A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Projeto de Marcelo Faisal é solução para recuperar o ecossistema

Projeto de Marcelo Faisal é solução para recuperar o ecossistema


 O mercado da construção civil é apontado como um dos maiores devastadores de espaços verdes em todo o mundo, porém, há uma tendência de mudar a forma de construir, criando projetos sustentáveis e que recuperem a flora através de projetos paisagísticos bem estruturados, que valorizem a recuperação de áreas.

nova jaguari marcelo faisal 5

Dentro desse contexto, através de um estudo aprofundado de paisagismo, o arquiteto Marcelo Faisal coleciona projetos com essa proposta. O mais novo é o recém lançado Nova Jaguari, bairro planejado em Santana de Parnaíba, que valoriza espaços verdes em meio ao projeto de construção.

 

nova jaguari marcelo faisal 1

Para Faisal, o projeto do Nova Jaguari trouxe a oportunidade de não apenas criar um ambiente agradável ao bairro, mas também resgatar o ecossistema da região. “Como paisagista, tive o privilégio de resgatar uma área árida e criar um verdadeiro oásis em meio a cidade, com espaços de convivência em meio a espécies nativas de árvores”, comenta.

nova jaguari marcelo faisal 2

O empreendimento traz uma nova linguagem em moradia, inspirado nos modelos de bairros norte americanos, com planejamento paisagístico e estrutural, viabilizando segurança e comodidade, integrados à natureza.

nova jaguari marcelo faisal 3

Essas características são comuns em empreendimentos de alto padrão, mas desta vez todo esse requinte está disponível às classes média e baixa. “Fiquei emocionado ao saber que iria projetar um bairro acessível para famílias com rendas inferiores, para as classes B e C, trazendo um conceito de moradia e convívio com áreas verdes diferenciado para todos, um projeto que valoriza também todo o entorno”.

nova jaguari marcelo faisal 4

Neste projeto Faisal fez uma pesquisa aprofundada sobre espécies nativas, para utilizar ao máximo plantas da região, valorizando não apenas os ambientes de convivência do bairro, mas utilizando a iniciativa da construtora em prol do meio ambiente.

nova jaguari marcelo faisal 5

“Minha intenção foi mesclar espécies nativas e frutíferas, criando um ambiente sustentável, favorecendo o paisagismo e o convívio com a natureza. Através do trabalho paisagístico é possível reequilibrar a natureza e resgatar o equilíbrio entre os seres e o meio. É gratificante fazer parte de um projeto que tem como objetivo melhorar a integração com a natureza, e principalmente que a coloque em primeiro lugar”, finaliza.

 

nova jaguari marcelo faisal 2

Construção civil investe em reflorestamento de espécies nativas