A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Projeto mostra que jardim na varanda e animal de estimação pode combinar sim


Ivani_Kubo_varanda_5

                                    Ivani Kubo salienta: "O importante é sentir o sonho de cada                          cliente e planejar tudo de maneira que o espaço se torne perfeito"

  O painel que reveste a parede dos fundos foi feito em cumarú certificado e o local recebeu bica d’água para deixar o ambiente mais acolhedor, relaxante. “Um outro desejo da minha cliente era ter espécies frutíferas. Então utilizei a jabuticabeira, a carambola, a pitanga, acerola, romã, limão siciliano e morangos. Formei também uma pequena horta, com as hortaliças mais usadas na casa: salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, tomilho, orégano, entre outras”, salienta Ivani. Além dessa vegetação específica, a paisagista também usou as espécies ornamentais: azaleas, lavandas, jasmins, orquídeas colocadas nas árvores, buxinhos, palmeira Phoenix, mini-papirus, cica revoluta, nandina doméstica, bambu mossô, entre outras espécies.

Ivani_Kubo_varanda_1

A família toda aproveita para colher os frutos das inúmeras espécies frutíferas 

  Segundo Ivani, o segredo do jardim em varanda é a drenagem perfeita para nao empoçar água, e a escolha correta da espécie, dependendo da luz solar direta ou indireta que a varanda recebe. No mais, só a rega contínua para garantir a beleza do paisagismo local. Para isso, é essencial um ponto de torneira ou irrigação automatizada - muito usada atualmente em varandas de apartamento, por sistema de gotejamento.

Ivani_Kubo_varanda_7

Além da mini horta e das espécies frutíferas, a paisagista também usou as espécies ornamentais

  A iluminação cênica entre as folhagens é essencial também: dá vida ao jardim nas horas noturnas. Caminhos são importantes, assim o espaço ganha forma de jardim. Os pedriscos fulget decoram e complementam o 'jardim' da varanda. “A manutenção é tranquila. Apenas três vezes ao ano e a garantia do jardim perfeito em todas as estações”, ressalta Ivani, que priorizou a utilização dos móveis em madeira certificada.

Ivani_Kubo_varanda_8

                        Segundo a paisagista, a manutenção é necessário manutenção apenas três                         vezes ao ano e a garantia do jardim perfeito em todas as estações

  Parte da varanda, onde foi implantado o jardim, recebeu contenção com cruzetas (madeiramento antigo), sendo que o espaço onde a mesa em madeira de demolição foi disposta ficou no piso de porcelanato existente na varanda, oferecendo assim, dois momentos na mesma varanda. “O importante é sentir o sonho de cada cliente e planejar tudo de maneira que o espaço se torne perfeito. Para tal, é preciso exercitar a criatividade profissional, tornando o espaço se muito agradável”, finaliza a paisagista.

Contato http://ivanikubo.blogspot.com/

Imagens: divulgação arquivo pessoal