A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Na Europa, finalmente chegou a primavera.


A paisagem tão cinza e fria começa a se transformar, a neve se derrete, começam as chuvas que junto com os dias mais longos e o aumento da temperatura, vão despertando as sementes em dormência no solo, vão animando as plantas adormecidas a agitar-se e querer reiniciar o ciclo de vida.

Como a cada ano, os primeiros a avisar que a primavera chegou são as amendoeiras. Com sua floração exuberante e de um rosa pálido.

Monique_briones_amendoeiras

Os campos antes tão tristes se transformam em verdadeiros oceanos de erva recém brotada com pontos brancos reluzentes aqui e ali. Amendoeiras precoces, ávidas por ser as primeiras e que nenhuma outra planta roube o seu protagonismo. Elas são as portadoras da boa noticia. O inverno se acaba. Recomeça a vida.

Monique_briones_amendoeiras_1

O perfume é inconfundível. Amêndoas. Passear pelo campo com o sol já esquentando nossa pele tão necessitada desses raios de vida é revitalizante.

Então os campos começam a tingir-se de amarelo, com diversos tipos de ervas crescendo e dominando a paisagem, com a cor da vida.

Monique_Briones_amarelas

Amapolas vermelhas e pequenas margaridas brancas se unem à coreografia, a paisagem não poderia ser mais apaixonante.

Monique_Briones_vermelhas

Monique_Briones_brancas

Cerejeiras aproveitam o momento e também mostram porque vale a pena esperar tanto por esta estação.

Monique_briones_cerejeira_1

Monique_Briones_cerejeiras

As demais plantas também já não querem esperar mais e tudo começa a mudar de cor. Ramos antes de aparência seca e morta, de repente são verdes, um verde jovem, intenso.

Monique_briones_florao

Monique_briones_florao_1

Nos jardins a coisa também esquenta. Primeiro as camélias, logo as tulipas, muscaris, narcisos, bulbos plantados durante o inverno e que aparecem do nada para te dar uma surpresa. Os lilos (Syringa vulgaris) também participam desse espetáculo, com flores lilases e branca e um perfume embriagador.

Monique_Briones_Jardim

Monique_Briones_Camelia

Os rios aumentam o caudal, devido a grande quantidade de chuva, e fluem com vigor.

Já nada mais freia esse glorioso momento que é a chegada da primavera. A mudança é tão intensa e brutal, que não existe quem não se deixe influenciar pela sensação de vida que transmite. Pássaros cantando com toda a força dos seus pequenos pulmões, borboletas, abelhas, vida, vida, vida...

monique_briones_primavera

Sempre amei a primavera. Mas ao viver em um país onde o inverno não é tão duro, como é caso do Brasil, nunca imaginei que uma simples estação poderia causar tamanhas sensações.

monique_briones_primavera_1

É como se tudo fosse possível. Esse é o principal sentimento que a primavera europeia traz.

Esperança.