Aproveitando espaços

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Ao observar do topo de um edifício é fácil perceber que em grande parte das edificações, principalmente quando se trata das grandes capitais como São Paulo, o aproveitamento de coberturas, lajes e varandas não acontece. Geralmente são áreas técnicas que se bem aproveitadas, com a tecnologia que temos disponível hoje, poderiam ser transformadas em jardins particulares ou públicos de diversos usos e tamanhos aproveitando principalmente da vista e da paisagem. Desta forma com toda certeza a cidade ganharia e os usuários teriam espaços mais valorizados.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Jardim desértico protegendo a laje e trazendo conforto ambiental - Projeto Folha Paisagismo
Jardim desértico protegendo a laje e trazendo conforto ambiental - Projeto Folha Paisagismo

 

Nesses espaços é possível criar belos jardins para contemplação, hortas e pomares, espaços de relaxamento, descanso e convivência, solários, áreas de lazer, confraternizações e reuniões, espaços para animais ou fumantes.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo
 Ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo

 

Dentre os benefícios podemos destacar: Diminuição da temperatura das edificações de até 18°C, dependendo da solução adotada, maior conforto ambiental e contato com a natureza e também em alguns casos esta “cobertura verde” pode proteger sua laje dos danos causados pelas intempéries. Com a utilização desses espaços, de forma inteligente, podemos ter áreas que servirão como fuga para alguns dos grandes problemas das metrópoles como poluição e falta de áreas verdes e com isso, ganhamos qualidade de vida.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Composição de vasos e móveis criando ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo
Composição de vasos e móveis criando ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo

 

Para se criar estas áreas é importante ressaltar que em primeiro lugar é preciso fazer um estudo das cargas que essa solução irá exercer sobre a laje, cobertura ou varanda, sempre com o auxilio de profissionais, para não sobrecarregar e criar problemas futuros. É preciso também verificar se a infraestrutura do espaço permite o uso para o fim desejado e depois escolher a melhor solução a adotar.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Vasos e canteiros dão o clima de quintal a este apartamento de cobertura - Projeto Folha Paisagismo
Vasos e canteiros dão o clima de quintal a este apartamento de cobertura - Projeto Folha Paisagismo

 

A solução pode variar desde a utilização simples de vasos e móveis, dispostos a criar ambientes bonitos e agradáveis até a criação de verdadeiros jardins com gramados, árvores, pergolados e espelhos d’água. Lembrando que ao utilizarmos espécies vegetais devemos pensar que as mesmas crescem e com esse crescimento haverá o aumento também de seu peso. Portanto deve-se buscar um profissional capacitado para a escolha dessas espécies. Quanto à escolha dos materiais é preciso pensar também que devem ser materiais leves e resistentes, já que esses espaços costumam sofrer com a ação dos ventos, chuva e sol.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Jardim sobre laje - Projeto Folha Paisagismo
Jardim sobre laje - Projeto Folha Paisagismo

 

Vamos pensar mais a respeito disso? Temos certeza que todos se beneficiarão com essas mudanças. Que tal aproveitar melhor seus espaços.

 

 

 

CARIMBO FOLHA PAISAGISMO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código

Publicidade

Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde