A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

A água e os jardins


Agua_e_Jardins_Monique_Briones_9

  O ruído, o movimento, a fluidez... Tudo isso faz com que ela seja um elemento muito tentador e quase obrigatório a ser usado no paisagismo. E isso acontece desde os tempos ancestrais. Sem dúvida aporta muito a um jardim.

Agua_e_Jardins_Monique_Briones_8

    E por suas diversas formas de uso, às vezes temos tantas opções que, como paisagistas, ficamos na dúvida.

  Fontes, laguinhos, cascatas, esculturas, espelhos d'água... Um sem fim de ideias e aproveitamentos que se pode dar a este elemento tão transcendental. E que não pode faltar em um bom projeto de paisagismo.

Agua_e_Jardins_Monique_Briones_1

  E uma vez definida de que forma se usará a água no jardim, cabe decidir que estilo terá esse elemento. Se clássico, formal, natural, moderno, zen, etc... As paisagens ao redor e o estilo da casa costumam ser muito importantes nesse momento e devem ser tidos em conta.

Agua_e_Jardins_Monique_Briones_4

  Uma boa escolha das plantas que estarão próximas a esse elemento também é fundamental, assim como que o tamanho deste elemento seja proporcional ao espaço do jardim. Um lago muito grande em um pequeno jardim não é a melhor solução. Mas o fato de não ter espaço, caso das sacadas e terraços, não impede de ter o burburinho gostoso do movimento d'água. Uma pequena fonte pode resolver seu problema.

          Agua_e_Jardins_Monique_Briones_6  Agua_e_Jardins_Monique_Briones_7

  A segurança em caso de jardins com crianças, a iluminação e a manutenção desse elemento também devem ser minuciosamente planejadas na hora de incorporar a água como elemento no projeto.

Agua_e_Jardins_Monique_Briones_5

  De qualquer modo, como muita ou pouca manutenção, espelhos d'água ou pequenas fontes, não podem faltar água no seu jardim. O valor ornamental deste elemento é incalculável e a paz que ele trará a você será indescritível.

www.lapaisajista.com

Imagens: arquivo pessoal