A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

IBRAP Projetos idealiza belo projeto paisagístico


Localizado em uma casa de vila no bairro do Itaim em São Paulo este pequeno espaço de 12m2 está totalmente integrado com a residência onde vive um casal jovem.

O jardim interno funciona como uma extensão da casa, onde bancos de madeira peroba reaproveitada dão um toque de rusticidade ao espaço, formando uma pequena sala de estar. O destaque ficou para a mesinha de centro feita sob medida para receber vasos de temperos, que podem ser substituídos sempre que desejados. “A proprietária adora receber amigos e preparar pratos com ingredientes frescos”, comenta Aline Famá, bióloga e paisagista do Ibrap Projetos.

Foto1

Os belíssimos vasos de cerâmica esmaltados existentes receberam novas espécies como Lavanda (Lavanda angustifólia), Palmeira leque (Licuala grandis) e Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica) e foram posicionados de maneira que pudessem proporcionar um cantinho aconchegante junto com os tamboretes de mesmo material.

Ibrap_Projetos_Foto2   Ibrap_Projetos_foto3

Numa das paredes de tijolos aparente a opção foi pelo uso de cruzetas formando um painel com vasos de cerâmica de cores variadas com ripsális (Rhipsalis baccifera), bromélias (Neoregelia 'Fireball') e orquídeas chuva de ouro (Oncidium reflexum). Na outra parede, cabos de aço foram fixados para que as trepadeiras Flor de Cera (Hoya carnosa) e Jasmim de Madagascar (Stephanotis floribunda) pudessem alcançar a luz do sol.

Uma árvore frutífera foi solicitada pelo casal para atrair pássaros silvestres que aparecem todas as manhãs. A espécie escolhida foi uma Jabuticabeira, cujo vaso foi posicionado estrategicamente para esconder o equipamento de aquecimento a gás.

Como não poderia faltar o elemento água, uma pequena fonte com revestimento em pastilhas de vidro azuis foi decorada com pedras e espécies aquáticas – Mini Papiro (Cyperus papyrus), Aguapés (Eichhornia crassipes) e Alface d’água (Pistia stratiotes).

Ibrap_Projetos_Foto4       Ibrap_Projetos_Foto5

Na fachada da casa uma trepadeira Primavera (Boungainvillea spectabilis) na cor pink foi plantada num vaso vietnamita azul.

Ibrap_Projetos_Foto6

O Ibrap Projetos fica na Av. Rebouças, 765, dentro da Escola de Paisagismo IBRAP em São Paulo. Desde 1996 o escritório vem realizando projetos e implantações de Paisagismo desde pequenas varandas em áreas residenciais, jardins verticais, estabelecimentos comerciais, indústrias bem como paisagismo urbano em praças públicas e avenidas. A equipe de profissionais formada por Agrônomos, Arquitetos, Biólogos, Designers Gráficos e Paisagistas oferece também serviços de Consultoria para assuntos mais específicos, tais como irrigação, drenagem, estilos de jardins, pomares, hortas, controle de pragas e doenças, identificação de espécies, análise de solos, emissão de relatórios para recuperação de áreas degradadas e compensação ambiental.

 

CONTATO:

www.ibrapprojetos.com.br


Publicidade

Revista Paisagismo em Fogo © 2020. Todos direitos reservados. Por Go Up Publicidade