A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Quais as plantas para jardim vertical mais indicadas?

Quais as plantas para jardim vertical mais indicadas?


PI blog MAIO18 22

A seguir, confira nossas dicas a respeito das plantas mais utilizadas para o jardim vertical, atentando para como elas podem destacar ainda mais o espaço. Com as espécies certas, o seu jardim vertical vai não somente ornamentar a sua casa, como também a trazer boas energias. Veja só e coloque já essa ideia em prática!

5 dicas de plantas para seu jardim vertical

1. Samambaia

As samambaias são um clássico dos jardins verticais, já que trazem mais verde e fartura ao espaço. Trata-se de uma espécie muito popular e que apresenta fácil manutenção. Por isso, ela é ideal para incluir em sua parede verde - como também são chamados os jardins verticais.

PI blog MAIO18 22 1

Apesar de não possuírem flores, as folhas grandes em formato pontiagudo garantem a beleza da planta. Elas se desenvolvem melhor sob incidência solar indireta e bastante umidade, mas não aguentam temperaturas muito baixas (inferiores a 15º). O seu tamanho pode variar de acordo com a espécie em questão - algumas ficam com poucos centímetros, enquanto outras podem atingir cerca de 20 metros).

2. Bromélia

Essa é uma planta dotada de lindas e exóticas flores (geralmente em tons de vermelho), ideais para trazer um pouco mais de alegria ao seu jardim vertical. As bromélias são imponentes e muito utilizadas principalmente em ambientes externos, já que gostam de luminosidade para desenvolverem-se.

PI blog MAIO18 22 2

Além de bonitas, são práticas para construir uma parede verde, já que suas raízes não são profundas, possibilitando o plantio sobre estruturas de madeira. Uma dica é misturar espécies diferentes dessa planta para garantir um espaço ainda mais harmonioso e cheio de vida!

3. Peperômia

Essa planta ornamental, muito utilizada em jardins verticais internos, apresenta características semelhantes as da samambaia.

PI blog MAIO18 22 23

A peperômia não possui flores, mas se destaca pela beleza singular de suas folhas – arredondadas, densas e de cor verde forte. O seu cultivo é fácil, tendo como maior ponto de atenção a rega diária. Ainda, para o seu bom desenvolvimento, é preciso cuidar também a incidência solar direta – já que o sol direto pode queimar a planta. O ideal é mantê-las em locais sombreados, mas que apresentem boa ventilação e luminosidade.

4. Rosário

Também conhecida como colar-de-perolas, essa planta tem tudo a ver com os jardins verticais. É uma espécie resistente e de visual bastante diferente. O destaque se deve pela sua longa e fina ramificação, além das pequenas folhas de formato circular – motivo pelo qual recebe esse nome.

PI blog MAIO18 22 4

Na primavera, ainda, podem ser percebidas pequenas flores de cor branca, com perfume muito agradável, ajudando a perfumar seu jardim. O rosário pode atingir até 1 metro de comprimento e é bastante resistente a variações de temperatura. Sem dúvida, uma plantinha que vai fazer a diferença em sua parede verde!

5. Orquídeas

Essa linda e delicada variedade também é uma boa opção para seu jardim vertical. Apesar de os cuidados exigidos serem um pouco mais rigorosos do que o exigido pelas demais plantas citadas aqui, o esforço acaba valendo a pena pelo seu belo papel ornamental.

PI blog MAIO18 22 5

As orquídeas trazem charme, alegria e boas energia ao espaço, com muita cor e perfume. Para mantê-las sempre bonitas, é preciso realizar a rega diária - mas sem deixá-las encharcadas, certo? Também deve-se investir em adubo e inseticidas naturais (preferencialmente à base de água), além de garantir a exposição continua à luz solar.

Agora, é só colocar as ideias em prática e construir o seu próprio jardim vertical. Essas são algumas das variedades mais indicadas para esse espaço, mas isso não significa que você não pode misturar com outras ideias, certo? O importante é criar um jardim que combine com o seu ambiente e sua personalidade e que traga boas energias!

E então, pronta para começar o seu jardim vertical? Não deixe de conhecer o módulo para jardim vertical da linha Isto!, da PlastPrime. Assim, criar uma parede verde bonita ficará ainda mais prático!

Mais informações:

www.plastprime.com