A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Sustentabilidade: CASACOR SP investe em ações sociais, separação de materiais, reciclagem e compostagem

Sustentabilidade: CASACOR SP investe em ações sociais, separação de materiais, reciclagem e compostagem


 

CASACOR SP INVESTE EM ACOES 1

Desde então, a mostra tem tomado uma série de medidas que englobam, entre outras coisas, a redução de resíduos e do consumo de água, o reaproveitamento de materiais e a eficiência energética. Além disso, a CASACOR SP passou também a apresentar ao público métodos sustentáveis de inovar em projetos paisagísticos, de construção e decoração.

Para a elaborarem de seus projetos, os profissionais recebem orientações de Boas Práticas de Sustentabilidade. Este ano, a lista de boas práticas inclui:

  • • A utilização de lâmpadas LED, já consolidada no evento marca presença na maior parte dos projetos;
  • • Utilização de metais sanitários que promovam redução do consumo de água;
  • • Utilização de madeiras sempre com a certificação FSC;
  • • Promoção do uso de materiais e objetos decorativos feitos de resíduos ou reciclados;
  • • Reaproveitamento de materiais de eventos anteriores para elaboração aproveitamento nos espaços;
  • • Recomendação da modulação dos projetos para facilitar montagem e desmontagem com consequente reuso dos materiais;
  • • Incentivo à utilização de técnicas construtivas industrializadas e secas, a exemplo de steel frame, estruturas metálicas e em madeira, placas cimentícias, drywall e painéis de madeira, que permitam o reaproveitamento do material após a mostra;
  • • Adoção de medidas para proteção e preservação do patrimônio histórico do Jockey Club de São Paulo, engajando os arquitetos na causa;
  • • Garantir 100% da acessibilidade em todo o período da mostra, para pessoas com dificuldades de locomoção.

Durante todo o período de montagem e desmontagem, a equipe CASACOR orienta os profissionais e seus colaboradores nos mais diversos temas, tais como organização, limpeza, gestão de resíduos, bom uso da água e energia, preservação do patrimônio histórico e arbóreo, segurança do trabalho, prevenção de incômodos e poluição.

CASACOR SP INVESTE EM ACOES 4

O engajamento dos profissionais com a sustentabilidade é verificado tanto em seus projetos quanto no período de montagem.

Durante o período de evento, realizamos diversas ações, como: treinamento de todos os operadores de A&B e recepcionistas, educação ambiental através de palestra e visitas guiadas para escolas usando o tema da sustentabilidade, promovemos a contratação de recepcionistas com mais de 50 anos, instituímos o mapa reutilizável, que o visitante devolve ao sair e ainda ganha desconto para uma próxima visita, dentre outros.

No ano de 2017, importantes resultados foram conquistados na CASACOR SP, quando o assunto é sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, orgânicos ou não.

CASACOR SP INVESTE EM ACOES 2

Das 1.933 toneladas de resíduos gerados, 98% foram desviados de aterros sanitários, sendo reaproveitados, reciclados ou voltando para o processo produtivo das indústrias, promovendo a Economia Circular. A quantidade total de resíduos gerados foi 28% inferior à meta estipulada, o que representa uma redução de 96 kg de resíduos em cada metro quadrado de ambiente do profissional.

Em 2018, a mostra continua seu trabalho nesse sentido, com a previsão de ressignificar certa de 2 mil toneladas de materiais, entre gesso, plásticos, vidro, isopor, entulho e material orgânico, dentre outros. Nos bastidores da mostra, foi montada uma Central de Triagem, patrocinada pela Leroy Merlin com apoio da Coral e Brasilit.

CASACOR SP INVESTE EM ACOES 3

O material orgânico, por sua vez, é separado e destinado para a área de compostagem, na qual, até a desmontagem da mostra, espera-se produzir cerda de 5 toneladas de adubo, a ser doado ou utilizado nas áreas do Jockey. No período do evento, podemos gerar até 200kg de restos alimentares e para o devido processamento utilizamos uma máquina de compostagem - patrocinada pela empresa Dar a Vida - para acelerar o processo

Este ano, inclusive, os visitantes podem levar para casa o adubo produzido pela CASACOR. Diariamente, a Casa Sustentável Leroy Merlin é abastecida com dezenas de pacotinhos que, mais tarde, vão alimentar jardins e vasos de plantas também fora da mostra.

O grande desafio de CASACOR SP para os próximos anos será atuar fortemente para reduzir o volume gerado de resíduos.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2018, são 17 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e, pela primeira vez, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.