A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Conheça os 7 itens que fazem da CASACOR a mostra mais sustentável do país

Conheça os 7 itens que fazem da CASACOR a mostra mais sustentável do país


Evelyn Muller CASACOR

De acordo com Luiz Henrique Ferreira, diretor da empresa de consultoria, “a mostra conseguiu mais uma vez ir além do previsto e mostrou a importância das práticas que visam a diminuição do impacto ambiental e os efeitos positivos da integração do evento com a sociedade”.

Evelyn Muller CASACOR1

Para Darlan Firmato, arquiteto responsável pelo planejamento e montagem da CASACOR, “os benefícios das ações de sustentabilidade desenvolvidas atingiram todos stakeholders da mostra. Este ano, a avaliação de satisfação com a obra de CASACOR, medida entre os profissionais participantes e seus fornecedores, atingiu o índice de 86%, evidenciando o reconhecimento das nossas práticas e indicando que estamos no caminho certo”.

Evelyn Muller CASACOR2

Veja abaixo os 7 itens que tornam a CASACOR a mostra mais sustentável do país:

1- Economia de energia

De 2014 até 2017 a mostra já economizou cerca de 50% em energia elétrica nos gastos totais, sendo que mais da metade dessa economia é proveniente do incentivo ao uso de lâmpadas LED, que hoje atinge cerca de 90% dos ambientes.

2 - Consumo de água

O sistema de captação de água de chuva evitou que 18.200 litros de água potável fossem utilizados na rega dos ambientes que possuem paisagismo. Número que representa 15% do total de água potável consumida pela mostra.

Evelyn Muller CASACOR3

Além disso, o consumo de água ficou 7,4% abaixo da meta estipulada pelos organizadores. As soluções ambientais adotadas durante a montagem da mostra, como dispositivos economizadores, campanhas de conscientização e uma complexa rede de monitoramento com hidrômetros setorizados, resultaram em uma economia de água de 22% em comparação com a mesma fase do processo no ano passado.

3- Soluções sustentáveis nas áreas comuns e espaços funcionais.

As lixeiras foram reposicionadas para que não houvesse mistura de resíduos e a triagem ocorresse diretamente na fonte. O posicionamento estratégico das lixeiras, aliado a uma campanha de conscientização e forte comunicação visual, reduz a necessidade de um trabalho manual insalubre de triagem de resíduos e eleva os índices de reaproveitamento para cerca de 90% no caso dos resíduos recicláveis. Nos banheiros, os sanitários utilizaram dispositivos economizadores de água. O piso utilizado nos decks das áreas comuns foram desmontáveis e serão reutilizados.

4- Materiais de orientação e consumo

Os mapas impressos de localização para os visitantes da mostra tiveram a gramatura e dimensões reduzidas, representando uma economia de aproximadamente 37.000 folhas de sulfite A4. Canecas de fibra de coco foram distribuídas aos colaboradores do evento o que gerou uma economia de 80.000 copos descartáveis. Para o público em geral que frequentava o escritório administrativo, os copos plásticos foram substituídos pelos de papel para facilitar a reciclagem do material.

Evelyn Muller CASACOR4

5- Ingressos

A CASACOR deu desconto de 20% no preço do ingresso para os visitantes que foram ao local de bicicleta. Os ingressos, na maioria, foram comprados pela internet o que ajudou também na redução do consumo de papel.

6- Resíduos

Das cerca de 500 toneladas de resíduos geradas com a montagem da mostra, 98% do material foi reaproveitado e o que ainda apresenta condições está sendo doado para ONGs (Organizações Não Governamentais) que realizam trabalhos sociais em São Paulo.

Entre os materiais, até agora foram 276 toneladas de concreto, ferro e outros compostos reaproveitados; 103 toneladas de madeira foram para reciclagem ou utilizadas na geração de energia com a queima; e 117 toneladas de gesso foram encaminhadas para serem reintroduzidas na construção civil por meio do aumento de volume no processo produtivo do cimento.

Evelyn Muller CASACOR5

Os resíduos recicláveis de papel, papelão, plástico e vidro gerados na montagem e por colaboradores que trabalharam durante os dois meses da mostra, além do gerado pelos visitantes, que ao todo somaram 21,5 toneladas, foram enviados para Cooperativas e Aparistas.

As mais de 3 toneladas de resíduos orgânicos foram compostados e viraram adubo para uma horta aos funcionários da CASACOR e doado para a equipe dos restaurantes (geradoras do material) e para uma horta comunitária.

7- Inclusão social

A organização do evento realizou uma campanha onde 115 visitantes doaram uma ou mais peças de agasalho. Parte da renda da inauguração foi doada para a AACD.

Mais informações:

https://casacor.abril.com.br/