Valorizando a arquitetura com o paisagismo

Valorizando a arquitetura com o paisagismo


Na minha humilde opinião é impossível dissociar a arquitetura do paisagismo, os dois andam juntos, e acho melhor que sigam o mesmo estilo. Para mim o paisagismo tem que parecer conectado à arquitetura, tem que falar a mesma língua. É quando a gente sente que o acessório valorizou a roupa... Alguns dizem que é a "cereja do bolo", eu costumo falar que o paisagismo "veste" a construção...

valorizando arquitetura cate poli 1

Tenho um amigo engenheiro que diz que a execução do paisagismo tira a cara de obra, humaniza a casa, faz em poucos dias o que a construção levou muitos meses (o que ele acha injusto com a engenharia)...

valorizando arquitetura cate poli 2

Pesquisas recentes no ramo imobiliário mostram que um bom paisagismo vai custar entre 5 a 10% do valor do investimento total da construção, mas pode valorizar o preço de venda em cerca de 20 a 30%.

Hoje cada vez mais as pessoas têm valorizado a natureza e a qualidade de vida, querem um cantinho verde para chamar de seu, seja uma varanda estilo "oásis na metrópole" ou um jardim "válvula de escape" de casa de campo ou praia.

valorizando arquitetura cate poli 3

E como já sabemos o paisagismo não se restringe somente ao plantio, hoje a arquitetura de exteriores e a luminotécnica para áreas externas vem dando um upgrade ainda maior nessa valorização do espaço externo e no ponto de vista de valorização econômica do imóvel.

valorizando arquitetura cate poli 4

Mas como nem tudo tem só a parte boa, o paisagismo entra no final da obra quando o cliente já está descapitalizado e cansado, querendo tocar todo mundo pra fora da obra. E o jardim leva alguns meses ou até anos para tomar forma (até a que a gente possa tirar aquela foto lindona para divulgar nas redes sociais)... Então o quanto antes o projeto de paisagismo iniciar e os custos de implantação forem levantados será melhor para o planejamento e o resultado final de implantação.

valorizando arquitetura cate poli 6

Encerro aqui com uma boa notícia para o mercado. Essa semana foi aprovado na Câmara Federal o projeto de lei que regulamenta a profissão de paisagista, o que significa que quem não tiver a formação acadêmica de graduação ou pós-graduação adequadas não poderá sair falando "sou paisagista". Falta somente aprovar no Senado e sancionar a lei. Será um passo enorme para os paisagistas no Brasil, o que vai elevar o nível dos profissionais e valorizar ainda mais a nossa profissão. Quem aqui sonha em ser paisagista?

Mais informações:

catepoli.com.br