A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

29ª Expoflora - Cobertura completa da mostra de paisagismo - 2ª parte


Ambiente 5 – Espaço Zen do Jovem Casal

Esse ambiente transporta para a Mostra de paisagismo e jardinagem da Expoflora 2010, a sensação de bem estar que os hóspedes do Spa Recanto, em funcionamento há 21 anos em Cabreúva, interior de São Paulo, sentem ao visitar os 11 bangalôs que formam o Espaço Zen instalado a 15 metros de altura na copa das árvores, no qual são feitos os procedimentos de relaxamento e onde se tem um contato muito próximo com a natureza.

Por isso, Alfredo Figueiredo de Souza, responsável pelo Spa Recanto, em parceria com a arquiteta e designer de interiores, Daniele Andrietta Suman, optaram pelo piso mais elevado que acomoda o ofurô e o bangalô.

Espaco_Zen_do_Jovem_Casal

No ambiente de 136,7 m², a opção foi por utilizar materiais rústicos e artesanais como madeira lavrada, madeira de demolição, bambu, corda e palha. A água usada no ambiente representa uma nascente também existente no spa. A banheira de ofurô com cromoterapia é um convite para o relaxamento físico e mental, aliviando as tensões causadas pelo estresse diário. Já o escalda-pés, terapia antiga utilizada pelas nossas avós para combater o cansaço e estimular a circulação, ajuda as pessoas que têm insônia, depressão, irritabilidade e problemas respiratórios. A tina de água morna conterá gotas de óleo essencial puro de lavanda e eucalipto.

No paisagismo, as folhagens criam o clima bem tropical predominante no Brasil. Ali podem ser vistas a calatéia-zebra e a helicônica de vermelho vivo. O destaque é para o Cantinho do Chá, onde os visitantes poderão degustar os chás presentes no paisagismo. Nos canteiros encontramos a lavanda (Lavandula angustifolia), que decora o ambiente e é conhecida pelo seu aroma e os seus efeitos analgésico, estimulante, anti-espamódico e anti-séptico; a cavalinha-gigante (Equisetum giganteum), diurética e ajuda na reposição do cálcio; o alecrim (Rosamarinus officinalis), que funciona muito bem para caso de dores de cabeça, recuperação de fadiga, asma e anemia; e, a camomila, (Elionurus candidus) com seus efeitos relaxante, calmante e digestivo.

Investimento aproximado: R$ 40 mil

 

Ambiente 6 – Menina do Jardim

Com o pensamento voltado para a maternidade, a engenheira agrônoma e paisagista Cintia Rua, que curte a pequena Catarina, de apenas cinco meses, idealizou um jardim para crianças de 01 a 03 anos de idade.

Ambiente_Menina_do_Jardim

Nesse jardim a criança poderá brincar, visualizar e interagir com as plantas frutíferas (pêra, laranja e jabuticaba), aromáticas e comestíveis. O ambiente é dividido em duas partes: a varanda, em estilo provençal, onde ficará o essencial para um bebê, e o jardim onde ele poderá brincar e tomar banho de sol.

Todos os brinquedos foram feitos com exclusividade para esse ambiente pela designer Margareth Garbin, como o berço e as roupas dos ursos. No pergolado branco, as trepadeiras dividem o espaço com os kalanchoes rosas.  Do banco de madeira, a mãe ou a babá podem observar a criança no jardim, ou brincar com ela e os seus bichinhos de pelúcia na balança.

Investimento aproximado: não informado

 

Ambiente 07 – Bosque das Cores

No ambiente em forma de “L”, os paisagistas Ana Claudia Moraes Bueno de Aguiar, Marco de Souza Lima e Marli Rodrigues Fontes Pádua, de Campinas, projetaram um jardim para ser desfrutado por toda família, mas com um grande espaço reservado às crianças, totalmente integrado à natureza.

A casa de boneca, por exemplo, é cercada por mini-azaléias e manacás-da-serra. O jardim conta com mesa para piquenique, play-ground, horta infantil e até lago com cascata, cercado por grama esmeralda. O muro é decorado com cata-ventos. Tudo para que as crianças queriam passar grande parte do tempo brincando no quintal.

Ambiente_Bosque_das_Cores

Para os adultos, na varanda, um canteiro central de violetas sob o tampo de vidro da mesa destaca-se no piso de cimento queimado. Nos canteiros, aglaonemas, nos vasos, beaucarnea e kalanchoe-bronze e, no painel, orquídeas Phalaenopsis.

Philodendrons de resina estão presentes no painel colocado sobre o banco de madeira de tora reaproveitada. No paisagismo, encontramos, ainda, tamareiras-de-jardim (Phoenix roebelenii); beijo-turco (Impatiens walleriana), kalanchoes, bromélias e Portulacaria afra. Tinas de madeira exibem coloridas verbenas.

Investimento aproximado: não informado

 

Ambiente 8 - Jardim Pop Arte

A ideia da designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, de Americana, foi criar um espaço jovem e colorido, remetendo o jardim a um ambiente praiano a partir da arte de rua (pop arte) por meio de um grande painel de fundo sustentando um grafite inspirado nas obras de Romero Brito.

O jardim liga o visitante à tranquilidade de uma praia, trazendo símbolos como o mar, o sol escaldante, muita areia, gaivotas e palmeiras. Nesse cenário, há, ainda, dois espaços para contemplação e relaxamento. Para tanto, em um deles a designer colocou uma confortável poltrona tipo ostra sob uma árvore e, no outro, espreguiçadeiras sobre um deck de madeira, como se fosse à beira mar.

Jardim_Pop_Arte

Uma faixa de grama, plantada ao redor do deck, gera o contraste estético entre a madeira e a areia. Para ligar esses espaços, nada mais moderno do que um caminho de linhas sinuosas construído com cascas de pneu reciclado. No conceito ecologicamente correto enquadram-se, ainda, os reciclados, como a terra retirada de sobra de construção e o pneu triturado, e a garantia da permeabilidade do solo.

Junto ao Fícus, que já existia no local, encontramos nesse jardim a bromélia imperial (Alcantarea imperialis), a Vinca (Cotharanthus Roseus), a Tagetes (Tagetes patula), a Verbena (Verbena hybrida), o Buxinho (Buxus sempervirens), e a palmeira elegante (Ptychosperma elegans), vistosas e coloridas, como requer o ambiente.

Investimento aproximado: R$ 40 mil

 

> Confira a 3ª parte  da matéria e se encante com a criatividade dos profissionais ..

Clique aqui *