A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CEBRACE - O VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL


Por causa de sua versatilidade, o vidro é um material que tem conquistado espaço importante nas pranchetas e planilhas dos profissionais dedicados a conceber projetos de green building (construção verde). “Não só por ser 100% reciclável, mas também por aliar estética e alto desempenho nas edificações. Isso faz com que o vidro se destaque quando comparado com um outro produto para o mesmo fim”, afirma Carlos Henrique Mattar, gerente de desenvolvimento de mercado da Cebrace, empresa líder na produção de vidro plano e primeira do setor vidreiro a ser membro fundador do Green Building Council Brasil (GBC).

Cebrace_-_Laminado_vidro_de_segurana_-_piso_e_cobertura

A transparência do vidro resulta numa melhor iluminação natural nos espaços, o que traz economia com energia elétrica. Isto é fundamental para obtenção de pontos no LEED, por exemplo, e conseqüentemente para a conquista da certificação verde. Essas vantagens talvez sejam as mais aparentes para muitas pessoas. No entanto, a aplicação do vidro hoje em dia vai muito além disso. “O avanço na tecnologia permitiu o desenvolvimento de vidros de alto desempenho como os autolimpantes e os de controle solar e acústico. Todos comprometidos com a preservação natural”, comenta Mattar.

Variedade - Os vidros com propriedade autolimpante reduzem a necessidade de limpeza e permitem economia no consumo de água e de despesas com produtos contribuindo com a natureza ao dispensar uso freqüente de detergentes. Além disso, oferecem vantagens como proteção contra os raios UV (ultravioleta) e visão sempre nítida, mesmo em dias chuvosos. Isso porque sua superfície não acumula sujeiras, como ocorre com os outros produtos similares.

Cebrace_-_Bioclean_vidro_autolimpante_-_guarda-corpo_externo

Os vidros de controle solar, utilizados nas fachadas e coberturas, têm a função de filtrar os raios solares por meio da reflexão da radiação em todas as suas freqüências. Isso faz deles grandes aliados do conforto ambiental e da eficiência energética nas edificações, pois permitem uma redução do uso de ar-condicionado, proporcionando menor consumo de energia elétrica.

A tendência no segmento de vidros de controle solar são os produtos de baixa reflexão e de altíssimo desempenho, os vidros seletivos. Eles possibilitam a redução da entrada de calor no ambiente ao mesmo tempo em que controlam a transmissão luminosa, tudo com uma reflexão quase tão pequena quanto a de um vidro comum. A novidade nessa área é o Cool Lite KNT e o Cool Lite SKN, produtos de última geração lançados pela Cebrace.

Cebrace_-_Reflectafloat_e_Laminado_vidro_de_controle_solar_e_segurana_-_cobertura

Além dos lançamentos, a Cebrace oferece uma gama de produtos especiais que atendem às exigências do mercado em relação às questões ambientais, como o Eco Lite, o Reflecta Float e o Cool Lite (controle solar), o Bioclean (autolimpante), o Optimirror (espelho copper free – livre de cobre), entre outros.

Lição dentro de casa – No setor vidreiro, o esforço não está apenas no desenvolvimento de produtos sustentáveis, mas também na melhoria constante de seus processos produtivos. Afinal, um bom projeto de construção sustentável leva em consideração o baixo impacto ambiental desde a extração da matéria-prima até seu descarte. A adoção de fornos de gás natural e o uso de precipitadores eletrostáticos para redução de poluentes são duas medidas adotadas pela Cebrace para melhorar seu desempenho.

Cebrace-fernando-brandao-casa-cor-trio-2010

Além disso, a empresa possui um Sistema de Gerenciamento Ambiental utilizado para organizar suas ações destinadas à proteção do meio ambiente, como o comprometimento com vários programas de gerenciamento de reciclagem, tratamento de água e economia dos recursos naturais, bem como metas para redução de consumo de água, energia elétrica e madeira utilizada nas embalagens de exportação.

cebrace-opti-view-Vidro-Anti-reflexo

OptiView: vidro anti-reflexo desenvolvido para arquitetura

Preocupada com a não-emissão de poluentes atmosféricos, a empresa possui também um Sistema de Gerenciamento de Redução de Resíduos Industriais e Domésticos, sólidos e líquidos, que são reciclados e reaproveitados internamente como matéria-prima ou doados para obras assistenciais. Os cacos de vidro, por exemplo, são utilizados para a produção do vidro float.

 

Contato:

www.cebrace.com.br


Publicidade

Revista Paisagismo em Fogo © 2020. Todos direitos reservados. Por Go Up Publicidade