mais adequado para a geração de excelentes oportunidades de negócios de imediato, curto, médio e longo prazos”, esclarece Teodoro.

Setor_Terra_-_01_640x400

A Fiaflora consolidou-se como a principal feira de negócios do setor

Geração de Negócios

  Por falar em geração de negócios e de olho nesse nicho crescente, que o empresário e proprietário da indústria moveleira Pavanny, localizada em Itu, interior de SP, Ulisses Pavani, participa da feira desde a sua primeira edição. Estamos neste evento desde o começo, devido às excelentes oportunidades de negócios. Sempre confirmamos nossa presença, pois além dos negócios gerados durante a feira, o pós-feira acaba sendo sempre positivo. Os parceiros e os geradores de negócios sempre acontecem na Fiaflora”, diz Pavani.

Ulisses_e_Ulysses_Pavani_Filho

 

"Estamos no mercado há 40 anos e participamos de muitas feiras com foco em bares, hotéis e restaurantes. Há 14 anos conhecemos a Fiaflora, que nos trouxe um novo foco para nossa empresa. Participando desta feira, estamos em um mercado que movimenta milhões. Devido a constante inovação, podemos sempre inovar e reinventar os nossos produtos".

Ulisses e Ulysses Pavani Filho, da Pavanny Móveis

  O mercado de paisagismo está em franco crescimento, fazendo com que a indústria apresente novidades e lançamentos, por isso, Teodoro afirma que ainda existe muito espaço para crescer. “Como exemplo, posso citar os grandes home centers. Há cerca de vinte anos, era muito difícil encontrar artigos para o paisagismo nesses locais. Mas, a cada ano que passa essas grandes redes varejistas vêm adquirindo mais artigos para o paisagismo e jardinagem, inclusive, já contam com um espaço dedicado para esse setor”, informa. O ambientalista e botânico, diretor da SkyGarden Envec, Ricardo Henrique Cardim, analisa a geração de negócios da Fiaflora de forma positiva. “A feira proporciona um ambiente promissor a novos negócios, que continuam acontecendo após o término do evento”, diz Cardim. Já o médico e responsável pela Palmeiras & Co, Tomas Mosaner, diz que a Fiaflora proporcionou o contato com muitos paisagistas e empresas do ramo, como construtoras, empresas de eventos, entre outras. “O resultado final foi positivo, pois alguns paisagistas passaram a nos procurar, em busca de espécies que expomos na feira, que antes eles não conheciam”, diz Mosaner.

Ricardo_Cardim_Divulgacao

 

 

"O evento possibilita o fortalecimento da marca perante a mídia, além de poder chegar ao seu público-alvo com facilidade"

Ricardo Cardim, diretor da SkyGarden Envec

 

 

  Segundo Teodoro, além das empresas, muitos profissionais de paisagismo puderam evidenciar o seu trabalho através da feira, como é o caso do renomado engenheiro agrônomo e paisagista Ricardo Pessuto, que neste ano, participa da Mostra de Paisagismo Fiaflora pela sexta vez. “Por ser a única feira nacional do setor, a Fiaflora é de extrema importância, tanto para os profissionais, quanto para os fornecedores”, ressalta Pessuto. O paisagista também afirma que a Fiaflora foi fundamental para a sua ascensão profissional. “Sem dúvida, a Fiaflora foi uma espécie de ‘divisor de águas’ da minha carreira. É uma bandeira que eu levanto. Se eu tiver a oportunidade de participar todos os anos, eu vou participar”, diz Pessuto, que finaliza: “a feira possibilita a geração de negócios durante e pós a feira. Além disso, vale salientar que as feiras são de extrema importância no que diz respeito ao retorno financeiro e midiático”.

Ricardo_Pessuto_Fiaflora_2011

 

“Por ser a única feira nacional do setor, a Fiaflora é de extrema importância, tanto para os profissionais, quanto para os fornecedores”

Ricardo Pessuto, engenheiro agrônomo e paisagista

 

 

Força do Marketing & Mídia

  Uma das principais preocupações da THS Associados Feiras e Exposições, empresa responsável pela organização da Fiaflora, fica por conta da divulgação do evento e de seus expositores. Teodoro Henrique da Silva aponta alguns desses dados, que são resultado de uma minuciosa estratégia de comunicação. Uma das ferramentas de marketing mais eficiente de divulgação da Fiaflora ExpoGarden é a newsletter quinzenal que enviamos ao nosso mailing formado por mais de 150 mil profissionais da área do paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura, além de lojistas, garden centers, redes varejistas, entre outros”. Além disso, Teodoro afirma que feira está cada vez mais presente nas redes sociais, por meio do “Twitter” e do “Facebook”, e conta com mais de 18 media partners.

  A assessoria de imprensa, que garante o fluxo constante e atualizado de informações e novidades sobre a feira e seus expositores para toda a mídia especializada, também é outra preocupação da Fiaflora. A reportagem do Paisagismo em Foco teve acesso a algumas dessas informações. Acompanhe a estratégia de comunicação e marketing da empresa.

Campanha de marketing 2010

15 campanhas de e-mail marketing exclusivas;

14 e-mails base de mídias parceiras;

29 anúncios;

150.000 convites;

10 inserts em rádio;

50 mil encartes;

Silvana_Palash

 

 

“Além de fomentarmos o mercado de jardinagem e paisagismo, através da feira, temos a oportunidade de aprofundar o relacionamento com nossos clientes e fornecedores. Posso garantir que a venda do nosso produto acaba sendo apenas consequência”

Silvana Novaes, diretora de marketing da Palash


  O último balanço da Fiaflora 2010, aponta que mais de 90% dos expositores se sentiram satisfeitos e mais de 80% teriam interesse em participar novamente no ano seguinte, como é o caso da indústria de vasos e acessórios Palash. Silvana Novaes, diretora de marketing da empresa, afirma que desde 2005 participa da Fiaflora. “Nosso principal objetivo fica por conta do lançamento de novos produtos, já que estamos no lugar certo e com o público-alvo, não podemos perder esta oportunidade”, diz Silvana. Ela também destaca que, ao lançar novidades, a empresa atrai ainda mais a atenção da mídia especializada, alavancando a visibilidade de sua marca perante o mercado. “Além de fomentarmos o mercado de jardinagem e paisagismo, através da feira, temos a oportunidade de aprofundar o relacionamento com nossos clientes e fornecedores. Posso garantir que a venda do nosso produto acaba sendo apenas consequência”, salienta. 

Vasart_Fiaflora

A Palash, indústria de vasos e acessórios participa da Fiaflora desde 2005

    Com a revista eletrônica Paisagismo em Foco, não diferente, é o que afirma o empresário, publicitário e publisher da revista, Pedro Henrique de Oliveira. 

Pedro

"Graças a nossa participação na Fialfora, a revista eletrônica ganhou notoriedade e passou a ser parte integrante do mercado de paisagismo. Contudo, nossos acessos aumentaram dez vezes mais e o volume de negócios cresceu nessa mesma proporção. Devemos isso, ao apoio que recebemos da Fiaflora e hoje buscamos retribuir com conteúdo de qualidade aos paisagistas, a indústria e aos apreciadores do paisagismo".

Pedro Henrique de Oliveira

 

"Uma feira de negócios, em maior ou menor escala, sempre será a responsável pelo encontro da oferta e da procura", finaliza Teodoro.

Imagens

Divulgação

Alphasquare - Carlos Gueller

Empreendimentos em construção - divulgação Tenda

Pedro Henrique de Oliveira - CLAYTON DE SOUZA/Agência Estado)