Piscina com borda infinita: Cheia de encantos, por Adriana Morávia e Flávia Soares
- a Redação
A piscina de borda infinita tem beleza singular. Além de valorizar o imóvel, esse recurso torna o lazer mais prazeroso e oferece aos usuários uma paisagem apaixonante, ao criar a ilusão da água se misturando à paisagem local
Piscina do hotel One&Only Reethi Rah, nas Maldivas
Ela se funde à paisagem criando uma bela e majestosa cena, digna de uma pintura. As piscinas com bordas infinitas são lindas, valorizam a arquitetura e criam a ilusão de que a água some no horizonte. Esse recurso é cada vez mais especificado nos projetos, tanto residenciais quanto comerciais.
Projeto do Arq. Paisagista Benedito Abbud para resort
Além de muito bonitas, as piscinas com bordas infinitas valorizam o imóvel e realçam a beleza do entorno, como reforça a arquiteta Adriana Morávia: “O maior benefício de uma piscina desse tipo é a vista panorâmica e o meio ambiente. Ela confunde-se com o céu, montanhas ou jardim”.
Piscina borda infinita do hotel Ubud Hanging Gardens, em Bali, na Indonésia
Além disso, há outras vantagens. “Elas possuem um sistema de filtragem que ajuda a bombear água, a partir do tanque de retorno para a piscina principal. O sistema de retorno da água é o mesmo usado na filtragem, por isso, é possível utilizar a mesma bomba e o filtro da piscina”, explica Adriana.
Para apreciar toda a beleza da piscina com borda infinita e tornar o lazer mais prazeroso é preciso, antes, tomar alguns cuidados. “É necessário prever no projeto onde a água vai transbordar para não molhar todos os ambientes em volta, já que nesse tipo de piscina há essa possibilidade. O ideal é especificar grelhas ou mesmo um espelho d’água junto com a piscina. Outro cuidado importante é com as crianças, se o desnível for muito grande, para evitar acidentes”, destaca a arquiteta Flávia Soares.
Arq. Flávia Soares
Segundo Adriana, as piscinas de borda infinita podem ser especificadas em terrenos que tenham no mínimo trinta metros quadrados. Os materiais usados para projetá-las são os mesmo utilizados em piscinas comuns. Mas na construção, um detalhe é imprescindível. “É preciso instalar um tanque de retorno, em formato de calha, ao redor da piscina para que a água caia, seja coletada, e retorne para a piscina através de eletrobombas”, lembra a profissional.
Projeto da Arq. Flávia Soares
Esse tipo de piscina cai bem com qualquer décor, mas Flávia dá dicas de ambientes que podem valorizar ainda mais a beleza desse recurso. “A piscina com borda infinita cai muito bem com um deck. Assim, a área de lazer fica mais aconchegante e sofisticada. Uma boa pedida também é inseri-la em terrenos mais inclinados e em pilotis”, encerra a arquiteta.
Projeto do Paisagista Gilberto Elkis
Piscina do Hotel du Cape-Eden-Roc, no Cabo de Antibes, França
A piscina de borda infinita valoriza o entorno e também a arquitetura.
Piscina borda infinita em residência no Marrocos
Projeto do Arq. Paisagista Benedito Abbud, para residência
Piscina Residência na Califórnia
Arquiteta Flávia Soares salienta a importância de prever no projeto onde a água vai transbordar para não molhar o espaço em torno da piscina.
Contato:
MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Paula Horta
(31) 9852-7018
Fernanda Pinho
(31) 8431-7240