
Bosque Do Paisagista – “A Saga de um Só”, idealização de Ricardo Pessuto
- A redação
Confira o ambiente do Ricardo Pessuto para mostra de paisagismo da Expoflora 2024, que vai de 30 de agosto a 29 de setembro de 2024, às sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h.
A inspiração para esse ambiente externo surgiu em uma visita de Ricardo Pessuto à Mostra de Paisagismo na edição de 2023 da Expoflora. Quando o engenheiro agrônomo se deparou com o Jardim das Roseiras, defronte ao pavilhão dos paisagistas e expositores, e observou uma praça com quase 1.000 m², até então, sem intervenção da mostra.
Automaticamente, ocorreu a intuição de criar uma praça de Boas-Vindas para a Mostra de 2024, surgindo assim inúmeras possibilidades, e a que mais encantou o profissional, foi homenagear o grande Artista dos Vasos de Concreto - Z’Figueiredo, uma figura ímpar e alta significância para o mercado paisagista e formação de inúmeros profissionais que utilizam sua arte para complementar a arte do Paisagismo Brasileiro. Com aberturas do mercado internacional, ele manteve sua criatividade como sua aliada gerando novas formas, cores e texturas, nada, mais oportuno, homenagear esse grande mestre, que hoje se encontra na arte da escrita, ao qual aqui intitulo o tema de seu livro como codinome ao BOSQUE DO PAISAGISTA.
Observar o entorno, as espécies já implantadas, respeitar as características das espécies vegetativas são fundamentais à profissão. O espaço conta com as Roseiras e as Patas de Elefante como pontos fortes, duas espécies distintas que certamente, não são utilizadas em conjunto no jardim, para dar harmonia ao conjunto, subdividido em partes.
1ª Área – JARDIM DAS ROSEIRAS - foi implantado um jardim com características de um jardim mediterrâneo, roseiras, flores, arbustos topiados e oliveiras;
2ª Área sombreada - JARDIM DAS TAÇAS - foi implantado um jardim de sombra a meia sombra, valorizando espécies com poucas flores, porém sua característica principal são as cores das folhas e suas formas;
3ª Área do gazebo - JARDIM DAS ORQUÍDEAS - onde Ricardo Pessuto convida o público a sentar e desfrutar o repouso em observância da área total, debruçada por uma coleção de orquídeas e, 4ª Área das Nolinas – JARDIM DAS EXÓTICAS, onde foram implantadas espécies espetaculares de alto índice decorativo.
Serviço
Evento: 41ª Expoflora - Rodovia SP-107, km 32,5
Período: 30 de agosto de 2024 a 29 de setembro de 2024 – sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 19h – Holambra/SP
* A cidade está a 137 quilômetros de distância de São Paulo, e integra a Região Metropolitana de Campinas.
Classificação indicativa: Livre - menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.