Orquídeas seus cuidados e seus encantos - By Rafaela Novaes


jv rafaela

Estas plantas apenas se apoiam sobre outras e jamais prejudicam as plantas hospedeiras, pois suas raízes são capazes de retirar os nutrientes da matéria orgânica em decomposição sobre os troncos e da umidade do ar. Temos também espécies terrestres como o caso das Arundinas e Sobrálias.

Praça do Bar Rafaela Novaes-111

Muita gente me pergunta se elas sofrem com as mudanças climáticas. Devido à rusticidade da maioria das espécies, elas passam pelas mudanças de estações sem grandes problemas. Atendendo aos cuidados básicos como iluminação e umidade, elas podem durar por vários anos. Mas sempre é bom optar por espécies já adaptadas à nossa região, pois assim sua durabilidade é maior.

paredes vivas rafaela novaes 3

O sonho de alguns é ter um orquidário em casa, e para isso acho crucial a admiração e cuidados pelas plantas. É importante atentar-se para a questão da insolação, que deve respeitar os 50% de incidência solar. As orquídeas gostam de umidade constante, mas nunca do excesso de água. Para isso, é indicada a rega (dependendo da época) de 2 a 3 vezes por semana. Podemos também utilizar borrifadores. Uma dica é checar o substrato: se estiver seco, molhar. Se estiver molhado, manter.

paredes vivas rafaela novaes 6

Para quem tem pouco espaço, sugiro criar as orquídeas amarradas em troncos de árvores, palmeiras. Uma ótima solução é o uso de toras de árvores, onde podem ser amarradas várias orquídeas numa mesma tora. Em meu jardim tenho várias orquídeas amarradas em troncos de árvores, palmeiras e arbustos grandes, garantindo belas flores durante o ano todo.

Contato: www.rafaelanovaes.com.br


Publicidade