A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Meu encontro com o Paisagismo


Há dez anos, Alphaville - SP poderia ser considerado uma espécie de “cidadezinha” do interior com vida própria. Uma região montanhosa, com vistas maravilhosas, um horizonte esplêndido e diferenciado, muito verde e inúmeras áreas preservadas. O crescimento do bairro foi extremamente acelerado em todos os seus setores, sobretudo o mercado imobiliário. Quando cheguei aqui, por volta de 2001, observava as casas lindas e elegantes, com arquitetura de alto nível, porém, as construções sempre ocupando grande parte de seus terrenos. Percebi, que a maioria dos moradores possuíam o que poderia existir de melhor em suas casas, porém, com suas áreas externas mal aproveitadas. Por tudo o que eu já tinha visto, inclusive em outros países, observado e estudado, eu sabia que existia a possibilidade de melhorar o aproveitamento desses espaços e consequentemente a qualidade de vida dessas famílias. E qual seria a solução? Sem dúvida, o Paisagismo.

Alphaville_5

Alphaville oferece belíssimos canteiros aos moradores e visitantes

Minha história com o paisagismo nasceu quando criança, vendo meu pai, que era construtor, executando importantes obras na cidade onde nasci. Só depois de muito tempo fui entender que certamente sua área influenciou a escolha da minha profissão. Meu primeiro emprego foi em uma pequena construtora, onde tive a oportunidade de conhecer as rotinas administrativas do mercado da construção civil, fato este, que me fez receber um convite para fazer estágio na multinacional Renault, assim que ela chegou ao Brasil.

Lá fui aproveitando as inúmeras oportunidades que foram essenciais para a minha evolução pessoal e profissional. Ingressei no departamento de marketing da Renault do Brasil, onde me tornei executiva e fui responsável pelo lançamento de uma linha de produtos automobilísticos. Por essa razão, fui para a sede mundial da empresa, localizada na França, para o lançamento desta linha de produto e aprimorar os meus conhecimentos e em seguida compartilhar com a equipe brasileira. Em Paris, tive a oportunidade de visitar os belos jardins que abraçam os palácios e castelos franceses e acabei me encantando com a organização da paisagem e a forma como as pessoas utilizam esses espaços em sua convivência.

Paris

Sem dúvida, Paris é um lugar inspirador

De volta ao Brasil, pude perceber a importância do trabalho que o arquiteto urbanista Jaime Lerner desenvolveu na cidade de Curitiba - PR, onde morei durante dois anos. Sem dúvida, uma cidade muito mais organizada, mais limpa, que transmite qualidade de vida por todos os cantos, a contar pelas lindas praças, bosques e jardins espalhados por toda região.

Curitiba

Por muito tempo, merecidamente, Curitiba foi exemplo de urbanização

Em 2001, retornei a São Paulo e na ocasião conheci o bairro de Alphaville, onde percebi a grande "vocação" da região para o desenvolvimento do paisagismo. Isso me fez ingressar num curso para aprender sobre a arte e a técnica e até hoje continuo me atualizando, pois, o setor exige amplos conhecimentos em diversas áreas, como botânica, agronomia, etc.

Alphaville_1

Um bairro com grande vocação para o desenvolvimento do paisagismo

Com o avançar do curso, senti necessidade de visitar novamente a Europa, especialmente a França, Itália, Holanda e o Líbano, no Oriente, para estudar e aprimorar meu conhecimento e técnica. Com isso, fiquei ainda mais convicta que era hora de deixar a rotina de executiva e trabalhar com aquilo que resgatou a essência da minha felicidade, a qualidade de vida em contato com a natureza.

Mari_Castelo_regio_de_Canali_Itlia

A região de Canale, na Itália, apresenta magníficas paisagens

Jardim_Versailles

O Jardim de Versailles, na França, surpreende pelas suas formas e dimensões

Amsterdan_Paeque_VondelparkParque Voldepark em Amsterdã 

Biblos_Lbano_uma_das_cidades_mais_antigas_do_mundo

 Durante um ano no Líbano, flanei por Biblos, uma

das cidades mais antigas do mundo

Novamente de volta ao Brasil, cheguei a conclusão de que o melhor lugar para morar seria o bairro Alphaville. Escolhi a região pela qualidade de vida oferecida, sem contar a proximidade e o fácil acesso a São Paulo. Era notável que bairro estava em plena expansão, porém, jamais imaginei que pudesse ser o que é hoje, um bairro que mais se parece com uma metrópole!

alphaville_sp

Alphaville: um bairro que mais se parece com uma metrópole

Alphaville_6

Alphaville ainda reserva muitas áreas bonitas e agradáveis

A perfeição da natureza sempre me fascinou, por isso escolhi o paisagismo como profissão e modo de vida. Foi nessa hora que eu decidi investir em minha carreira de paisagista, visando proporcionar melhor qualidade de vida por meio dos meus projetos. Percebi que Alphaville seria o local ideal para dar início ao meu trabalho, pelo fato de não existir muitos profissionais da área na região e a atividade do paisagismo ser praticada por alguns gardens. Foi aí que nasceu o Studio Mari Polesi e assim começaram os meus primeiros passos na carreira de paisagismo, com foco na arquitetura da paisagem.

 Mari_Polesi_Paisagista

"O paisagismo é a principal forma de resgatarmos nossa qualidade de vida, integrando e nos deixando em contato a natureza"

Como paisagista tive a oportunidade de trabalhar com grandes arquitetos e mostrar aos moradores de Alphaville, Tamboré e Aldeia da Serra, que seus terrenos podem ter um melhor aproveitamento com a integração total das áreas externas e internas, criando um novo e aconchegante ambiente de estar decorado com vasos e plantas, o qual pode ser utilizado para recerber amigos e  familiares de forma muito especial, aproveitando a beleza do jardim.

 

Au revoir... Até logo !

 

www.studiomaripolesi.com.br