Quem são os clientes do mercado paisagístico brasileiro?

Quem são os clientes do mercado paisagístico brasileiro?


Projeto Residencial particular Benedito Abbud

Ainda a grande maioria dos clientes particulares são de classe abastada e procuram o paisagista para elaborar seus jardins privados. Nesse caso o trabalho é feito “sob medida”. Existem necessidades familiares, gostos e sonhos específicos a serem atendidos. O dinheiro sai de um único bolso e nosso trabalho é visto em geral como despesa nem sempre necessária.

Projeto Empresarial Benedito Abbud

Já nas empresas incorporadoras e construtoras, não temos um cliente físico. Trabalhamos com um público alvo comprador com perfis muito diferentes. Pessoas com diferente poder aquisitivo, famílias, descasados com filhos, solteiros, cada qual com valores, expectativas, sonhos e necessidades diversas. É preciso conhecê-las e atendê-las para que o empreendimento tenha sucesso. Nosso trabalho é visto como um diferencial, um investimento, que terá um bom retorno, principalmente se ajudar nas vendas. Esse mercado é feito de produtos localizados em lotes urbanos como torres residenciais, comerciais e uso misto, condomínios horizontais em glebas maiores, loteamentos, novos bairros e até novas cidades. Tenho orgulho de ser um dos pioneiros no desenvolvimento desse mercado que hoje no Brasil faz muita diferença. É cada vez mais comum, o marketing do empreendimento focar as áreas de lazer externas, ao invés da moradia.

Projeto Publico Praça Ayrton Senna Benedito Abbud

Infelizmente, a crise brasileira dos últimos anos abalou bastante todos estes mercados.

O cliente particular, preocupado com sua fonte de renda, em geral retardou gastos com reformas e novas residências.

As incorporadoras sofreram o fenômeno dos distratos. Além de não vender novos produtos, tiveram muitos imóveis devolvidos e precisarem devolver grande parte do recebido. O produto que vendeu melhor foram os lotes, principalmente nas regiões do agronegócio. Em geral locais de clima quente, onde a arborização é fundamental para trazer sombreamento e ventilação, além da beleza que sempre é desejada.

Uso publico praça Paulista Benedito Abbud

Na maioria dos países da Europa e nos Estados Unidos existe um cliente muito forte que é o poder público. Infelizmente no Brasil é muito raro haver uma contratação fora dos órgãos governamentais. Existem dispositivos para isso, como os concursos, mas além de raros e mal pagos, o problema é que normalmente essas obras não são executadas. O objetivo desses concursos parece ser apenas para marketing político e não para melhorar a vida das pessoas. Ainda no Brasil as áreas de lazer, praças e parques são equipamentos urbanos, vistos por muitos como luxo e não como qualidade de vida. Sabemos dos benefícios do paisagismo urbano, para o meio ambiente e para os cidadãos. Precisamos do esforço de todos para mudar este quadro!

benedito abbud assinatura

www.beneditoabbud.com.br