A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Rain Bird - Maneiras de economizar água - II

Rain Bird - Maneiras de economizar água - II


Recentemente a Rain Bird compartilhou com a Business Wire Chanel um documento cujo o título é: “25 ways to save water. One Source to Make it Happen”. A tradução seria: 25 maneiras para Economizar Água. Apenas uma fonte para que isto aconteça.

instalação sensor de umidade

Se trata de um programa educacional que teve início em Maio de 2015. Este maravilhoso apanhado pode ser encontrado no endereço: http://25ways.rainbird.com/

Com base nisso fiz um levantamento e uma análise de quais sãs as melhores dicas para economizar água em cada tipo de sistema de irrigação.

Iremos então dividir nosso artigo em Quatro etapas: Jardins Residenciais, Jardins Comerciais, Campos de Golfe e Agricultura.

A primeira abordagem será então sobre irrigação para jardins residenciais.

Estamos ouvindo muita estupidez em relação a irrigação de jardins, principalmente no estado de São Paulo. Enquanto que nos EUA se paga para otimizar o sistema de irrigação, aqui querem extinguir o próprio paisagismo.

Recentemente estava em uma reunião de condomínio de um prédio onde estavam já finalizando a decisão em não ter jardim com a tônica maior de economia de água. A decisão era de cotar o jardim do condomínio vertical e colocar piso de cerâmica em tudo.

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2

Não me contive e tive que fazer uma elucidação diante da cegueira construída pela mídia que leva a “empurro” inconsciente da opinião humana.

Fiquei feliz com o resultado, pois todos, sem exceção, enxergaram o caminho errado que estavam tomando.

O Paisagismo e arborização serve para:

1 – Aumentar área permeável, impedindo que a água escoa e se concentre em outros locais não desejáveis

2 – Concentrar Evapotranspiração em pontos auxiliando a formação de nuvens

3 – Melhora o microclima local. Diminuindo a temperatura e aumentando a humidade relativa.

4 – Reduz o Ruído.

5 – Diminui a contaminação do lençol freático, pois, este piso seria lavado com água e sabão.

6 – Reduz propagação de Som e dá mais privacidade a quem mora dentro do projeto paisagístico.

7 – Aumenta a utilização da Área Comum.

8 – Cria Ambientes diferenciados, propondo aconchego e confraternização.

9 – Valoriza o empreendimento pela beleza.

10 – Deixa as crianças mais em contato com a Natureza. 

Neste segundo tópico iremos tratar de áreas comerciais.

Antes de mais nada, acredito que muitos leitores não estão habituados com o termo, “Obras Comerciais”.

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2 controle

Em Irrigação para áreas paisagísticas, áreas comerciais são áreas maiores que correspondem a hotéis, áreas comuns de condomínios, áreas verdes de fábricas e complexos industriais e áreas públicas.

1 - Faça uma avaliação do seu sistema.

Pequenos vazamentos em sistemas de irrigação podem passar despercebidos durante anos. A EPA estima que um vazamento sobre a espessura de um centavo pode causar desperdício de água de 6.300 litros por mês! Os sistemas que estão disponíveis lhe permitem detectar e corrigir esses vazamentos, antes de se tornar muito caro.

Os controladores de irrigação estão cada vez mais potentes e com mais opções de comandos e inteligência a reação por sensores.

Alguns modelos aceitam a conexão direta com um sensor de fluxo.

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2 sensor

Através dos sensores de fluxo hoje existentes, podemos detectar vazamentos e/ou ruptura nas tubulações. Isso é uma ajuda enorme no manejo de um sistema.

Obviamente uma vistoria e uma mensuração do consumo de água quando o sistema está desligado. É uma forma de detecção em sistemas mais antigos. 

2 – Faça um monitoramento inteligente do seu sistema.

Ajustando a irrigação para as condições meteorológicas em tempo real permite que você salve a água, mantendo uma paisagem saudável. Estima-se que ajustes diários com base no tempo pode salvar uma média de 30-50% a cada ano.

Através dos controles centrais, podemos ter o monitoramento e o ajuste do sistema em tempo real para as mais diversas condições meteorológicas.

Um controle central para sistemas de irrigação pode simplesmente ser definido como um sistema computacional que opera múltiplos controladores, sensores e outros dispositivos utilizados em sistemas de irrigação através de uma locação centralizada. Os controles centrais de hoje podem monitorar condições dentro de um projeto e então controlar os equipamentos a responder dentro de ações programadas para aquelas condições. Este monitoramento e controle, permitem uma automação completa do sistema de acordo com quaisquer parâmetros definidos para a operação do sistema. O sistema pode operar totalmente sem intervenção humana se programado para tal.

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2 controle central

Fig – Exemplo de um Fluxograma de Operações de um Controle Central

3 – Controlar e programar a irrigação somente em horários mais apropriados.

Irrigar entre as cinco horas e as dez horas da manhã, quando o sol está baixo, os ventos são menores e as temperaturas mais amenas é sempre o melhor horário para irrigação.

Ao meio-dia de irrigação tende a ser menos eficiente devido à evaporação e deriva do vento. Irrigando à noite não é recomendado porque as folhas podem permanecer molhado durante a noite, o que facilitar a entrada de fungos em nosso jardim. Irrigando na parte da manhã, temos como secar a copa e o solo. Basicamente, você pode configurar todos controladores para irrigar exatamente quando você quer.

Obviamente, em um sistema muito grande a quantidade de vávulas e tempos de operação geram uma janela de irrigação muito grande. Além de um sistema que funciona poucas horas por dia pode ser mais caro e com um consumo de energia elétrico muito elevado.

A melhor forma para se evitar isso é fazer a alternação da sequência de acionamento das estações de forma que, periodicamente, a área que iniciou a irrigação no início da noite seja a que terá o horário de irrigação pela manhã em outro período.

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2 Controles

A tecnologia de programação de sequência de estações por prioridade é uma realidade em alguns controladores de ponta do mercado. Esta característica permite que a alternância de sequência seja feita de maneira fácil e interativa. 

4 – Não irrigar dentro de 48 horas após um evento de chuva.

Existem, em alguns países, regulamentos que exigem que você não execute qualquer irrigação dentro de 48 horas depois de um evento de chuva, porque as plantas não precisam de água. Usar um sensor de chuva para prevenir ou retardar a irrigação durante e após chover, é muito importante.

5 -  Utilize o Water Budget (ajuste % de água dos controladores)

É impressionante a quantidade de sistemas de irrigação que operam sempre com mais tempo que o recomendado ou adequado. Levando a solo encharcado, o excesso de escoamento superficial e desperdício de água. Use o recurso de ajuste sazonal em controladores para, de forma preventiva, ajustar o controlador ao tempo de aplicação mensal de acordo com a Evapotranspiração média mensal.

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2 controlador

Alguns controladores permitem uma programação direta do ajuste por mês e, automaticamente, variam o tempo de irrigação de todos os setores de acordo com ajustes mensais de % de água a ser aplicado.

6 – Utilizar a irrigação por Pulso para melhor absorção e utilização de água pelas plantas.

Quebrar o tempo de irrigação em vários com intervalos para que o solo não tenha escoamento superficial e a água esteja sempre disponível para as plantas, é uma maneira eficiente e útil de irrigar.

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2 chuva

Alguns controladores possuem uma função que se chama Cycle + Soak. Esta função permite que ao fazer a programação do tempo de irrigação podemos colocar períodos de irrigação e períodos de intervalos até que se complete todo o tempo programado sem ter a necessidade de programar várias repetições de irrigação.

É o que muitos chamam de irrigação por pulso.

7 – Ajustar tempos de irrigação por setorização de acordo com o microclima.

Basicamente, consta em programar tempos menores de irrigação em áreas sombreadas do que áreas onde recebem sol pleno. 

Rain Bird Irrigacao Maneiras de Irrigacao 2 gotejador

Fig – Gotejador de botão em operação.

Na próxima edição continuaremos com estes tópicos.

Feliz Natal a todos

www.rainbird.com.br