A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Plantar Ideias assina o espaço Paisagens de Luz, destaque da 32ª CASACOR São Paulo

Plantar Ideias assina o espaço Paisagens de Luz, destaque da 32ª CASACOR São Paulo


Paisagens de Luz CASACOS SP 1

Espaço Paisagens de Luz: CASACOR SP 2018 | Foto: Evelyn Müller

Entrar em contato com a mãe natureza e estar perto do verde é um desejo cada vez maior das pessoas que moram nas grandes metrópoles. Isso não quer dizer que elas tenham que ir para uma floresta ou mesmo para o campo. É possível vivenciar e ter experiências únicas com o meio ambiente natural e acolhedor sem sair da paisagem predominante de uma cidade grande. Essa é a proposta dos arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci, do escritório Plantar Ideias, que participam pela segunda vez da CASACOR São Paulo.

Paisagens de Luz CASACOS SP 3

Em 467 m2, os profissionais conceberam um jardim e o batizaram carinhosamente de Paisagens de Luz. O partido deste projeto se deu no desejo de trabalhar a materialidade do concreto em contato com a natureza sendo potencializado pelas transformações que as luzes natural e artificial criam. Para compor o projeto, dentre as várias referências, os arquitetos inspiraram-se no trabalho do artista plástico americano James Turrell, com uma importante atuação voltada para o espaço e a luz. “Todo lugar é repleto de contrastes com sombra e isso cria cenários durante o dia e à noite”, acredita Felipe. “Executar uma boa iluminação em um jardim, sendo ela natural ou artificial com lâmpadas, além da escolha do lugar certo para as plantas, será a chave do sucesso e da beleza desse lugar”, completa Luciana.

Paisagens de Luz CASACOS SP 7

A opção por usar somente lâmpadas de LED (Brilia) se deve à preocupação com o meio ambiente, já que o material não contém nenhum elemento poluente ou contaminante. Outras vantagens são o baixo consumo de energia, a alta durabilidade e, também, o conforto térmico para as plantas – o LED não esquenta e não atrapalha o desenvolvimento das espécies. Os paisagistas Luciana e Felipe ainda posicionaram as luzes a fim de criar vários tipos de cena, ajudando a dividir o jardim em três grandes momentos: o painel de grafite cinético, onde se encontra o espelho d’água (Unlimited – iGUi), o bangalô de projeção e sombras de luzes com cores primárias e o bangalô Sky Window, que faz uma releitura do trabalho do artista plástico James Turrell.

Paisagens de Luz CASACOS SP 6

Atentos ao desperdício de material e preocupados em preservar o histórico pergolado, parte importante do Jockey Club, Luciana e Felipe investiram em um jardim pré-fabricado. “Nossa ideia é evidenciar que não são apenas casas e espaços internos que podem ser pré-fabricados”, revela Luciana. A proposta da dupla consiste em mostrar um jardim onde todos os seus elementos, como estruturas metálicas, móveis, plantas e revestimentos, possam ser retirados e transportados para outro lugar sempre que preciso, com facilidade e sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

Paisagens de Luz CASACOS SP 2

Esse conceito de pré-fabricação permitiu que o jardim não necessitasse de estruturas fixas. O resultado foi uma obra limpa e muito sustentável, composta por pisos pré-fabricados de concreto, da linha Apis, desenhada pela dupla, que, instalados sobre areia, permitiram eliminar o uso de contrapiso. Ainda pensando na sustentabilidade, os profissionais utilizaram um tecido reciclado para as coberturas tensionadas dos bangalôs e painéis de fibrocimento sem amianto da Brasilit para o fechamento do espaço.

Paisagens de Luz CASACOS SP 5

Com um olhar urbano e uma veia de design, Luciana e Felipe trouxeram para o espaço linhas de mobiliário de paisagem, criadas por eles, que se fundem com as características da metrópole. Eles valorizam os principais materiais das cidades, como o aço inox e o concreto, transformando-os em peças inspiradas na nossa fauna e flora, a exemplo do banco Tamanduá e da linha de casinhas de passarinho Rufus. Exclusivo para esta edição da mostra, a dupla criou ainda o tocheiro Tucano e a mesa Fractus, esta peça adotando o vidro como solução.

Paisagens de Luz CASACOS SP 4

Para acompanhar os móveis, os profissionais escolheram plantas pouco comuns, mais conhecidas como PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), facilmente encontradas na natureza e nas cidades. “Poucas pessoas sabem que elas podem servir como alimentação, tempero ou medicinal”, diz Felipe. Essas espécies foram mescladas com outras plantas maiores e exuberantes nos canteiros, como antúrios gigantes, Xanthorrhoea, Licuala, Philodendron ricardoi e Pinatifidium, que são bastante especiais pelo caráter de raridade (JPompeo Botânica). Esse cantinho, repleto de contrates de luz e sombra, traz ainda um elemento-surpresa: sobre a parede e o espelho d’-água revestidos de cerâmica (Cerâmica Atlas), o grafite assinado pelo artista Bieto é a sensação do jardim. “É o cenário perfeito para vivenciar a natureza em meio à cidade, criando um ambiente perfeito para descansar”, fala Luciana.

Serviço:

CASACOR SÃO PAULO

De 22 de maio a 29 de julho de 2018

Terça a sábado, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo

Sobre a Plantar Ideias

A Plantar Ideias semeia boas práticas e soluções para um mundo melhor. Com apenas dois anos de mercado, se destaca na produção de projetos multidisciplinares, sempre voltados às áreas externas, sejam elas jardins, condomínios, parques e até cidades.

Comandada pelo alinhamento dos arquitetos Luciana Pitombo e Felipe Stracci, a essência consiste em oferecer maior qualidade e criatividade para os espaços externos por meio de projetos de paisagismo e luminotécnicos em áreas verdes.

Com o olhar urbano e a veia de design, os profissionais desenvolvem linhas de mobiliário de paisagem que se fundem com o olhar da metrópole. Em tão pouco tempo, já marcam presença em locais como o Parque Ibirapuera, que conta com a peça Concretum.

No portfólio da Plantar Ideias, destaque na produção de peças que já foram reconhecidas como tendência ou finalistas em prêmios nacionais.

Plantar Ideias

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(11) 4237-4237, São Paulo

www.plantarideias.com.br

@plantarideias