Fiaflora 2011: saiba tudo sobre a Mostra de Paisagismo presente na maior feira do setor


Pérgula dos Descanso

Mostra_de_Paisagismo_23

  A paisagista Ana Lúcia Margutti criou a “Pérgula do Descanso”, um ambiente idealizado para atender a necessidade de se ter um “cantinho acolhedor” para relaxar e se deixar levar.

         Mostra_de_Paisagismo_25   Mostra_de_Paisagismo_26

  É possível desfrutar momentos de sossego nesse espaço, preparado para uma boa leitura, ouvir música ou tocar um instrumento, fazer um arranjo de flores, cultivar ervas, entre outras atividades. O projeto conta com elementos acolhedores, como móveis coloridos de formatos leves e objetos que possibilitem um tempo livre, para aproveitar o lado bom da vida, em seu próprio refúgio.

Biodiversidade na cidade

Mostra_de_Paisagismo_30

   A paisagista Gabriela Ornaghi, em parceria com Ninfa Flores, apresentou um projeto que agrega aos métodos paisagísticos comuns, a possibilidade da inserção de novos métodos que transformar os jardins em importantes ferramentas de condicionamento ambiental e expressão artística.

         Mostra_de_Paisagismo_29   Mostra_de_Paisagismo_31

  Um deles é o Grafite Verde, que permite a conexão de elementos artísticos com o concreto do meio urbano e as plantas. Essa forma de expressão vem ganhando adeptos em todo o mundo e apresenta um grande potencial, ainda pouco explorado.

Mostra_de_Paisagismo_32

Reutilizar antes de reciclar

Mostra_de_Paisagismo_33

  Com o objetivo de mostrar que é possível reutilizar materiais antes de reciclá-los, a arquiteta urbanista Lia Sakamoto apresenta uma proposta diferente. Para isso, seu projeto conta com garrafas de vidro, embalagens Tetra Pak e estrutura de aço Gerdau, que proporcionam uma “nova roupagem” para materiais do cotidiano.

          Mostra_de_Paisagismo_5   Mostra_de_Paisagismo_35

  A profissional ainda utilizou sobras de tecido náutico usados em estofamento de iates em almofadas no jardim, tubos de ferro enferrejudo para montagem de luminárias exclusivas e materiais reciclados trabalhados, como a chapa OBS e de tubo de pasta de dente, para transformar em floreiras.

Jardim da Ilha

Mostra_de_Paisagismo_16

  Nesta edição, os arquitetos e irmãos gêmeos Luiz Felipe e Luiz Gustavo Camargo Gomes preparam, pela primeira vez, um jardim residencial e contemporâneo projetado para o litoral.

          Mostra_de_Paisagismo_20   Mostra_de_Paisagismo_14

   Com três áreas bem definidas: um ambiente externo para refeição, um solarium e uma área de estar para relaxamento e leitura, o projeto foi criado com materiais sofisticados e inovadores para ser requintado, confortável e, ao mesmo tempo, sustentável. O destaque ficou por conta de uma belíssima escultura da artista plástica Bia Dória.

Jardim como Alma Mediterrânea

Mostra_de_Paisagismo_40

   A engenheira agrônoma e paisagista Monique Briones, veio especialmente de Madrid, na Espanha, para participar exclusivamente da Mostra de Paisagismo da Fiaflora. Ela, que também é colunista internacional aqui da nossa revista eletrônica, apresentou um jardim com alma mediterrânea, que visa à economia de água de irrigação. Além disso, a mínima manutenção do espaço acabou sendo outra preocupação de Monique.   

         Mostra_de_Paisagismo_41   Mostra_de_Paisagismo_42

   Nesse pequeno oásis, a ordem do dia é desfrutar do ambiente exterior, sem sofrer com o calor excessivo dos jardins bordados pelo azul-turquesa do mar mediterrâneo. Com a tendência minimalista cada vez mais em voga nos jardins europeus, o uso de grama artificial e o cascalho como revestimentos evoca a sensação de despreocupação. As velas náuticas, utilizadas por sua elegante versatilidade, reduzem em até 8ºC a temperatura e, ao mesmo tempo, suportam ventos de 180 km/h.

Mostra_de_Paisagismo_43

   Sem dúvida alguma o projeto surpreendeu os visitantes, pois além de transmitir sensações de bem-estar, o espaço também conseguiu despertar os nossos cinco sentidos.

Jardim Zen

Mostra_de_Paisagismo_36

   Com intuito de proporcionar harmonia e bem estar, a arquiteta paisagista e urbanista Patrícia Nishi combina elementos da natureza, da arquitetura e do paisagismo para criar um espaço acolhedor, inspirado nos jardins orientais.

         Mostra_de_Paisagismo_37   Mostra_de_Paisagismo_38

     Para estruturação do ambiente, foram utilizados, em uma das paredes, tijolos maciços, que criam movimento, sombreamento a circulação do ar, proporcionando maior conforto térmico. Nos pisos, foram utilizados tijolos maciços, deck de madeira certificada e forração, combinando formas, cores e texturas. Há uma variedade de vegetação que, além de nos remeter ao oriente, é de grande valor ornamental, porém, de baixa manutenção.

Jardim das Ilusões

   A composição do ambiente criado pelo engenheiro agrônomo e paisagista Ricardo Pessuto, chamado de Jardim das Ilusões, além de ser um jardim não convencional, imaginativo e com a cor vermelha como predominante, sai do abstrato e entra no mundo imaginário. "A ideia foi recriar as lembranças de infância que ainda cercam os adultos de uma forma mais alucinadora, aflorando muitas emoções", diz Pessuto.

         Mostra_de_Paisagismo_45   Mostra_de_Paisagismo_13

   Uma caixinha de música faz parte da composição do "Jardim das Ilusões" assinado por Ricardo Pessuto. O ambiente brinca com elementos imaginários e do mundo das histórias infantis. A ThermoGreen Tecnologia Ambiental é empresa parceira no espaço, que apresenta 43m² recobertos por belíssimos Jardins Verticais com o sistema WallGreen.

Jardim SPA do Oriente

Mostra_de_Paisagismo_7

   A ideia do projeto das paisagistas e designers de interiores Sara Palamoni e Meire Lemes foi mostrar a tendência de Spas urbanos. O projeto focou em uma decoração oriental, moderna, com móveis em madeira, ofurô retangular, futons, vasos brancos com plantas do jardim oriental, deck e pergolado de madeira reflorestamento iluminação com fibra ótica.

         Mostra_de_Paisagismo_11   Mostra_de_Paisagismo_10

   Complementado o estilo oriental do espaço, há uma parede com uma imagem de uma paisagem do oriente, uma escultura de Buda na entrada e lanternas japonesas.

Garden Urbano

Mostra_de_Paisagismo_46

   A arquiteta paisagista e designer Tânia Sanches, juntamente com a Gaia Projetos Sustentáveis, mostraram, que é recriar recantos verdes que sirvam como terapia para aliviar o estresse cotidiano da sociedade e, ao mesmo tempo que contribuem para a redução dos impactos ao meio ambiente.

Mostra_de_Paisagismo_47

   O jardim tem estilo contemporâneo tropical e é composto de diversas espécies nativas, dentre elas, palmeiras filodendros, cicas, cluzias, samambaia, lírios da paz, orquídeas, bromélias, etc. Para servir de passagem contemplativa uma ponte de madeira certificada foi apoiada em tijolos ecológicos. No canto da conversa foi construído um pergolado de madeira certificada com deck no mesmo material. O caminho até o pergolado é conduzido por piso drenante. Pedriscos e objetos decorativos, como fontes em cerâmica artesanal e escultura em cerâmica artesanal, completam o quadro harmônico do espaço.

Imagens: Reportagem Paisagismo em Foco