A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Rain Bird - Irrigação automatizada e a crise de água


Temos no Brasil 12% de toda a água doce disponível no mundo; porém 70% desta água está na Amazônia, com a menor densidade demográfica do país.

A polêmica em torno das causas da diminuição das chuvas em algumas regiões e o aumento acentuado das chuvas em outras regiões é grande, mas é indiscutível que o volume de água total disponível é fixo; não temos como criar mais água. Podemos investir na eficiência da distribuição, racionar o seu uso, reciclar a água usada e de-salinizar água do mar, práticas que se tornam cada vez mais necessárias e usuais, mas continuamos com a certeza que é necessário fazer um bom uso do que temos.

Rain Bird 6

Estamos diante de uma crise de distribuição da água e temos que aprender a otimizar o seu uso.

O Sudeste, que não conhecia a necessidade de conviver com períodos prolongados sem chuva e reservatórios vazios, vê agora o Nordeste com outros olhos e pede ajuda no aprendizado do uso racional e sustentável da água.

Rain Bird 3

A cidade de São Paulo, cortada por dois grandes rios, o Pinheiros e o Tietê, não sabe como aproveitar esta água e ainda despeja esgotos e lixo, poluindo ainda mais.

Rain Bird 5

No Brasil, água e energia andam juntos, o que significa que devemos nos preparar para uma pressão ainda maior, podendo voltar o fantasma do apagão vivido em 2001 a 2002.

Ao contrário do que Para isso, são necessárias informações especializadas para demonstrar que a irrigação automatizada contribui para o racionamento e controle do consumo de água, e fugir das multas por exceder às cotas definidas pelos concessionários de água.se imagina, os Sistemas de Irrigação Tecnificada podem proporcionar economia, racionamento e controle do gasto de água; tendo a capacidade de gerenciar e de medir o consumo podemos monitorar e reduzir os gastos.

Rain Bird 8

Consumo de água

Os concessionários estaduais de água tem faixas de tarifa por volume consumido diferentes e cobram valores diferentes por m3 de água conforme os seus custos. Quanto maior o consumo, maior o preço do m3 de água.

Além disso, a taxa de esgoto é calculada pela taxa de consumo de água; a cada R$1,00 cobrado pelo consumo de água, outro R$ 1,00 é acrescido a título de taxa de esgoto. Isto torna a avaliação econômica ainda mais dramática e necessária.

O retorno ao um investimento em equipamento de Irrigação Tecnificada foi avaliado para áreas de tamanho diversos, com “Pay Back” de 2 a 2,5 anos.

Rain Bird 7

Podemos oferecer ajuda e influenciar em várias questões de relevância:

- Como saber quanta água estamos gastando ao molhar o jardim com a mangueira?

- Como garantir o consumo dentro da cota de água estabelecida e fugir da multa, sem deixar de desfrutar de um jardim bonito e agradável?

- Como enquadrar o consumo em faixas de preço mais baixo por m3 consumido e ainda reduzir a tarifa de esgoto cobrada, sem saber gerenciar o consumo?

- Como poder reduzir o consumo de água de forma significativa em épocas de crise acentuada, mas mantendo o jardim vivo, sem ter as ferramentas de um Sistema de Irrigação Tecnificada?

- Como dosar o volume de água aplicado a necessidade de cada tipo de planta no jardim, sem exageros ou deficiências, sem ter escolhido corretamente os emissores?

- Como adequar o volume de água aplicado as diferentes épocas do ano, com diferentes demandas de água sem ter um controlador de irrigação que facilita a ação rápida e precisa?

- Como variar a quantidade de água conforme a idade e porte das plantas no jardim sem ter um projeto setorizado e com a precipitação conhecida e controlada?

- Como evitar o desperdício de água sem utilizar acessórios simples, inteligentes e de baixo custo, como sensores de chuva, sensores de umidade de solo, sensores climáticos e outros?

Rain Bird 4

Nós sabemos responder a estas perguntas e atender a estas demandas.

E o nosso cliente, geralmente não sabe que não sabe.

Boas Vendas

Equipe Rain Bird

www.rainbird.com.br