A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

PROJETO ESPETACULAR - POR GILBERTO ELKIS


  Já na escolha da casa, os proprietários optaram por um imóvel que tivesse área livre para jardim. A ideia deles era ter um espaço ao ar-livre para ficar em contato com a natureza. não apenas para contemplação.

Gui__07

Área construída da casa - aproximadamente 212 m²

Tamanho do jardim – aproximadamente 465m²

  O jardim deveria interagir com as pessoas. Explorou-se o espaço para oferecer cantinhos- surpresa aos moradores: a mesa com ombrellone para refeições, uma “sala” com bancos para jogar conversa fora ou uma agradável leitura, vasinhos COM ERVAS E TEMPEROS erguidos em bancadas de tijolos, a fonte com seu barulhinho relaxante, o solarium da piscina e tudo isto envolvido em espécies vegetais variadas e floridas.

Gui__33

  Proprietários -  Um jovem casal dinâmico e moderno, MAS que tem na própria casa um local de “parada” depois de um dinâmico dia-a-dia. O jardim, como extensão da casa o oásis de tranquilidade para recarregar as energias.

                               Gui__01    Gui__05

  Tempo de duração para implantar o jardim -  O desenvolvimento do projeto durou aproximadamente 40 dias e a execução do jardim 15 dias.

  Antes da elaboração do estudo preliminar o paisagista analisa tudo o que envolve o projeto do jardim: em primeiro lugar AS NECESSIDADES DOS CLIENTES, depois O ESPAÇO CONSTRUÍDO, A ARQUITETURA, A DECORAÇÃO, AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS e de solo, A TOPOGRAFIA, A ESTIMATIVA DE CUSTO, AS ESPÉCIES EXISTENTES ENFIM E ISTO INCLUI TAMBÉM AS ESPÉCIES  QUE LOGICA e obrigatoriamente devem ser ADAPTÁVEIS AO LOCAL.

Gui__11

ESPÉCIES UTILIZADAS

“PHOENIX ROEBELLINII”- fênix

“murraya exotica” – murta de cheiro

“buxus sempervirens”- buxinho

“arundina bambusifolia”- orquídea bambú

“arundina bambusifolia”- orquídea bambú

“lavandula angustiolia”- lavanda

“agapanthus africanus”- agapanto

“iris germanica”- iris

“citrus sinensis”- laranjinha

“euterpe edulis”- palmitinho

  As espécies utilizadas fazem parte da harmonia do projeto. O ar romântico da casa passa também para o jardim, com um leve toque tropical, já que nossa vegetação deve sempre ser valorizada. Espécies como buxinho ou murta, podadas redondas ou quadradas, contornam cantinhos, delimitam espaços, dão forma ao jardim.

Gui__08

Grama utilizada - "Zoyzia japonica" - Grama esmeralda

  Manutenção das espécies - além dos cuidados diários que são as regas, mensalmente um jardineiro encarrega-se de podar, controlar pragas e ervas daninhas, adubar, podar, podar a grama e demais espécies em maciços redondos ou ortogonais.

Gui__14

  Os proprietários aprovaram o resultado final e utilizam o jardim diariamente nos seus diversos ambientes como se fosse uma extensão da casa. a sensação que os clientes pediram acreditamos que conseguimos transmitir que é realmente de um oásis no meio da agitação da cidade. ao mesmo tempo, quando estão dentro da casa as janelas permitem contemplar todo o verde lá fora.

                              Gui__34    Gui__33

Imagens: divulgação