A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Maneiras de economizar água na irrigação com a Rain Bird

Maneiras de economizar água na irrigação com a Rain Bird


Recentemente a Rain Bird compartilhou com a Business Wire Chanel um documento cujo o título é: “25 waystosavewater. OneSourcetoMake it Happen”. A tradução seria: 25 maneiras para Economizar Água. Apenas uma fonte para que isto aconteça.

Com base nisso fiz um levantamento e uma análise de quais sãs as melhores dicas para economizar água em cada tipo de sistema de irrigação. Iremos então dividir nosso artigo em Quatro etapas: Jardins Residenciais, Jardins Comerciais, Campos de Golfe e Agricultura. Esta primeira abordagem será então sobre irrigação para jardins residenciais.

Continuando nossa parte de formas de economizar água de irrigação temos:

1.8. – Utilização de bocais mais eficientes.

Temos sempre que fazer nossa avaliação em relação a escolha dos bocais. Se o seu sistema tem mais de 8 anos. Sugiro uma troca de bocais. É rápido e barato. Hoje, temos bocais muito mais eficientes e com maior uniformidade de água.

Temos também que verificar a incidência de vento mesmo quando estamos irrigando no melhor horário ou quanto somos forçados a irrigar em outros horários devido a disponibilidade de água.

Temos os bocais rotativos que são muito eficientes e mais eficazes em locais com alta incidência de ventos.

Bocais de duplo orifício e o novos bocais ajustáveis com rampas defletores que são, disparadamente, os que nos fornecem a melhor uniformidade e eficiência de aplicação.

rain bird maneiras de economizar agua 1

Figura 3 - Bocal rotativo em funcionamento

rain bird maneiras de economizar agua 2

Figura 4 – Bocal Ajustável com rampas defletoras.

1.9. Irrigação de baixo volume sempre que possível.

Aqui existe um problema sério que é a utilização de produtos de irrigação agrícola localizada em irrigação de baixo volume de paisagismo. Apesar de vários serem semelhantes possuem características específicas em relação a desempenho, estética e eficiência.

Temos várias categorias de emissores como: gotejadores de botão, borbulhadores, microsprays e tubos gotejadores. A maioria destes emissores são autocompensantes.

Um emissor autocompensante é aquele que regula a vazão da saída não importando com a vazão e/ou pressão que está no tubo no qual ele está inserido.

A maior eficiência hoje está na utilização do sistema de tubos gotejadores enterrados em gramados e áreas paisagísticas.

rain bird maneiras de economizar agua 3

Fig 5 – Tubo gotejador para uso enterrado.

rain bird maneiras de economizar agua 4

Fig 6 – Gotejador autocompensante em um vaso de parede verde.

1.10. Ajuste o tempo de irrigação por demanda de água.

A exigência de água de qualquer área de irrigação muda de acordo com a estação do ano. Temos variação de temperatura, variação de horas de radiação solar e umidade relativa.

Isso nos leva a uma necessidade de ajustar a irrigação para aplicar exatamente o que nosso jardim necessita.

Eu, pessoalmente, recomendo pelo menos 4 ajustes de tempo de irrigação por ano.

Exija da empresa de irrigação entregue o ajuste de tempo de irrigação na hora da entrega do sistema assim a economia de água será nitidamente grande e seu jardim ficará mais saudável.

Infelizmente o que vemos no mercado é o oposto. Se aplica muita água e a mesma quantidade durante todo o ano.

A grande maioria dos controladores do mercado possuem um ajuste de tempo por percentual onde basta o aperto de um botão que o tempo de irrigação de todos os setores é ajustado automaticamente.

1.11. Irrigue em intervalos e frequência corretos. Exercite o manejo de irrigação.

Existe um costume terrível no mercado de ser irrigar todos os dias com o mesmo tempo durante toda a vida do jardim. Ou seja, não importa a idade do jardim sempre se irriga da mesma forma.

Parte da culpa é das empresas de irrigação, mas os usuários possuem grande parte da responsabilidade.

Temos que fazer a raiz aprofundar no perfil de solo. As plantas devem explorar o maior volume de solo possível. Isso somente é viável com um bom desenvolvimento do sistema radicular. Para tal, temos que ir diminuindo o número de dias de irrigação. E, se necessário, inserir mais repetições por dia para que haja um maior aproveitamento de água pelas plantas.

A idade do jardim determina a quantidade de água a ser aplicada e a frequência.

Abaixo um exemplo de o que pode se conseguir com um gramado diminuindo o número de dias de irrigação sem alterar a lâmina necessária.

rain bird maneiras de economizar agua 5

Fig 7 – Irrigação todo dia com mais ou menos 3 mm de água por irrigação.

Agora vamos iniciar uma irrigação a cada dois dias com uma lâmina maior de 6 mm. Teremos:

rain bird maneiras de economizar agua 6

Fig 8 – Irrigação a cada dois dias com mais ou menos 6 mm de água por irrigação

Agora em um gramado formado e com ais de dois anos de existência podemos chegar em:

rain bird maneiras de economizar agua 7

Fig 9 – Irrigação a cada 5 dias com mais ou menos 15 mm de água por irrigação

1.12. Diminuir tempo de irrigação de áreas sombreadas

Um sistema de irrigação bem dimensionado deve ter setores de sombra separados dos setores de áreas de sol. Assim podemos ter um controle efetivo de tempo de aplicação de água de acordo com o microclima da área.

Infelizmente, são poucas as empresas que prestam atenção a estes detalhes.

1.13. Irrigue coisas que necessitam de irrigação

Verifique se o seu projeto está irrigando passeios, muros ou janelas. Se está você está irrigando coisas que não necessitam de irrigação, está jogando água fora.

1.14. Verifique se os setores estão atendendo todas as plantas de cada área.

Muitas vezes a irrigação somente é feita pensando no gramado e se equece das necessidades específicas de arbustos e outras plantas. Deve se inserir, quando necessário, irrigação suplementar para estas plantas para que as mesmas recebam a

Em nosso próximo encontro iremos iniciar um novo tópico. Como economizar água de irrigação em grandes sistemas de irrigação para Jardins (obras comerciais).