A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Setor da Construção Civil se reúne para conhecer 1º prédio wood frame do Brasil - sustentável e industrializado

Setor da Construção Civil se reúne para conhecer 1º prédio wood frame do Brasil - sustentável e industrializado


O dia 24 de agosto de 2016 entrou para a história da construção civil brasileira como a data da finalização do primeiro prédio com tecnologia sustentável wood frame do Brasil, em Araucária, no Paraná. A montagem do prédio de três pavimentos durou 40 horas, com jornadas de oito horas de trabalho diárias foi feita em parceria com a CRM Construtora. Mais de 200 profissionais, empresários e entidades do setor da construção de todo o país visitaram a obra e a fábrica da Tecverde e puderam conferir de perto a eficiência e qualidade do sistema construtivo, além de acompanhar a montagem em tempo real do último pavimento do prédio. Compareceram diretores de grandes construtoras como MRV, Casa Alta e Rodobens, bem como parceiros de grandes entidades como da Caixa Econômica Federal, Sinduscon, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Instituto Falcão Bauer, Cohapar, entre outros.

Predio Tecverde 1

Trazido ao país em 2009 e tropicalizado para os padrões brasileiros de construção pela empresa paranaense Tecverde, o sistema construtivo é aprovado pelo Ministério das Cidades e premiado internacionalmente por estar mudando a forma de construir no país, para uma forma mais eficiente e sustentável. Após mais de 85 mil m² construídos, de casas do Minha Casa Minha Vida a casas de alto padrão, e mais de 10 mil famílias morando em casas eficientes, a Tecverde dá mais este importante passo. A montagem inaugura um novo ciclo para empresa, que recentemente recebeu investimento internacional para ampliar a sua atuação no país.

“Esta foi a primeira vez que aplicamos o nosso sistema construtivo em duas torres de edifícios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida. Porém, não é um programa experimental, fora do país já existem prédios em wood frame, construídos há muitos anos. Esta é a forma mais moderna que existe para se construir no mundo, com tecnologia de ponta, agilidade e economia. É o que nosso país precisa para sair da crise imobiliária e estamos orgulhosos de proporcionar isso ao Brasil”, comemora Caio Bonatto, sócio-fundador e CEO da Tecverde, empresa premiada internacionalmente (ONU, Unesco, Hèrmes de Innovación) pela inovação na construção civil.

Maiores Construtoras do país validam o wood frame e estão engajadas na transformação da indústria para uma realidade mais sustentável

“Nós como MRV vemos como fundamental a migração da construção civil para novas e sustentáveis tecnologias, é uma avanço, não podemos andar pra trás. Já estamos realizando um condomínio de sobrados com a Tecverde em Suzano, São Paulo, e agora vim de São Paulo ver esta grande novidade. É muito importante em vários fatores, principalmente na sustentabilidade e velocidade da obra. Faz um tempo que estou acompanhando a Tecverde, fui com eles em uma visita técnica no Canadá onde se usa essa tecnologia há 200 anos. Agora que eles estão no pulo final, junto com o IPT e com a Falcão Bauer, estão tirando o selo para financiamento do prédio com a Caixa, aí vamos firmar continuidade na nossa parceria para prédios que é o nosso grande filão”, José Roberto Pereira de lima, Gestor Executivo da MRV.

Predio Tecverde 4

A Casa Alta Construtora validou o sistema e também já é parceira da Tecverde para projetos de prédios em wood frame. “Um dos pontos principais que validam este sistema é sua rapidez, sem dúvidas. A qualidade é altíssima superando inclusive a alvenaria. Países desenvolvidos já usam há anos e com sucesso, então não tem sentido um país como o Brasil ainda não adotar. Inovar e buscar novos resultados é muito importante na construção, o que eu fiz foi isso e acredito muito no resultado positivo desta parceria”,declara Juarez Wieck, presidente da Casa Alta Construtora.

QUALIDADE COMPROVADA

A tecnologia wood frame aplicada para edificações é o resultado de três anos de pesquisa. “Este é um projeto de grande impacto desenvolvido nos dois últimos anos em conjunto com instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Falcão Bauer, IPT no Brasil e FPI Innovation e BCIT do Canadá”, explica Pedro Moreira, diretor de engenharia da Tecverde. A tecnologia utilizada em edifícios multifamiliares com até quatro pavimentos desenvolvida pela Tecverde segue os padrões internacionais e atende às normas brasileiras quanto ao desempenho estrutural, incêndio, impermeabilização e conforto termoacústico. O sistema apresenta performance e durabilidade iguais ou superiores ao sistema convencionais, tendo durabilidade superior a 50 anos sem grandes manutenções. A tecnologia Tecverde para casas e sobrados já é financiada desde 2012 pela Caixa Econômica Federal e outros bancos.

Predio Tecverde 3

“A entrada no mercado vertical vai ao encontro da visão da empresa de se tornar a maior fornecedora de habitações residenciais no mercado nacional, sempre buscando tornar o setor da construção civil mais industrializado e sustentável”, explica José Márcio Fernandes, diretor de tecnologia da Tecverde.

DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT HABITACIONAL

Observa-se no mercado internacional uma tendência para aplicação de tecnologias que tornem as edificações mais sustentáveis, desde o sistema construtivo aplicado com base em recursos renováveis até um aumento na automação destas edificações. Alinhada a esta tendência e sabendo da realidade brasileira a Tecverde busca promover a sustentabilidade e democratizar o acesso a edifícios construídos com tecnologia inovadora. A construção vertical, diferente da horizontal, possibilita edifícios nos centros urbanos, onde estão localizados os maiores déficits habitacionais.

Predio Tecverde 2

Para atender essa demanda, a eficiência do processo de montagem da tecnologia Tecverde possui sinergia com estas regiões, que necessitam de um processo construtivo rápido e de baixo impacto ambiental. A atuação da Tecverde em parceria com a CAIXA Econômica Federal, prefeituras e construtoras já vem mudando a realidade de muitas pessoas e também diminuindo o déficit habitacional de muitas cidades.

Empresa cresce 100% ao ano e expande para sudeste e centro-oeste

Apresentando-se como solução eficiente à crise imobiliária do país, a Tecverde, vislumbra um futuro mais que promissor. Com o aporte de 40 milhões de reais do fundo americano GEF (Global Environment Fund) para ampliação da produção, abertura de mercado, desenvolvimento de novos produtos e desenvolvimento imobiliário de empreendimentos que usem a tecnologia wood frame, a Tecverde pretende dobrar o faturamento ainda em 2016.

Predio Tecverde 5

Com uma média de crescimento de 100% ao ano desde sua fundação, não é à toa que os empreendedores da Tecverde vêm atraindo investidores e gerando negócios inovadores voltados para a industrialização da construção civil. “Iremos faturar este ano 40 milhões de reais somente com a venda de painéis Tecverde instalados. Isso equivale em preço final de imóvel a 150 milhões de reais”, explica Beto Justus, Co-fundador e Diretor de Desenvolvimento Imobiliário da Tecverde.

Com esse impulso financeiro, o objetivo é entrar em novos mercados com foco no interior de estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina em 2016, e atender estes mercados com capacidade de produção de fábrica duplicada para seis mil casas/ano até 2017. O foco da empresa é o construtor e o incorporador, com dois modelos de negócios diferenciados: o Kit Tecverde que é o fornecimento das casas montadas ao construtor, processo que representa 65% do escopo da obra; e o Desenvolvimento Imobiliário, que é o desenvolvimento de empreendimentos a partir de áreas recebidas até a participação na incorporação junto aos seus parceiros.

Sobre a Tecverde e o Wood frame

Localizada em Curitiba e desde 2009 atuando no sul e no sudeste brasileiro, a Tecverde se baseia em um conceito inovador de construir casas no Brasil. As grandes dificuldades encontradas no meio tradicional em alvenaria, como custos e prazos incertos, comum em um mercado dependente de mão de obra pouco qualificada e com baixos níveis de industrialização, são eliminadas no processo de construção Tecverde.

A tecnologia utilizada chamada de wood frame foi a escolhida, pois foi a que melhor conseguiu reunir aspectos de industrialização (sem limitar a flexibilidade de personalização dos projetos), agilidade, conforto e sustentabilidade. As casas Tecverde são produzidas em um prazo até três vezes menor que o processo de construção tradicional e ainda reduzem os desperdícios em até 85%, as emissões de CO2 em até 80% e utiliza 90% menos água em seu processo.

Essa tecnologia foi transferida da Alemanha para a Tecverde com apoio técnico de um convênio com o Ministério da Economia de Baden Wurttemberg e apoio da FIEP, SINDUSCON-PR, SENAI e outras 34 empresas. Aqui no Brasil foi tropicalizada, isto é, foi adaptada à cultura do brasileiro em habitações em relação a algumas características presentes na tecnologia utilizada no exterior.

TECVERDE:

www.tecverde.com.br

R. Otto Willi Michaelis, 330 B. Butiatuvinha, Curitiba – PR

Fone: (41) 3209-2431

Facebook.com/tecverdeengenharia

Instagram.com/tecverdeengenharia

linkedIn/tecverdeengenharia