
Ao pensar na harmonia entre o espaço a ser projetado e o desejo de seu cliente, Gilberto Elkis imprime sempre sua marca – a versatilidade. “O meu estilo, é na realidade uma mistura de diversas escolas em que me inspiro: a francesa, a inglesa, a japonesa, a italiana”, diz o paisagista. O resultado é uma bela síntese de estilo e a tradução do que o paisagista já viveu e experimentou ao longo de seus 22 anos de carreira.
Cada projeto é um estudo das condições do local, do gosto particular de quem o contrata e, uma vez definido o rumo a ser seguido, a preocupação com os detalhes na execução e manutenção daquele espaço que sua mente criou. Detalhes assim fazem de Gilberto Elkis um dos ícones do paisagismo nacional.
A fazenda está localizada em Bragança Paulista, interior de SP
Elkis acredita que o paisagismo é mais que profissão, é uma arte complexa, que envolve várias outras: a espacial, a sensorial. “É sinestésica. Não é como a pintura, que é fundamentalmente visual”. Além do gosto pelo estímulo dos sentidos, um dos elementos-chave do trabalho de Gilberto é a água. “Porque a água purifica, limpa, dá tranqüilidade e frescor”, diz.
Elkis valoriza o uso da água em seus projetos: "Porque a água purifica, limpa, dá tranqüilidade e frescor"
Na reportagem publicada aqui em nossa revista eletrônica, há alguns meses, destacamos o crescimento do mercado de vasos ornamentais aqui no Brasil, impulsionado pelo aquecimento da construção civil. Quem acompanha as notícias, sabe que o mundo enfrenta uma nova onda de pessimismo com relação à economia mundial, porém, a sombra dessa crise econômica certamente passará longe do nosso país mais uma vez. Empresários do setor de paisagismo ouvidos pela reportagem do Paisagismo em Foco dizem que poderão ter em 2011, até 100% de crescimento com relação ao ano passado. É o que afirmam os empresários e sócios da Nieuwkoop, Paulo Roberto dos Reis Júnior e Suzanne Arlette Belier, responsáveis pela filial da empresa multinacional Nieuwkoop Europe Group, localizada na cidade de Holambra, interior de São Paulo. “Sem receio algum podemos garantir que o crescimento da empresa em 2011 será 100% maior do que em 2010”, garantem os sócios, que afirmam que o consumo de vasos ornamentais no Brasil está mais elevado do que na Europa.
Por falar na Europa, Paulo revela que durante dez anos morou, estudou e trabalhou na Holanda, sede da empresa, que é responsável pela fabricação de diversos produtos. “A Nieuwkoop é um dos nomes mais conhecidos e respeitados na área de hidrocultura, plantas em vaso e vasos ornamentais com design exclusivos”, diz Júnior. Em 2009, o empresário foi convidado pelo diretor geral e fundador do grupo, Sr. Henk Nieuwkoop, a discutir e analisar as possibilidades e vantagens para a abertura de uma filial da empresa no Brasil. A decisão final veio depois da primeira participação da empresa, em setembro de 2009, na Fiaflora Expogarden no Anhembi, em São Paulo. A presença da Nieuwkoop na feira teve sucesso acima do esperado e finalmente o empresário pode sentir e mensurar o quanto estava aquecido e em ascensão o mercado brasileiro. “Em 2009 decidi vir com Suzanne, que nasceu em Amsterdam, para o Brasil e desde então, trabalhamos ininterruptamente”, relata.
A filial da Nieuwkoop localizada em Holambra, interior de SP, é responsável pela disponibilização de vasos de luxo, vindos direto da Holanda
O grupo Nieuwkoop é referência em toda a Europa, por oferecer produtos exclusivos
Em 2009, pela primeira vez a Nieuwkoop participou da Fiaflora Expogarden e o sucesso foi absoluto
Atualmente, a Nieuwkoop recebe um contêiner da Holanda por mês e a partir de janeiro de 2012, a empresa passará a receber no mínimo dois containeres. “Em média, 70% dos produtos já estão reservados aos nossos clientes”, diz o empresário. Ao fazer uma análise, Paulo relembra que os primeiros anos foram dedicados principalmente no que diz respeito às questões burocráticas da abertura da empresa, escolha do local, construção da área de estoque, composição do estoque para pronta entrega, entre outros detalhes. “Felizmente, podemos dizer que esta primeira etapa foi concluída com sucesso e daqui para frente, o nosso foco estratégico estará 100% voltado à área comercial da empresa, o que deverá impulsionar ainda mais os nossos negócios”, conclui.
A Nieuwkoop oferece vasos em cerâmica; sintéticos; naturais; metal e aluminío
Até o próximo dia 4 de dezembro Brasília recebe umas das maiores mostras de arquitetura e decoração do país, o Morar Mais por Menos. O local escolhido para sediar o evento foi a Casa do Candango, na 603 Sul. A principal proposta do Morar Mais é possibilitar a decoração de uma casa, escritório ou jardins com conforto e elegância sem desembolsar quantias estrondosas, dispondo de profissionais qualificados, soluções criativas e inovação de ideias.
Além de um local de arte e beleza, onde a preocupação social, ambiental e respeito pelo consumidor se unem, o Morar Mais em Brasília é um espaço de encontro com os amigos. “Temos saraus, música ao vivo e projeções de cinema”, acrescentou William Brandão, licenciado do Morar Mais na cidade.
Em todo o país, o Morar Mais por Menos está focado em cinco pilares: é pioneiro em sustentabilidade, investindo em ambientes que buscam soluções e materiais alternativos, recicláveis, reaproveitáveis e certificados, além de focar na economia de energia e água; defende a inclusão social, valorizando os trabalhos artesanais de ONGs e cooperativas de artesãos, possibilitando chances de negócios para quem trabalha informalmente; a brasilidade, que consiste na valorização de produtos nacionais para compor o ambiente; dispor as novidades em tecnologia e inovação, mostrando trabalhos inéditos e tecnologia de ponta para compor ambientes, mostrar a realidade atual; e o conceito de vendas, totalmente inovador, pois possibilita interação entre os visitantes, profissionais e as marcas utilizadas.
A mostra Morar Mais por Menos Brasília acontece até 4 de dezembro
Outro diferencial do evento é a exposição do preço dos itens e de todo o projeto no próprio ambiente. Além disso, cada espaço dispõe de fichas de visitação, para que o cliente possa preencher caso tenha interesse em alguma peça. Assim, os lojistas retornam o contato com os interessados, possibilitando fácil acesso aos produtos e serviços. Sem contar que algumas lojas oferecem descontos durante a mostra.
O Morar Mais por Menos Brasília não é apenas uma boa oportunidade de deixar a casa mais bonita sem pesar no bolso, como também a de morar melhor, se comprometendo com a sustentabilidade. Os profissionais têm como objetivo, mostrar aos visitantes, a maneira correta para que possam reaproveitar no projeto o que antes iria para o lixo ou estava sem uso em casa. Reciclando ou reformando tudo vira luxo. Além disso, estrangeirismos como home theater e closet, são substituídos por sala de cinema e quarto de vestir. É a valorização do que é nosso, da nossa identidade.
Confira alguns projetos presentes na mostra e que utilizam os elementos do paisagismo:
Jardim da Sala de Estar - Gustavo Gall
Inspirado nas linhas modernistas de Brasília, com vegetações claras e escuras, o jardim denota um conceito minimalista, sóbrio e elegante. A proposta é contemporânea, adequada à realidade sustentável, como as esculturas presentes, que remetem as árvores do cerrado feitas de materiais oxidados de ferro velho. A vegetação presente permaneceu plantada nos potes de plástico de origem, dispensando jardinagem especializada para manter a beleza do projeto, o que elevaria o custo.
O Jardim da Sala de Estar com plantas do cerrado, leva a assinatura de Gustavo Gall
Confira os vencedores em nove categorias:
Melhor Projeto de Paisagismo: “Praça Boa Mesa”, de Ana Paula Magaldi
A paisagista Paula Magaldi levou o prêmio de melhor projeto de paisagismo
Projeto Mais Sustentável: “Boa Taça”, de Mariza Cundari e Luis Henrique Pereira
Projeto Mais Original: “Carlos Saldanha Office”, de Leonardo di Caprio
Projeto Mais Ousado: “Brunete Sensações”, de Brunete Fraccaroli
Melhor Projeto de Uso Público: “Banheiro Unissex”, de Márcio Nascimentto
Melhor Projeto Comercial: “Restaurante Badebec”, de Luis Pedro Nassar Scalise
Melhor Projeto em Casa Festa: “Casamento”, de Anne Schreiber e Patrícia Bonini
Melhor Projeto em Casa Boa Mesa: “Cozinha Gourmet”, de Deborah Roig
Melhor Projeto em Casa Office: “Valdemar Iódice Office”, de Moema Wertheimer
Sob o tema “Trabalhar; Saborear; Celebrar”, Casa Cor Trio, evento promovido pelo Grupo Casa Cor, reúne três mostras simultâneas: Casa Boa Mesa, com as novidades em decoração e arquitetura voltadas ao prazer de cozinhar e receber bem; Casa Office, com as tendências em mobiliário e decoração corporativa para escritórios de grandes, médias e pequenas empresas; e Casa Festa, com soluções em decoração para diferentes tipos de evento. São cerca de 50 ambientes distribuídos em 33 mil m² de área, com os principais profissionais do segmento no Brasil, que em conjunto alinham criatividade e funcionalidade através de projetos inovadores voltados ao bem-estar, entretenimento e qualidade de vida. “Apresentamos em Casa Cor Trio o melhor da gastronomia e as últimas tendências de projetos para escritórios e soluções para festas em um único evento”, afirma Angelo Derenze, presidente de Casa Cor. João Doria Jr., presidente do Conselho de Casa Cor, ressalta o conceito sustentável da mostra.
"Os projetos apostam na sustentabilidade como conceito sob um tema, sem restringir a criatividade do arquitetos, decoradores e paisagistas. Este é o mais importante evento que engloba áreas corporativa, gastronômica e de festas"
João Dória Jr
Presidente do Conselho Casa Cor
CASA OFFICE
Com 20 ambientes, Casa Office apresenta projetos que oferecem conforto, funcionalidade e soluções inovadoras para diferentes ambientes de trabalho. A mostra aposta na mobilidade dos escritórios e é reduto do design mobiliário para composições corporativas. Renomados arquitetos assinam espaços inspirados em personalidades do cenário nacional, como o diretor cinematográfico Carlos Saldanha e o estilista Valdemar Iódice. “As pessoas trabalham e passam mais tempo no escritório do que em suas casas. Assim, há maior investimento nos espaços corporativos como, por exemplo, cozinhas gourmet e áreas de convivência”, afirma Angelo Derenze. Casa Office conta com a curadoria de Márcio Mazza.
CASA BOA MESA
O “Ano da Itália no Brasil” é o tema de Casa Boa Mesa. Sob a curadoria de Luiza Estima, a mostra apresenta 14 ambientes que celebram em cada detalhe o prazer de receber bem, com as últimas tendências em decoração, gastronomia, estilo de vida e bem-estar. Casa Boa Mesa oferece ainda uma intensa programação com aulas de culinária, harmonização de bebidas e degustações com a presença dos melhores sommeliers e chefs. “Trouxemos renomados chefs italianos para nossas oficinas, além de profissionais brasileiros que estimulam a cultura enogastronômica”, revela Luiza Estima. Ana Rita Zanier, Família Percussi (Luciano, Lamberto e Silvia), Juscelino Pereira e Massimo Ferrari são alguns dos profissionais homenageados pela mostra por promoverem a cultura e a gastronomia italiana no País.
Página 66 de 84