Paredes Vivas

Paredes Vivas


paredes vivas rafaela novaes 1

Podemos dizer que o pai do jardim vertical é o francês Patrick Blanc. Com seu jeito excêntrico, esse apaixonado pelo  reino vegetal cobriu muitos edifícios e paredes mundo afora.

paredes vivas rafaela novaes 2

Tivemos o prazer de conhecê-lo em Boston, no congresso da ASLA em 2013 e pudemos aprender como funciona o sistema que ele desenvolveu para seus jardins verticais. Fácil e simples para ele. Aqui no Brasil existem muitos tipos de muros verdes.

paredes vivas rafaela novaes 3

O mesmo conceito criado por Patrick Blanc é feito por aqui, cheio de jeitinhos e sem a genialidade e conhecimento de seu criador. Nunca conheci uma empresa que executasse jardins com esse método com tanta excelência. Pouco tempo depois de instalada, existe um acúmulo de substrato no fundo e falta no topo da parede. As plantas demonstram seu descontentamento pela falta e excesso de água causada pelas irregularidades do método.

paredes vivas rafaela novaes 5

Outro modo bastante conhecido é o de tela com as cuias de plantas penduradas. É uma solução de rápida execução, e com custo de mais baixo. Mas, de manutenção constante. As plantas se desenvolvem sempre dentro do vaso, causando o enovelamento da raiz. Depois de um tempo não existe mais como a vegetação se desenvolver, a terra/substrato pelo processo de lixiviação chega a seu limite e a troca por uma nova planta é feita. Além de ter material derivado do petróleo em sua estrutura, existe o desperdício com o excesso de água que escorre por entre os vasinhos.

paredes vivas rafaela novaes 4

Por aqui, preferimos outro método. Desde que com uma execução bem orientada . Os módulos cerâmicos GreenWall cumprem com maestria a necessidades das plantas de se desenvolverem com vigor e exuberância. Com a escolha adequada das plantas, um bom sistema de irrigação e um substrato de boa qualidade, é possível criar paredes vivas dos mais variados tamanhos e estilos, com a possibilidade de incorporar elementos variados ao seu jardim vertical sem problemas.

paredes vivas rafaela novaes 5

Diferente dos outros métodos, o sistema GreenWall Ceramic exige uma instalação mais trabalhosa por exigir pedreiro e uma manutenção sendo baseada basicamente da poda das plantas que se desenvolvem com mais força.

paredes vivas rafaela novaes 7

Internos ou externos, os jardins verticais podem contribuir para a redução da temperatura em áreas fechadas, proporcionando conforto térmico e economia no uso do ar-condicionado. Também pode reduzir a poluição sonora e do ambiente.

Sem dúvidas é uma ótima solução para você ter a natureza por perto.

Arq. Rafaela Novaes