A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Arquiteturas em Contextos de Inovação - Projetos Ecoeficientes de Zanettini


Concebidos em diferentes momentos históricos, nos anos 70 pelo arquiteto Sérgio Bernardes e no início dos anos 2000 pelo arquiteto Zanettini, em co-autoria com José Wagner Garcia, os dois projetos constituem um reflexo fiel e a materialização dos conceitos inovadores sempre valorizados pela Petrobras ao longo de sua atuação no cenário nacional e internacional. “Mais do que prédios, esses arquitetos projetaram espaços de criação, ambientes que propiciam e incentivam a inovação”, afirma Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo do CENPES.

Desenvolvido por Zanettini e destinado à experimentação científica e ao desenvolvimento de atividades tecnológicas para evolução da indústria do petróleo, gás e energia, o projeto de ampliação do CENPES é sinônimo de arquitetura limpa, segura e ecoeficiente. Recentemente inaugurado, já representa uma nova etapa da arquitetura contemporânea no país e, assim, se transformou em um dos principais ícones da sustentabilidade no Brasil.

Projeto_Zanettini_Arquitetura_Ampliao_CENPES

Em uma área construída que totaliza 305.000 mil metros quadrados, o projeto de ampliação do CENPES e a edificação original de Sérgio Bernardes coexistem em calçadas opostas da mesma rua e se completam como ícones representativos da história da Petrobras. Concebida por Zanettini, uma passagem subterrânea interliga as duas construções e valoriza a importância da Ilha do Fundão como pólo desenvolvedor de estudos acadêmicos e pesquisas em alta tecnologia.

“Arquiteturas em Contextos de Inovação” – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na Cidade Universitária da UFRJ é um livro voltado para comunidade acadêmica, feito com o objetivo de contribuir para os estudos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, mas que também pode ser lido e compreendido por interessados em geral. Com texto didático e belas imagens, que pretendem aproximar o leitor da realidade das duas edificações, o livro também apresenta os procedimentos do concurso nacional de projetos para a construção da expansão e os projetos finalistas deste concurso.

A primeira edição da publicação, com impressão de 5.000 exemplares, será doada para as bibliotecas dos cursos de Arquitetura de todo Brasil. “Organizar e participar como autora foi sem dúvidas uma experiência enriquecedora seja pelos caminhos percorridos em busca de informações, seja pelo encontro com pessoas que testemunharam o processo de realização das duas edificações” completa Maria Angela Dias, organizadora do livro.

 

Lançado em: 24 de novembro de 2010

Editora: Petrobras.
Edição: 1ª impressão.
Número de páginas: 303.

 

Por: Pitanga Comunicação


Publicidade

Revista Paisagismo em Fogo © 2020. Todos direitos reservados. Por Go Up Publicidade