A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Roberto Riscala comemora sua 26ª participação na CASACOR São Paulo 2019

Roberto Riscala comemora sua 26ª participação na CASACOR São Paulo 2019


A praça tem paisagismo descontraído, avessa a podas e simetrias, composto por diversas espécies vegetativas predominantes da mata nativa brasileira, de estilo tropical, cheio de folhagens que trazem movimentos, cores e texturas.

CASACOR SP Roberto Riscala 1

O jardim com toque artístico é um extenso corredor que traz uma brincadeira em sua paginação de piso, com ‘’pano de fundo” em cor branca e utilização do formato geométrico triangulo na cor preta, para criar contrastes visuais. Para isso, Riscala elegeu o revestimento de lançamento da Solarium, linha Arena 1,00x1,00m, que foi criado à partir das clássicas linhas Newsand e Solo Levigato. Os revestimentos da Solarium são produtos cimentícios, atérmico, ecologicamente corretos e a empresa ainda tem como  conceito a  valorização do design nacional com linhas todas assinadas por designers brasileiros.

CASACOR SP Roberto Riscala 2

Seguindo a mesma premissa, o espaço é todo emoldurado pelo Cobogó V (40x40cm) na cor branca,  produto  cimentício prensado, com acabamento rústico. Este é outro lançamento da Solarium desenhada por Zanini de Zanini, que em sua concepção, buscou pela simplicidade e a contemporaneidade partindo de ensaios geométricos, estudo do traço e dos encaixes para explorar as especificidades físicas e sensoriais dos múltiplos, brincando com as paginações possíveis. O formato “V” no design do cobogó, criou então, conexão com os desenhos triangulares na  paginação de piso desenvolvida pelo paisagista.

CASACOR SP Roberto Riscala 3

Riscala continua a brincadeira com a forma geométrica, trazendo também os elegantes seixos pretos polidos da Palimanan, inseridos em recortes com formato triangular no piso. Os seixos além de trazerem 100% de permeabilidade, cada vez mais conquistam espaço em projetos paisagísticos, pois seu uso traz a leveza e a pureza dessas pedras que vieram do fundo dos rios e polimento com cera realça ainda mais as cores e beleza, ornamentando qualquer ambiente onde é utilizado. 

No ambiente de tons claros e monocromáticos, o contraste ficou por conta do revestimento em cor azul, da linha Athos Bulcão: Mix noventa graus 15x15cm, que reveste bancos e bases nas duas formas geométricas que compõem e se destacam no ambiente o quadrado e triangulo.

CASACOR SP Roberto Riscala 4

Para os apaixonados por azulejaria como o Roberto, a Portobello junto da Fundathos, entidade criada para preservar e divulgar a obra de Athos Bulcão, criou uma edição especial na nova coleção HOME & YOU, afim de comemorar o centenário de um dos maiores artistas nacionais. Pintor, escultor e desenhista e um personagem indissociável de Brasília, o artista foi responsável por obras que trazem cor e padrões geométricos à pureza das arquiteturas da capital federal.   A partir da curadoria da própria fundação, três azulejistas discípulos dele foram escolhidos e convidados a criar a linha que leva o nome do mestre, sendo eles: Alexandre Mancini, Ligia de Medeiros e Paulo Humberto.

CASACOR SP Roberto Riscala 5

Ponto alto do projeto, esse porcelanato que imita azulejo, foi uma maneira de explorar o ambiente com muita arte, cor e elegância. Seu desenho moderno e arrojado, permite ainda uma variedade de composições em sua paginação, devido sua própria modulação aleatória, que utiliza de elementos geométricos simples.

Torres retangulares, com o mesmo revestimento artístico, foram dispostas no jardim próximas às áreas de estar, com tomadas para carregar celular, Riscala às projetou afim de  levar praticidade e conectividade para os visitantes.

CASACOR SP Roberto Riscala 6

A cor azul também foi explorada nos lindos vasos da coleção Verona, cor antique cobalto da empresa Vasart, em diversos tamanhos. No ambiente também encontra-se um dos novos o lançamentos da Vasart, os vasos da linha Urban-RIO na cor preto, que tem o formato inspirado no hotel nacional do Rio de janeiro e recebem uma base em perfis metálico com design super moderno em duas alturas.  Ambos os vasos são feitos de polietileno verde, produtos feitos de matérias-primas renováveis, 100% reciclável, além de serem ultra leves e duráveis, são resistentes a choques e qualquer condição meteorológica.

CASACOR SP Roberto Riscala 7

A vegetação e o caminho são valorizadas e iluminadas ao anoitecer pelas luminárias em led da Germany, espetos e o balizadore de piso linha Modern, são produtos feitas em Ligas de alumínio de alta performance com acabamento em pintura eletrostática a pó, que garantem acabamento perfeito e proteção contra fatores ambientais, inclusive a maresia.

Na área de estar criada para ser convidativa e harmoniosa, o paisagista optou por valorizar o design nacional utilizando os móveis da Breton. O mobiliário em corda naval e alumínio imprime conforto e elegância para o espaço. A poltrona linha casulo tem um design fiel ao nome, já que é tão aconchegante e confortável quanto o significado do nome carrega.

CASACOR SP Roberto Riscala 8

“É um ambiente para observar e absorver! Observar a beleza das plantas e da arte, e absorver a tranquilidade e sensação de relaxamento que a natureza te proporciona”, afirma Riscala.

Sobre Roberto Riscala

Desde 1990, o paisagista Roberto Riscala busca em seus projetos as melhores soluções para toda a área externa. Com mais de 3000 jardins projetados e executados em todo Brasil, também possui trabalhos no Uruguai, Argentina e em Gana - África. Riscala comanda a empresa pessoalmente e visita suas obras antes, durante e depois de finalizadas, para verificar a qualidade dos produtos e fazer manutenção pós entrega. O aisagista também é o autor dos títulos Os Jardins de Roberto Riscala (2010) e Roberto Riscala - Arquitetura de Jardins (2018).

Participações na CASACOR São Paulo

Roberto Riscala fez sua estreia na CASACOR em 1991. Desde lá teve 25 participações na mostra. Entre os principais espaços assinadas estão: Jardim das casas em 2018,  Jardim do colecionador 2015, Jardim de Monet 1996, Praça Casa Cor 2000 cinemateca.

Mais informações

www.robertoriscala.com.br/