A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim Deca por Alex Hanazaki

Jardim Deca por Alex Hanazaki


Expoente da arquitetura paisagística nacional, Alex Hanazaki assina o Jardim Deca na CASACOR– maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas – que acontece de 23 de maio a 23 de julho, no Jockey Club de São Paulo. O espaço é marcado por um labirinto sensorial inusitado com alto rigor estético, harmonizado por um jardim composto por uma miscelânea de traços geométricos das plantações com um grande desafio: proporcionar uma nova experiência com a marca Deca.

 Ambiente Alex Hanazaki 1

“Estamos com uma grande expectativa para ver o resultado da primeira participação de um paisagista assinando o nosso espaço. Depois de muito amadurecimento, decidimos apostar em um projeto inusitado e totalmente diferente do que já foi apresentado nos anos anteriores de CASACOR”, explica Raul Penteado, diretor geral da Deca.

Ambiente Alex Hanazaki 4

O objetivo do arquiteto paisagista nesse espaço foi despertar nos visitantes a curiosidade sobre como especificar com criatividade, louças e metais sanitários, em um projeto, transformando esses produtos em verdadeiras obras de arte. “A mensagem principal é trazer o questionamento sobre a possibilidade da utilização de elementos Deca de maneira não convencional, transformando o usual em objetos paisagísticos”, resume Hanazaki.

Ambiente Alex Hanazaki 7

O Jardim Deca por Alex Hanazaki possui uma área de 1.000,00 m², projetado através de uma pesquisa minunciosa, que transita por diversos estilos da arquitetura paisagística mundial e da cultura mediterrânea. O ambiente é mesclado por um suntuoso percuso interligado por três cenários distintos, sendo um corredor de entrada com uma intervenção ornamental com gabião de pedra rachão com tonalidade avermelhada, um espelho d´àgua revestido de seixos com nuances verde-esmeralda, e ao fundo um muro temático em alusão à uma fonte natural, com 22 lavatórios suspensos brancos L.99, e bicas do misturador Polo de parede, no acabamento D.coat Red Gold, colocados aleatóriamente, imprimindo uma atmosfera dinâmica.

Ambiente Alex Hanazaki 17

No segundo momento, Hanazaki aplicou em uma grande pérgola de madeira 33 chuveiros Quadrado de teto também em Red Gold, criando uma cortina ilusória, que permite uma vizualização parcial do jardim, trazendo sonoridade ao ambiente através de uma cascata  de água.

Ambiente Alex Hanazaki 15

Após esse percurso, inicia-se um jardim cênico interativo, com plano de fundo elaborado por totens esculturais de cobogós, composto por 539 bacias convencionais Carrara (P.60) Branco, formando uma grande instalação com diferentes ângulos de um mesmo objeto. O profissional pontua o paisagismo arquitetônico com 20 oliveiras ̶  árvore símbolo da paz, prosperidade e longitividade  ̶ , que possui uma tonalidade similar do revestimento do espelho d’água. As demais vegetações tem um papel bastante importante na finalização do espaço, 3 mil mudas de aspargo rabo de raposa forram uma grande área empregando leveza e textura ao jardim, a palmeira chamaerops e o fícus lirata utilizados em forma de arbustos contracenam  com o camarão amarelo e guaimbê, toda esta composição eclética de vegetações se une ao  bambú aurea limitando o espaço.

Ambiente Alex Hanazaki 16

Destaque para a parede pixelada formada pelos revestimentos da linha outdoor de porcelanato, assinada por Alex Hanazaki para a Eliane Revestimentos. O Jardim Deca conta com a utilização simultânea nas paredes e nos pisos de todas as sete cores dessa coleção.

Ambiente Alex Hanazaki 10

Contribuindo para o projeto de gestão de sustentabilidade, Alex Hanazaki utiliza no Jardim Deca, sistema de reuso de água, iluminação de LED, madeira de reflorestamento, além de bacias de descartes da marca. Destaque para a coleção de porcelanato que possui tratamento Cleantec, nanotecnologia da Eliane Revestimentos que promove a remoção de sujeiras por meio da água da chuva, facilitando a limpeza de fachadas, e ainda auxilia na purificação do ar, atuando de forma semelhante à fotossíntese. Em sua fórmula dedicada para ambientes internos reduz o crescimento de bactérias, fungos e microorganismos que causam odor, mancha ou mofo, reduzindo o risco de doenças alérgicas.

Fotos: Yuri Seródio

Serviço:

CASACOR São Paulo 2017

Data: de 23 de maio a 23 de julho

Horário: Terça a quinta, das 12h às 21h

Sexta, sábado e feriados, das 12h às 21h30

Domingo, das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo

Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775 – Cidade Jardim

Mais informações:

www.hanazaki.com.br